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15/09/2012

Setor de parques promete investimentos de R$ 2 bi


Representantes do governo federal e integrantes do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) reuniram-se hoje (14) no Beach Park, em Fortaleza, para discutir estratégias para o fortalecimento do setor. Entre os principais itens da pauta estavam a redução do Imposto de Importação para a compra de produtos sem similares nacionais e o reconhecimento dos equipamentos dos parques como bens de capital. 
Da esquerda para a direita: Thaise Dutra, Valdir Simão, Murilo Pascoal (diretor-presidente do Beach Park) e Alain Baldacci
Da esquerda para a direita: Thaise Dutra, Valdir Simão,
Murilo Pascoal (diretor-presidente do Beach Park) e Alain Baldacci
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, participou do encontro. Ele informou que o pedido de redução do IPI foi encaminhado para a Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC). "O turismo é a bola da vez. O governo respeita e entende a importância do nosso setor. Representamos um segmento que passa ao largo da crise, suporta e amortece os efeitos dela", afirmou Simão. 

Caso os pleitos dos parques temáticos e atrações turísticas sejam atendidos, o Sindepat se comprometeu a implantar um plano quinquenal de metas com a previsão de R$ 1,93 bilhão de investimentos, geração de 56,4 mil empregos e incremento de 13 milhões de visitantes no período. "Temos amplas possibilidades de crescimento. A sintonia com o governo é fundamental para desenvolvermos todas as nossas potencialidades", afirmou o presidente do Sindepat, Alain Baldacci.

O prazo de análise do processo na Camex é de 60 dias. Emílio Garofalo, secretário executivo da Camex, prometeu empenho. "Estamos dispostos a levar para o colegiado de ministros o pedido de redução, suspensão ou extinção dos impostos", afirmou. Garofalo sugeriu que, paralelamente ao trâmite do processo no MDIC, a demanda seja apresentada ao Mercosul para garantir os benefícios ao setor de maneira permanente. 

A comitiva do governo federal foi integrada também por Thaise Dutra, secretária executiva das Zonas de Processamento de Exportações, e pelo secretario de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro. Ele ressaltou os avanços no ambiente de negócios no Brasil. "Já conquistamos junto ao MTur a inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, com a desoneração da folha de pagamento, mas ainda temos muito trabalho pela frente dentro da missão de nos aprofundar num ambiente de negócios mais simples, frutífero e oportuno", destacou. 

Retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/setor-de-parques-promete-investimentos-de-r$-2-bi_81432.html

IBGE DIVULGA PESQUISA COM DADOS INÉDITOS SOBRE GASTOS COM VIAGENS


O transporte e a alimentação foram os itens que mais pesaram nas despesas com viagens das famílias brasileiras. A participação média das duas variáveis no conjunto de gastos é de 48,7% e de 22,6%, respectivamente. A despesa média mensal com viagens dos grupos familiares chegou a R$ 50,16 – de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta abordagem inédita sobre gastos com viagens, o IBGE mostra que quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais as famílias gastam. Para aquelas com rendimentos superior a R$ 3.015,00 mensais, a despesa média foi de R$ 147,63. O valor é equivalente a quase o triplo da média nacional e quase dezoito vezes maior que o gasto das famílias com renda mensal de até R$ 910,00.

Quando o recorte é o nível de escolaridade, observa-se que quando o representante da família tem, pelo menos, nível médio incompleto, a despesa média mensal familiar é de R$ 187,61. Isso representa quase quatro vezes a média nacional (R$ 50,16) e mais de oito vezes a estimativa das famílias cuja escolaridade da pessoa referência era o nível fundamental ou menos.

A pesquisa constatou também que a maioria dos gastos, 37,9%, está associada a viagens de lazer, recreio e férias. Em segundo lugar, aparece visita a parentes e amigos (22,3%), seguido de negócios e motivos profissionais (15,8%) e de tratamentos médicos (8%). Depois do transporte e da alimentação, os itens de maior peso nas despesas das famílias são os pacotes turísticos (12%) e alojamento e aluguel de imóveis por temporada (11,6%).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4670

Brasileiros são grandes consumidores de outlet de luxo na Europa


Chic Outlet Shopping encerra o segundo trimestre de 2012 com um crescimento de 51%

As nove Villages do Chic Outlet Shopping administradas pela Value Retail – a única empresa especializada em outlets de luxo na Europa – continua a atrair clientes estrangeiros que estão de olho em boas compras na Europa. Clientes brasileiros foram fundamentais no crescimento de 51% no segundo trimestre de 2012 comparado com o mesmo período de 2011, considerando o reembolso de impostos a cidadãos não-europeus (tax free). Ao todo, as nove Villages tiveram um gasto médio de €300 por cada transação reembolsável no período (um crescimento de 3%, se comparado com o segundo trimestre de 2011).

O Brasil continua no topo da lista de destinos não-europeus que mais visitam as Villages do Chic Outlet Shopping, ocupando o quinto lugar no ranking geral. Os quatro primeiros são China, Rússia, Oriente Médio e Sudeste Asiático, respectivamente. De janeiro a junho, o reembolso de impostos gerado por brasileiros cresceu 42% em comparação ao mesmo período do ano anterior e o gasto médio foi de €281 (um crescimento de 4%). As Villages em que os consumidores brasileiros mais compraram de acordo com o reembolso de impostos entre janeiro e junho de 2012 são Las Rozas Village, perto de Madri, empatada com Fidenza Village, perto de Milão (ambas em 3º lugar); La Roca Village, perto de Barcelona (4º lugar); La Vallée Village, perto de Paris, empatada com Maasmechelen Village, perto de Bruxelas (ambas em 5º lugar); Wertheim Village, perto de Frankfurt (6º lugar) e Kildare Village, perto de Dublin (7º lugar).

A Coleção de nove Villages abriga cerca de 900 boutiques de marcas européias e internacionais, como Anya Hindmarch, Bally, Calvin Klein Collection, Diane Von Furstenberg, Escada, Missoni, Mulberry, Vivienne Westwood e Yves Saint Laurent.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/economia/47030-brasileiros-sao-grandes-consumidores-de-outlet-de-luxo-na-europa

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