Translate

14/01/2013

2012 bate recorde de número de acidentes aéreos no Brasil


A TAM e a Gol aparecem entre as quatro companhias aéreas menos seguras do mundo, em 2012, em um ranking elaborado pela consultoria alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec). A mais segura do mundo, segundo o levantamento, é a finlandesa Finnair.

2012 bate recorde de número de acidentes aéreos no Brasil
O levantamento, feito com as 60 maiores empresas de aviação civil, leva em consideração os acidentes aéreos ocorridos desde 1983, a quilometragem já voada, passageiros que viajaram com a companhia e o número de mortes.

O resultado, porém, não considera casos em que a companhia aérea não teve responsabilidade pelo acidente.  É o caso da Gol, por exemplo, cujo voo de Manaus a Brasília chocou-se, em 2006, com um jato executivo Embraer Legacy 600, pilotado por dois norte-americanos, matando 154 pessoas. 

Procuradas, TAM e Gol disseram que quem se pronunciaria sobre o assunto seria a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) --que reúne, além das duas, Avianca e Azul/Trip.

Em nota, a associação afirma que o levantamento de maneira alguma reflete a situação atual de segurança das companhias aéreas. Diz ainda se tratar de um apanhado sobre acidentes.

"Esta entidade faz um levantamento do histórico de acidentes, considerando também o número de fatalidades envolvidas, e este índice realmente não avalia o nível atual de segurança de uma empresa aérea", diz, em nota, o diretor de Segurança e Operações de Voos da entidade, Ronaldo Jenkins. "O padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa."

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a indústria de transporte aéreo teve, em 2012, seu ano mais seguro desde 1945, quando as estatísticas começaram a ser coletadas.  

Número de acidentes aéreos no Brasil bate recorde em 2012

Em contrapartida, no ano passado, foram registrados 168 acidentes aéreos no Brasil. O número é o maior dos últimos dez anos na aviação civil brasileira, de acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

O índice ficou 6,2% acima do registrado em 2011, quando houve 159 acidentes aéreos. O ano de 2005 foi o ano com menos acidentes na última década, quando 58 aeronaves tiveram problemas.

De acordo com o balanço divulgado, 146 acidentes envolveram aviões e outros 22 aconteceram com helicópteros. Ao menos 32 acidentes tiveram vítimas fatais, com 71 mortes.

Os meses com maior número de acidentes foram fevereiro (18 ocorrências), novembro (17), setembro e agosto (ambos com 16). Outubro teve o menor registro de acidentes (10).

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/49129-2012-bate-recorde-de-numero-de-acidentes-aereos-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...