Translate

21/12/2012

INTERCÂMBIO: IMPORTANTES DICAS PARA SUA VIAGEM


Uma viagem de estudos ao exterior é feita de pequenos detalhes. E para garantir o sucesso da experiência, é importante ter todos eles bem preparados. É o caso da passagem aérea, do seguro-saúde, do cartão telefônico e da moeda estrangeira. Os quatro são indispensáveis e alguns deles acabam sendo pensados apenas no último momento.

Se de um lado há a burocracia, de outro está a mente aberta do estudante, pronta para aproveitar ao máximo a viagem. A ordem é mergulhar de cabeça e aproveitar cada segundo no novo país e usar a língua em todas as oportunidades: escutar rádio, assistir a televisão, ler livros e revistas, escrever e-mails e, mais do que tudo, falar e escutar o máximo que puder.
O modo como cada aluno encara a temporada de estudos lá fora é decisivo para o sucesso da empreitada. Por isso, confira as dicas que separamos para você.

Confira tudo antes de embarcar

Passaporte. Faça um xerox da página com a foto e número do passaporte, ou digitalize e mande para seu e-mail, em caso de perda ou roubo
Visto (se necessário)
Passagem aérea
Vacina (se necessário)
Documentos da escola
Documentos da acomodação
Assistência médica
Cheques de viagem, cartão de viagem, cartão de crédito e/ou dinheiro vivo
Remédios que costuma usar (lá fora, muitas vezes, só se pode comprar remédio com receita médica)
Lembrancinhas do Brasil
Diário ou um pequeno caderno para anotações – e para guardar os contatos dos novos amigos
Pochete porta-dinheiro
Máquina fotográfica
Carregadores de bateria – do celular, da máquina fotográfica etc
Músicas
Livro
Guias e informações da cidade em que vai morar
Fotos da família e dos amigos
Cadeado
Telefones de emergência do seguro-saúde
Número no exterior para fazer ligações a cobrar para o Brasil
Espaço na mala para trazer presentes e as compras – e verifique sempre o limite de peso para bagagens de sua companhia aérea

Aproveite ao máximo a experiência

Participe: não tenha medo de falar, de perguntar, de sair à rua. Coloque a língua em prática;
Evite falar português ou outra língua que não seja a que você se propôs estudar;
Viva a cidade: conhecer a cultura e o dia a dia acrescenta informações sobre a forma como se constroi o idioma, e como ele é usado pelos seus falantes nativos;
As novas amizades criam situações de conversas inesperadas, ajudam a colocar em prática o novo idioma e, claro, podem durar bem mais do que o período do curso;
Leia placas, cardápios, propagandas, preste atenção nas conversas nos ônibus e metrôs – assim, você descobre novos vocabulários e usos da língua;
As escolas normalmente oferecem atividades extras como viagens, excursões de fim de semana, visitas a locais turísticos. Aproveite todas as oportunidades para conhecer a cidade, a cultura e o novo país;
Leia revistas e jornais, ouça rádio, veja TV, vá ao cinema.

Como escolher o curso e a cidade

Quais os seus objetivos: unir idioma com entretenimento, idioma para exame de proficiência, vocabulário específico de alguma área ou formação profissional, por exemplo. Isso ajuda a encontrar o melhor curso para sua necessidade;
Quanto tempo você tem: para quem tem pouco tempo, por exemplo, um curso intensivo pode ser mais eficiente;
Qual seu clima preferido: atente-se às estações do ano e busque sempre climas em que você vai se dar bem. Há quem não suporte frio, e há quem adora ver neve. Mas às vezes o melhor país é aquele que você sempre sonhou conhecer;
Pequenas cidades ou metrópoles: pesquise sobre as cidades em que você gostaria de morar – lembre-se de que irá passar semanas ou meses como um cidadão dali. Há muitas opções por todo o mundo, veja a que mais se adapta a seu perfil.

Fonte: Diario do Turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5505

Anac afirma: passageiros da Webjet têm direito a remarcação gratuita


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira (21), que todos os passageiros que adquiriram bilhetes da Webjet têm direito à reacomodação gratuita em outros voos, dentro das opções existentes e disponíveis. O passageiro também poderá optar pelo cancelamento da compra da passagem, a Gol terá que devolver integralmente o valor pago, nas mesmas condições em que o bilhete foi adquirido. Também é proibida a cobrança de diferenças tarifárias para esses clientes da Webjet que tiveram seus voos cancelados e que precisam ser remarcados. 

Em razão de notícias veiculadas com informações de que poderia estar havendo irregularidade da prática de cobrança de taxas ou diferenças tarifárias para remarcar bilhetes da Webjet, a ANAC notificou hoje a empresa, que foi alertada sobre as penalidades previstas para esses casos, bem como foi orientada a proceder à devolução dos valores eventualmente cobrados de forma irregular. 

A notificação emitida pela Agência é um dos resultados do processo de monitoramento e da fiscalização iniciados no dia 23/11, quando foram encerradas as operações da Webjet pela Gol, sua controladora. Se comprovada a cobrança, a empresa poderá ser multada no valor de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro pelo descumprimento da Resolução nº. 141/2010. Além da multa, a companhia terá que devolver o valor cobrado irregularmente.

A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela Internet (Fale com a ANAC – www.anac/falecomaanac.gov.br) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).
Filipe Cerolim

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/91530

SPCVB apresenta balanço do Turismo de Negócios


O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) encerra o ano comemorando os resultados conquistados e o crescimento do turismo de negócios em São Paulo. A agenda de eventos cadastrados no site www.visitesaopaulo.com atingiu o recorde de 2.051 eventos que movimentaram a metrópole nos 365 dias do ano. As áreas de captação elaboraram 48 dossiês de candidatura e estão prospectando 568 novos eventos nacionais e internacionais a serem realizados na cidade nos próximos anos.

“Este foi mais um ano muito produtivo, mas com novos desafios e quebra de paradigmas. O mercado associativo tem se ajustado a uma nova realidade econômica, o que exigiu muito esforço entre os profissionais de CVBx para defender e viabilizar seus destinos”, comenta Toni Sando, presidente executivo da entidade.

O relacionamento com o mercado corporativo também foi foco da entidade com visitas a 316 empresas disponibilizando aos gestores de viagens, agentes e organizadores de eventos, todo apoio necessário para logística e oferta de serviços em São Paulo e nos destinos parceiros. Apenas neste ano, 15 empresas foram homenageadas e receberam uma placa Amiga da Cidade – pela contribuição do room tax e compromisso pelo desenvolvimento do destino.

O SPCVB deu também boas-vindas a 101 novos associados, que vieram integrar o quadro de mantenedores e atualmente conta com 670 empresas de 57 diferentes segmentos. Eles tiveram a oportunidade de participar de cafés e encontros de relacionamento. Com apoio dos CVBx locais, associações e secretarias de turismo, o SPCVB fechou o ano com 25 cidades parceiras em todo o estado.

No programa Bem Receber, foram distribuídos mais de 500 mil mapas, cupons do DescontoSP e cartões postais de cada um dos DestinosSP para hóspedes, visitantes e expositores de feiras e convenções. Com relação à capacitação de profissionais que trabalham com atendimento, a entidade realizou cursos por meio do programa Capacitar SP que contou com a participação de 922 profissionais. As redes sociais do SPCVB contam com 18.154 seguidores e o site visitesaopaulo.com teve mais de 2 milhões de acessos em 2012.

CM

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=6937&noticia=spcvb-apresenta-balanco-do-turismo-de-negocios

Guia-espetáculo, da Catamaran Tours, resgata memória de Recife


Passeio noturno pelas águas do rio Capiberibe é uma verdadeira aula de história passada e recente
Recife - Que os destinos nacionais sempre surpreendem com sua riqueza cultural, étnica e social não existe mais dúvida. A questão é saber como esses lugares são interpretados, traduzidos e explicados por profissionais que trabalham com isso. Os guias de turismo, os professores, os historiadores, são profissões que requerem talento, senso crítico, ética e estudo contínuo. É essa síntese de preparo humano e de profundidade de conteúdo que ressuscita a história escondida nos museus, nos livros e nos monumentos das cidades. Guias de turismo como Baruque Bernardo, que atua no Catamaran Tours em Recife, fazem jus à profissão que têm e doam aos turistas fragmentos da vida pernambucana que viraram fumaça, se perderam no tempo; colheita de uma miopia coletiva que tem sementes na pressa e na superficialidade modernas.

Teatro Santa Isabel, às margens do Rio Capiberibe
Remanescente do mangue
Recife se sobrepõe por sua natureza arquitetônica e história mais antiga – a colonização holandesa presente nas construções, por exemplo – e por ser canteiro de grandes mentes que ajudaram na construção da identidade nacional – Gilberto Freyre, o grande antropólogo e Paulo Freire, o educador que revolucionou escolas brasileiras com sua pedagogia crítica. Esses ventos de conhecimento espalharam sementes férteis nos manguezais de Pernambuco. O guia Baruque é um remanescente desse mangue.

“A ilha do Recife era um istmo que vinha de Olinda, a capital da Província , e ex-capital de Pernambuco entre 1535 e 1827. Aliamos, além da história e da paisagem, todo esse contexto diferenciado pela Catamaran Tours em uma maneira de ver a capital pernambucana, a partir dos rios de Recife”, afirma Baruque, dando início a sua metralhadora giratória de nomes, obras, datas e expressões pernambucanas.

O passeio, de aproximadamente uma hora, consiste em navegar pela Bacia do Pina, onde se encontra o Cais das Cinco Pontas, saída do catamarã, percorrer parte na bacia portuária e entrar no rio Capiberibe com suas pontes centenárias: a 12 de setembro (antiga ponte giratória que subia para a passagem de embarcações), a ponte Maurício de Nassau (a primeira do Brasil), a ponte Buarque de Macedo, a ponte Santa Izabel (a abolicionista), aponte Duarte Coelho (a do Galo da Madrugada) e a ponte da Boa Vista (a ponte de ferro). O passeio é embalado por sucessos de cantores e compositores da terra como Alceu Valença, Lenine e Chico Science, esse último expoente do mangue beat, movimento musical genuinamente pernambucano.

Passagem sob as pontes dá um charme ainda mais especial ao passeio
Sotaque e modernidade
A capitania de Pernambuco prosperou a partir do século XVII em função da produção de cana-de-açúcar e encontrou sua glória econômica e cultural com a chegada dos holandeses. Essa informação, resgatada dos livros de história é repaginada com um sotaque nordestino e de modernidade: “À esquerda as duas grandes torres residenciais chamadas Duarte Coelho e João Maurício de Nassau, que fazem alusão ao primeiro governador português e ao primeiro donatário da capitania de Pernambuco, respectivamente”, diz o professor-guia, apontando para os dois grandes edifícios de 40 andares cada um que se sobressaem à margem do rio.

Pedras dos Reinos
“À nossa proa, o antigo palácio alfandegário, originalmente um convento e a igreja da madre de Deus. No paço, hoje transformado em shopping, cada entrada terá um mosaico com as peças do escritor Ariano Suassuna, paraibano, mas já integrado a Pernambuco”,explica o guia e enumera, de cabeça, as obras do autor: “ A Mulher Vestida de Sol, o Auto da Compadecida, a Rainha do Meio Dia e a Pedra do Reino” .

Baruque Bernardo iça a memória contida nos livros de história
Nassau
O catamarã passa sob as pontes e em cada uma delas os passageiros, incitados pelo guia, fazem reverência aos personagens da história. “Essa parte de Recife era a área boêmia e essa ponte é a primeira ponte do Brasil, construída por João Maurício de Nassau”, ensina e acrescenta: “O holandês Nassau decidiu transformar Recife em uma moderna capital. Entre várias ações engenhou o projeto da cidade Maurícia, um projeto urbanístico responsável pelos atuais traçados dos bairros de Santo Antônio e São José (centro antigo da atual Recife), onde drenou terrenos, construiu canais, diques, pontes e palácios, entre eles o Palácio de Friburgo e da Boa Vista, os jardins botânico e o zoológico, um museu natural e um observatório astronômico”, enumerou.

Café com Bandeira
Além de Ariano Suassuna, nomes como Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, quasares da literatura brasileira e pernambucana, são contextualizados pelo guia, inserindo o turista em uma história recente aprendida nos bancos de escola. “Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do Rei”, aponta o guia para a estátua de Manuel Bandeira à margem do rio e acrescenta: “Este poeta maior, sentado ali placidamente, morou ali atrás, na rua da União”. Fala com a naturalidade de quem tomou um café da tarde com o imortal.

Rua da Aurora e os seus casarios: protegidos por lei estadual para a preservação do patrimônio
Luto
O guia é tão versátil e plural que não deixou de lembrar aos turistas de uma perda para a história e turismo religioso de Pernambuco. No mesmo dia do passeio, sexta-feira (20), morrera Dina Mendonça Pacheco, esposa de Plínio Pacheco, idealizador do espetáculo em Nova Jerusalém, A Paixão de Cristo. “Gostaria de lembrar aqui do papel fundamental que foi para o turismo e para a cultura de Pernambuco, esse gaúcho, jornalista, que teve como âncora, essa grande mulher, que faleceu hoje”, lamentou.

A Batalha dos Guararapes,
 óleo sobre tela de Victor Meirelles de Lima
Leões do Norte
Em uma época em que não se ouve mais notícias sobre atos heroicos e revoluções a favor da pátria, soa muito bem aprender (e relembrar) um pouco mais da história de Pernambuco. No embate entre portugueses e holandeses pelas terras brasileiras, Baruque destaca a ‘bravura indômita’ do pernambucano, quando de sua insurreição diante da presença dos holandeses, conhecida como a Batalha dos Guararapes. “É justamente nesse período, compreendido entre 1645 a 1649 que se dá a vitória contra os holandeses. E é aí nas Guararapes – aponta para a rua dos Guararapes, no centro da velha Recife- que nasce a nossa brasilidade, nasce o epíteto que nós pernambucanos temos de Leões do Norte.”

O papel do guia de turismo é justamente este – muito bem traduzido por este profissional chamado Baruque Bernardo: içar do fundo do poço da história pessoal de cada um essa água límpida, esse peixe ainda vivo, esse caranguejo de mangue, esse adubo fértil que chamamos de memória.

Serviço:
Catamaran Tours  –  Passeio de barco pelo rio Capiberibe
Embarque: Cais das Cinco Pontas – avenida Sul, 50 metros após o Forte das Cinco Pontas.
Reservas:(81) 3424-2845 – (81) 9973-4077      
www.catamarantours.com.br

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_35_42_15_,guiaespetaculo-da-catamaran-tours-resgata-memoria-de-recife.html

Brazil Gay Tourism lança portal online de Florianópolis


Florianópolis se firma cada vez mais como destino gay friendly. Mas estes turistas que vêm para a cidade ainda têm dificuldade de encontrar informações sobre os cerca de 40 estabelecimentos gay friendly existentes na Capital, além das três praias populares para este público, e as opções de qualidade nas áreas de cultura, gastronomia, hospedagem e lazer.

Para suprir esta demanda, a Brazil Gay Tourism lançou o seu primeiro portal, que é um guia turístico on-line de Florianópolis voltado para o público LGBT, com foco tanto no turista nacional quanto estrangeiro. Para isso, o portal tem opção de três línguas: português, inglês e espanhol (este último ser implantado nos próximos dias).

E o investimento no novo portal não é à toa. De acordo com a Santur, estima-se que de janeiro a março do ano passado, Florianópolis tenha recebido cerca de 77 mil turistas LGBT, que gastaram na cidade aproximadamente R$ 61 milhões. Este cálculo é feito com base no número total de turistas que visitaram a cidade levando-se em conta que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), 5% deles são LGBT e que gastam 30% a mais.

O portal traz informações sobre a história da cidade, agenda de eventos e festas, pontos turísticos, praias, passeios, compras, beleza e saúde, e turismo de aventura. No setor de hospedagem, há opções de hotéis, pousadas, albergues e aluguel de temporada. E não poderiam faltar as melhores dicas dos restaurantes, bares e boates mais badalados da cidade. E para finalizar, um serviço completo sobre transportes: passeios fretados, táxi, linhas de ônibus, aeroporto, rodoviária e mapas personalizados.

Apesar de o nome estar associado ao turismo, o portal visa a atender também o público local, servindo como uma referência na busca de informações sobre os principais serviços de seu interesse disponíveis na cidade, como médicos, dentistas, lojas, e agenda semanal de eventos e festas.

A iniciativa foi do administrador de empresas Gianfranco Morbini, e sua sócia e esposa Svetlana Morbini. “O site está aberto não apenas aos estabelecimentos já frequentados por este público, mas também àqueles que ofereçam um serviço de qualidade e uma linha de trabalho voltada ao respeito à diversidade”, explica Gianfranco.

“São pessoas geralmente de bom poder aquisitivo, sem filhos, que gostam de viajar de três a quatro vezes por ano, e de alto nível cultural, por isso, são mais exigentes com a qualidade, tanto dos serviços quanto dos produtos ofertados”, afirma Svetlana.

Um dos dados que chama a atenção é o fato de que 60% deste público realiza pesquisa on-line sobre o destino antes de fazer a viagem. “Esta é uma característica forte deste público. Gostam de pegar informações antes de viajar, de saber os lugares onde podem ir e que serão bem atendidos. Foi aí que vislumbramos a oportunidade”, afirma.

No site há informações também sobre Balneário Camboriú, outra cidade considerada gay friendly, e pretende-se estender a atuação do portal a outros destinos em Santa Catarina que queiram desenvolver o turismo deste segmento. O projeto dos empresários é tornar o guia nacional, desenvolvendo novos portais com informações sobre outros destinos gay friendly do Brasil.

O surgimento da ideia

O projeto foi iniciado por meio de uma intensa pesquisa sobre o assunto, buscando informações sobre o turismo gay principalmente em fontes estrangeiras (sites e revistas especializadas, pesquisas de mercado etc.) em países como Estados Unidos e Austrália, onde este setor é bastante desenvolvido.

Em setembro, os empresários lançaram um blog, como uma forma de testar o interesse do mercado. E os resultados foram surpreendentes. Mesmo com pouca divulgação, até então já tiveram mais de seis mil visitas e mais de 140 mil páginas acessadas. 

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destinos/48744-brazil-gay-tourism-lanca-portal-online-de-florianopolis

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...