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16/10/2012

Horário Mundial - Hora Certa


Relógio Mundial e Mapa dos Fusos Horários Mundiais


Clique no Desenho para ver a hora certa do Brasil e do Mundo!!




Fuso horário

As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.

Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, como se vê no mapa anexo, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).

Tempo Universal Coordenado

Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.

É o sucessor do Tempo Médio de Greenwich (Greenwich Mean Time), cuja sigla é GMT. A nova denominação foi cunhada para eliminar a inclusão de uma localização específica num padrão internacional, assim como para basear a medida do tempo nos padrões atômicos, mais do que nos celestes.

Ao contrário do GMT, o UTC não se define pelo sol ou as estrelas, mas é sim uma medida derivada do Tempo Atômico Internacional (TAI). Devido ao fato do tempo de rotação da Terra oscilar em relação ao tempo atômico, o UTC sincroniza-se com o dia e a noite de UT1, ao que se soma ou subtrai segundos de salto (leap seconds) quanto necessário. Os segundos de salto são definidos, por acordos internacionais, para o final de julho ou de dezembro como primeira opção e para os finais de março ou setembro como segunda opção. Até hoje somente julho e dezembro foram escolhidos como meses para ocorrer um segundo de salto. A entrada em circulação dos segundos de salto é determinada pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), com base nas suas medições da rotação da terra. No uso informal, quando frações de segundo não são importantes, o GMT pode ser considerado equivalente ao UTC. Em contextos mais técnicos é geralmente evitado o uso de "GMT"

Horário de verão

Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano "Ora legale" (Hora legal), destaca o caráter artificial da medida.

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.

Retirado: http://24timezones.com/hora_certa.php

A AMERICAN AIRLINES AUMENTA A OFERTA PARA O BRASIL E TERÁ 111 VOOS NA ALTA


No caminho oposto do que planeja para a Europa - para onde está desativando voos - e dando sequência aos planos de crescimento na América Latina, a American Airlines está aumentando 30% a oferta de voos regulares e sazonais no Brasil até o final do ano. A inauguração do segundo voo diário regular entre São Paulo e Nova York, o primeiro diurno, em 1º de outubro, marcou o início da expansão recorde. O próximo passo está previsto para dezembro, quando os voos de Brasília e de Belo Horizonte para Miami passarão a ser diários – hoje são quatro por semana. Já as cidades de Salvador e Recife passarão a contar com operações independentes, com cinco frequências semanais cada uma, com destino a Miami.

Além disso, o número de frequencias semanais operadas entre São Paulo e Dallas subirá de sete para dez, entre 13 de dezembro e 13 de fevereiro. Enquanto isso, a rota São Paulo-Miami também passará de 26 para 28 voos por semana, entre 13 de dezembro e 1 de março. Durante o mesmo período, o Rio de Janeiro terá o acréscimo de mais quatro frequencias semanais para Dallas, passando a ter voos diários. A capital fluminense terá, ainda, um segundo voo diário para Miami.

Com isso, até dezembro de 2012, a companhia aérea somará um total de 111 voos semanais em operação a partir de sete cidades brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Manaus - para os Estados Unidos. Segundo Dilson Verçosa Jr., diretor de Vendas da American Airlines para o Brasil, até 2008, o acordo bilateral Brasil-Estados Unidos disponibilizava 105 frequencias entre os dois países, para todas as empresas aéreas. “Até dezembro, a American contará com mais voos entre os dois países do que há pouco tempo era permitido para toda a operação aérea”, comemora.

Fonte: Business Travel Magazine.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4944

TAM terá que se explicar para ANAC


Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)  oficiou a TAM Linhas Aéreas para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas pelo seu sistema de check-in nesta manhã, bem como comprove, em 10 dias, a prestação de assistência aos passageiros que porventura tenham sido ou venham ser afetados por atrasos, cancelamentos de voos ou preterição (deixar de embarcar o passageiro que tenha passagem adquirida), como prevê a Resolução nº. 141/2010. 

Segundo a TAM Linhas Aéreas o sistema utilizado em seus procedimentos de check-in sofreu uma instabilidade causada por problemas no provedor do sistema, a Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo. A companhia acionou seu plano de contingência para assegurar a continuidade da operação e, durante esse período, os cartões de embarque e etiquetas de bagagem foram preenchidos manualmente.

O ocorrido impacta a pontualidade da malha aérea da companhia durante o dia de hoje. A TAM empenha seus melhores esforços para normalizar sua operação e presta toda a assistência necessária aos clientes, de acordo com a regulamentação 141 da ANAC. Os passageiros afetados por esse problema estão isentos de taxas de cancelamento e remarcação. A companhia lamenta os inconvenientes causados pela situação.

A Resolução nº. 141/2010 prevê que, nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso. Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a ANAC, o que não impede que encaminhe também para órgãos de defesa do consumidor competentes e/ou o Poder Judiciário.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/47487-tam-sofre-atrasos-devido-instabilidade-no-sistema-de-check-in

Nº de paxs nas rotas internacionais tem queda de 2,65%

O estudo Visão Setorial, executado pela diretoria executiva do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), traz análises sobre o transporte de passageiros nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras em agosto de 2012 e o acumulado nos primeiros meses do ano.

Ao tabular os números da Anac, a equipe do Sindicato constatou uma retração de 2,65% na demanda de passageiros, em agosto. De acordo com a pesquisa, o desempenho negativo no comparativo mensal vem se repetindo desde o início do ano. Em janeiro, houve crescimento de 3,4% e em fevereiro, de 8,77%. Já nos meses de março, abril e maio, o índice apresenta números negativos: - 2,96%, - 1,7% e - 2,72%, respectivamente. Em junho, por sua vez, a demanda de passageiros cresceu 3,11%. Já em julho, o índice voltou a diminuir com uma retração de 2,33%.

Na tentativa de ajustar a oferta de assentos à fraca demanda, as empresas aéreas reduziram a oferta em 3,77% em agosto e 2% de janeiro a agosto. Com isto, o fator de aproveitamento foi 79% no segmento internacional, superando em 0,9 pontos percentuais agosto de 2011 (78,1%).

O Snea conclui que “as empresas brasileiras vêm enfrentando dificuldades no mercado internacional em função da crise europeia e da debilitada economia americana. Outros complicadores são: a desaceleração da economia brasileira e o aumento dos custos dos principais insumos setoriais, notadamente devido à variação cambial com a valorização de quase 30% do dólar americano frente ao real (1US$>R$2) e do preço do combustível com o barril do petróleo próximo a US$ 100 coloca forte pressão sobre o valor das tarifas aéreas internacionais”.

Retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/no-de-paxs-nas-rotas-internacionais-tem-queda-de-265_82236.html

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