Translate

13/09/2012

Programa de Regionalização do Turismo em debate


MTur e dirigentes estaduais debatem reestruturação: objetivo é lançar novo programa ainda em 2012

Brasília (DF) – Representantes do Ministério do Turismo participaram hoje (12), em Brasília, do 20º Encontro Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento foi realizado no auditório da Embratur e teve o objetivo de avaliar e discutir a proposta de reestruturação do programa. 
Marco Antônio Delgado: estamos todos focados para atuar numa lógica de políticas e fortalecer a Regionalização>
Marco Antônio Delgado: estamos todos focados para
atuar numa lógica de políticas e fortalecer a Regionalização
O período da manhã foi dedicado à apresentação do modelo de implementação do programa. À tarde, foram realizadas oficinas de trabalho para discutir melhorias e sistematizar as contribuições dos participantes para a iniciativa. 

Pelo MTur, participaram da reunião as coordenações do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT), de Gestão e Planejamento (CGGP), de Análise de Projetos (CGAP) e do Departamento de Planejamento e Avaliação (DEPAT). 

Para o coordenador-geral de Gestão e Planejamento, Marco Antônio Delgado, a presença dessas áreas no encontro reforça a nova fase de trabalho do MTur. “Estamos todos focados para atuar numa lógica de políticas e fortalecer a Regionalização, e o ministro Gastão Vieira está bastante sensível a essa unicidade”, disse.

O coordenador-geral de Regionalização, Jun Yamamoto, tem a mesma percepção. Segundo ele, “a participação de outros setores na discussão do programa demonstra o alinhamento interno da pasta.”

De acordo com Yamamoto, uma vez consolidadas as contribuições, a proposta de reestruturação do programa deverá passar por uma consulta pública. Depois, ela volta a ser debatida com os interlocutores para, então, ser finalizada. “Há um grande esforço para que o programa seja lançado ainda este ano e comece a ser executado em 2013”, afirma. 

Ações MTur
Durante o encontro também foram apresentadas as recentes iniciativas desenvolvidas pelas coordenações e departamentos do MTur. Marco Antônio Delgado destacou a chamada pública da pasta para recebimento de projetos de eventos voltados para o fortalecimento do setor turístico. Ele explicou que, ao todo, serão destinados R$ 7 milhões para apoiar esses eventos. Os interessados têm até o próximo dia 23 de setembro para inscrever os projetos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv). Confira aqui o edital.

ASCOM

Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20120912.html

Riquezas do Rio Grande do Sul no Desfile Temático da Semana Farroupilha


Com nove carros explorando os assuntos como fauna, flora, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura, o desfile temático deste ano conta com mais de 1.500 participantes que apresentarão as riquezas do Rio Grande do Sul.

Realizado pela Fundação Cultural Gaúcha (MTG) e Ministério da Cultura, o desfile temático da Semana Farroupilha é realizado desde 2003 e este ano acontece dia 19 de setembro às 21h na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, com entrada gratuita. “O temário dos Festejos Farroupilhas deste ano tem a pretensão de poder despertar nas entidades tradicionalistas, nas escolas e em toda a sociedade o interesse pelo estudo e pela divulgação das riquezas do Rio Grande do Sul”, afirmam os organizadores.

A apresentação terá como tema o - Espetáculo Nossas Riquezas - que contará com nove carros temáticos. O objetivo do desfile é mostrar que as riquezas do Rio Grande do Sul, além daquelas da própria natureza, são fruto do trabalho e do espírito empreendedor da população que se formou pela miscigenação de raças e origens as mais variadas. Desenhado pelo artista plástico Guaraci Feijó, os carros temáticos foram desenvolvidos com o objetivo de mostrar particularidades de cada região e com a fauna e flora gaúcha não foi diferente. Com apresentação de mais de 1.500 integrantes, alguns dos destaques do desfile serão aves, peixes e animais terrestres, bem como a erva-mate, o umbu e as araucárias.

Alguns pontos que serão abordados no desfile

O desenvolvimento da agricultura no Estado será tema de um dos carros que irá passar pela Avenida. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da produção agrícola, as culturas, como também os primeiros instrumentos de trabalho e sua evolução. Cada município destacará os produtos mais importantes.

A indústria gaúcha, um dos setores mais importantes da economia do estado, também ganha destaque no desfile temático. Serão apresentados os destaques de cada uma das regiões gaúchas e setores mais desenvolvidos, como por exemplo, o coureiro-calçadista, metalúrgico, moveleiro, químico, de vestuário e outros.

O desfile temático também terá o desenvolvimento comercial do Rio Grande do Sul como um dos temas abordados, as trocas e comercialização de produtos, atividade marcante dos mascates, as primeiras casas de comércio, armazéns, bem como as formas históricas de pagamento.

A água que mata a sede, que irriga as plantações, que possibilita a navegação, que serve de habitat aos peixes, é a mesma que forma cascatas, que move moinhos e turbinas das usinas hidrelétricas. Também estará presente no desfile temático – Espetáculo Nossas Riquezas.

A cultura gaúcha, que possui grande importância para a identidade regional, não poderia estar de fora da Semana Farroupilha. O desfile terá a particularidade de valorizar a cultura típica manifestada pelas mais variadas formas (música dança literatura, usos e costumes, indumentária, etc.). Conforme afirmam os organizadores, a cultura tem sido importante também para o desenvolvimento do turismo na região.

A atividade de extração de riqueza, especialmente do subsolo, mesmo que não tenha sido uma atividade econômica fundamental do estado, merece ser valorizada e destacada no desfile, explicam os organizadores. O carvão que move as termelétricas, a areia presente na construção civil, as pedras preciosas ou semipreciosas, a argila com que são produzidas telhas e tijolos, e o calcário utilizado na agricultura, por exemplo, são elementos cuja relevância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul é inquestionável.

A produção de energia também é fator fundamental para o desenvolvimento das sociedades. A produção energética, no Rio Grande do Sul, é representada pelas hidrelétricas, termelétricas (o carvão), parques eólicos, além da transformação do petróleo em combustível. A energia que ilumina nossas casa e ruas, que permite o funcionamento das indústrias, que traz confortos ao homem é a mesma que garante o funcionamento dos hospitais e o transporte moderno. Este será o enfoque do carro temático - Produção de energia –.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/rs/47013-riquezas-do-rio-grande-do-sul-no-desfile-tematico-da-semana-farroupilha

Ações do Turismo de Recife foram apresentadas em reunião



Na reunião foram apresentadas as recentes
ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife
O secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga, reuniu os integrantes do Conselho de Turismo do Recife (Conture) nesta quarta-feira, dia 12, para apresentar as recentes ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife em prol do turismo local. A reunião aconteceu no Forte das Cinco Pontas, e contou com a participação do Trade Turístico local, além do secretário da Copa Recife, Amir Schavrtz, e Júlio Gil Freire, presidente do Conselho Regional da Amcham-Recife, que tomaram posse hoje.

Um dos projetos apresentados foi o ‘Recife te Quer no Campeonato Brasileiro’. A campanha, que tem como mote a maior paixão dos brasileiros: o futebol, teve, só na primeira fase, cerca de 300 mil pessoas assistindo a ação nos estádios. Um dirigível percorreu todos os campos brasileiros durante os jogos do Náutico e Sport.

“Em todas as cidades que passamos, os jornalistas que estavam em campo cobrindo a partida ganharam bolas personalizadas Recife te quer. Também usamos faixas, bem como banners nos sites dos times e das torcidas. Além disso, no Rio de Janeiro e em São Paulo, fizemos uma ação para o público-final”, finaliza Carlos Braga. Os torcedores dos times adversários colocaram fotos nas redes sociais informando do desejo de visitar o Recife. A promoção contou com mais de 500 mil votos nas redes sociais.

Na reunião do Conture também foi detalhada a ação da Secretaria de Turismo do Recife nas Olimpíadas de Londres em que, ao som do frevo, atores, bailarinos e músicos surpreenderam o público com performances espontâneas nos principais pontos de circulação de turistas.

O secretário Amir Schvartz aproveitou a ocasião para apresentar as ações do Recife para a Copa de 2014. “Com este grande evento, iremos projetar o Recife para o mundo, por isso, estamos focando em ações de qualificação profissional e infraestrutura. Não estamos pensando só na Copa, mas na melhoria de vida do recifense, a exemplo da Via Mangue, a maior obra viária urbana realizada na cidade nos últimos 30 anos, com valor da obra estimado em R$ 588 milhões, sendo R$ 433 milhões para a parte viária”, comenta Schavrtz.

O representante da Amcham-Recife apresentou as ações da entidade em prol do turismo recifense e destacou o anseio em trazer o voo Recife - Nova Yorkpara 2013. “O Recife é um ambiente fértil para a geração de bons negócios”, destacou Júlio Gil Freire.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Sesc, Abrasel-PE, Abrajet, SHRBS, Singtur, Sebrae, Recife Convention Bureau, Abeoc, Abav-PE, além de Secretarias da Prefeitura do Recife como Cultura, Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Comunicação, Serviços Públicos, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Educação Esporte e Lazer, e Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

TURISMO MOVIDO PELA FÉ PODE MOVIMENTAR MAIS DE 28 MILHÕES


Todos os anos, no segundo domingo de outubro, em Belém, capital paraense, acontece o evento Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em homenagem a padroeira dos pescadores e da Amazônia. A comemoração é considerada a maior manifestação de fé católica do Brasil e é cercada de simbolismos e peculiaridades: um misto de cultura, história, demonstração da marcante religiosidade do povo da região. 

Com a proximidade da festa é possível perceber a importancia econômica do evento para a cidade e para a Amazônia, uma vez que o movimento do comércio nesta época chega a ser maior do que no Natal. Em 2003 Os turistas gastaram durante a viagem 7,7 milhões de dólares e este ano deve ultrapassar os 28 milhões.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE) estimam que o estado receba cerca de 76 mil turistas para o Círio 2012, número 6% maior que do ano passado. Os dados são da pesquisa de Perfil do Turista do Círio e Pesquisa de Demanda Turística do Pará divulgados esta semana.

O DIEESE já realiza a pesquisa há 10 anos, mas somente no ano passado começou a trabalhar em parceria com o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur). Além de apresentar dados de 2010 e 2011, o órgão também realizou alguns comparativos com os números computados em 2003, no início das pesquisas. “Nosso objetivo é fazer com que se conheçam os números para que possam ser trabalhadas políticas públicas específicas e também os setores que atuam no ramo turístico possam fazer a atividade crescer cada vez mais, como tem sido constatado nos últimos anos”, relata Roberto Sena, diretor do DIEESE.

Entre os dados apresentados, a constatação de que no ano passado a maior parte dos turistas foi oriunda do estado de São Paulo, com 15,6%, seguido pelo Maranhão e Rio de Janeiro, respectivamente. A pesquisa também revela que a faixa etária da maior parte dos turistas está entre 35 a 50 anos, com 36%, e a faixa de renda da maioria está entre 5 a 7 salários mínimos, com 25,76%.

O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, fez questão de destacar o crescimento de três setores específicos entre os que mais apresentaram crescimento nos últimos anos, dentre eles gastronomia, hotelaria e de eventos. “Sonhamos em ter Belém como cidade reconhecidamente turística, fazendo com que o turismo cada vez mais se consolide como atividade econômica, como já está acontecendo. Esse processo precisa ser vivenciado por todos nós”, afirmou o secretário.

Fonte: Jornal de Turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4646

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...