Translate

10/01/2013

O espetáculo de luzes multicoloridas nas Cataratas do Niágara


O espetáculo de luzes multicoloridas nas Cataratas do Niágara acontece todos os dias desde 1925. Na verdade, só durante o período da Segunda Guerra Mundial que o espetáculo foi cessado pelo governo por motivo de racionamento de energia.
Niagara Falls

As quedas d’água podem ser vistas tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá. E cada país faz questão de, literalmente, exaltar as cores de suas respectivas bandeiras. Quem estiver no lado do Tio Sam, verá, na American Falls, o azul, vermelho e branco da bandeira dos EUA; enquanto quem acompanha do lado canadense aprecia a aquarela em vermelho e branco.

Essa bela iluminação que você vai ver nas imagens deste post é feita todos os anos durante o inverno. Na verdade, as luzes ficam acessas ao longo de todo ano, mas é um mês antes da chegada do inverno (que acontece de dezembro a março no hemisfério norte) que uma estrutura de iluminação especial é montada para felicidade de muitos locais e turistas.
Niagara Falls2

De novembro a janeiro, um trecho de seis quilômetros ao longo do Parque do Niágara é iluminado com cerca de três milhões de lâmpadas, mais de 100 projetores e até fogos de artifício.

Retirado: http://www.bloghotelurbano.com.br/o-espetaculo-das-luzes-do-festival-de-inverno-das-cataratas-do-niagara/

Jovens embaixadores divulgam o Brasil nos EUA


O entusiasmo e a alegria típicas da juventude tomaram conta da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) nesta quarta-feira (9) durante o treinamento de 37 adolescentes que participam do programa Jovens Embaixadores. O grupo formado por estudantes de escolas públicas vai passar um mês nos Estados Unidos a convite da embaixada Americana, que há onze anos desenvolve o programa no Brasil. Esta é a primeira vez que a Embratur participa da ação.

“A partir de agora, vocês são parceiros da Embratur para promover o Brasil no exterior. Vocês representam o mosaico que é a cultura brasileira e vão ajudar a formar uma nova imagem do Brasil lá fora ”, destacou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Macerlo Pedroso.

Os jovens receberam um kit promocional com guias do Brasil em inglês, livretos sobre as doze cidades-sede da Copa do Mundo, mapas e bandeiras brasileiras. Durante o treinamento, eles assistiram vídeos promocionais feitos pela Embratur e aprenderam um pouco mais sobre os destinos turísticos do país.

Empolgados, os jovens queriam falar sobre a cultura e a riqueza de seus estados. Davison Sicsu, de Parintins (MA), contou que o bumbódromo é o maior teatro a céu aberto do mundo e afirmou que a brincadeira do boi é “coisa séria na cidade”. Davison faz trabalho voluntário com crianças com deficiência auditiva. “Sou fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em inglês e também estou aprendendo a língua indígena Sateremawé porque trabalho com crianças dessa tribo”, explica o jovem de 18 anos.

Para participar do programa Jovens Embaixadores os adolescentes precisam desenvolver trabalhos voluntários em suas comunidades, ter entre 15 e 18 anos, ser estudante de escola pública com boas notas e ter fluência em inglês.

De acordo com o adido Cultural Adjunto da Embaixada Americana, Jeff Lodermeier, a experiência de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos ajuda os jovens na vida profissional que terão no futuro. “Conheço os veteranos do programa, aqueles que participaram das primeiras edições, e todos afirmam que a experiência abriu portas e oportunidades melhores”, disse.

“É uma oportunidade incrível para aprendermos mais sobre os Estados Unidos, mas também sobre o Brasil porque estamos convivendo com pessoas de todo o nosso país durante vários dias e isso é muito bom”, afirmou o maranhense Marcos Abraão, de 17 anos.

A mineira Isabel Theresa da Silva, também de 17 anos, está entusiasmada com a permanência de três semanas nos Estados Unidos. “Vou conhecer a realidade deles e levar a nossa para os americanos conhecerem”.

Os jovens ficarão uma semana em Washington e duas em outros estados. Durante a estadia, eles visitarão autoridades do governo, escolas públicas e projetos sociais e terão oportunidade de mostrar aos americanos um pouco da cultura, da riqueza e da diversidade que o Brasil possui.

Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil, no ano passado 600 mil americanos estiveram aqui.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/internacional/49029-jovens-embaixadores-divulgam-o-brasil-nos-eua

Turismo do Saber leva crianças do interior para conhecerem o mar


Nas férias escolares de julho passado, as crianças do campo receberam os visitantes do litoral. Agora, nas férias de janeiro será o contrário. São as crianças do litoral os anfitriões da vez. Trata-se do Programa Turismo do Saber – interior na praia que, durante cinco dias, de 14 a 18 deste mês, oferecerá para 1.280 crianças, em sua maioria, o primeiro contato com o mar.


O Programa Turismo do Saber é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que possibilita aos alunos de escolas públicas, com idade entre 9 e 11 anos, visitar e conhecer 12 cidades do litoral paulista. Para muitos, esta edição será a oportunidade de realizar o sonho de conhecer a praia, sem contar na interação social por meio do turismo, da educação, cultura, meio ambiente, entre outras áreas.

As viagens duram uma semana - de segunda a sexta-feira - e as delegações são formadas por meninos e meninas, sempre acompanhados de monitores e um policial militar. Esses grupos ficam quatro dias hospedados em alojamentos preparados nas escolas e, durante esse período, conhecem pessoas e lugares completamente novos. A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além da organização, providencia transporte, uniforme e material pedagógico. Já os municípios anfitriões fornecerão a alimentação dos grupos, além da hospedagem.

Para o titular da pasta do Turismo, Cláudio Valverde, além de permitir uma vivência prática da atividade turística, o programa tem um forte apelo de inclusão. “Estamos incluindo essas crianças socialmente por meio do turismo, muitas delas terão o primeiro contato com a praia”, diz.

Ainda segundo o secretário, os alunos beneficiados atuarão como agentes na divulgação dos atrativos turísticos dos municípios visitados. “No retorno, cada aluno poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares e amigos, atuando de forma ativa na propaganda dos destinos”, explica Valverde.

Para bem receber as crianças acontecerão simultaneamente em três regiões do litoral paulista atividades culturais, recreativas e esportivas onde na oportunidade os pequenos turistas serão apresentados ao mar.

RM

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=7189&noticia=turismo-do-saber-leve-criancas-do-interior-conheca

Cursos do Pronatec qualificam profissionais em Pernambuco


Agências com Edição do DT 
Capacitações em inglês, espanhol e libras, além de especializações para garçons auxiliares de cozinha, estão em andamento.

A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com o Ministério do Turismo, está realizando o programa Pronatec na Empresa. O projeto busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014. 

Com cursos gratuitos de inglês, espanhol e libras básicos, além de especializações para bartenders, garçons, auxiliares de cozinha, agentes de viagens, camareiras e outras categorias, as aulas acontecem nos próprios locais de trabalho, com freqüências e horários que podem ser ajustados de acordo com a necessidade do participante. Os cursos têm uma carga horária mínima de 160 horas e oferecem uma assistência financeira ao estudante, que receberá R$ 2 por hora/aula.

Em Pernambuco, cerca de 250 pessoas já estão inscritas no projeto. Empresas do ramo hoteleiro, como o Pontes Hotéis, Mar Hotel, Pousada São Francisco e o Hotel Costeiro têm seus profissionais participando do curso de inglês básico. Já os trabalhadores da área alimentícia, de restaurantes como o Galletus, a Pizzaria Atlântico e o Restaurante Villa se dividem entre os cursos de línguas e auxiliar de cozinha. Profissionais da Caixa Cultural também participam da especialização.

As inscrições podem ser feitas pelas empresas interessadas no site oficial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): http://pronateccopa.turismo.gov.br

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_49_18_10_,cursos-do-pronatec-qualificam-profissionais-em-pernambuco.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...