Translate

10/08/2012

PROJETO PREVÊ PRAIA ARTIFICIAL EM PORTO ALEGRE


Repleta de apaixonados pelo litoral, a capital gaúcha virou alvo de um grupo americano que trouxe na bagagem um projeto, digamos, maometano: se o porto-alegrense não vai ao mar, o mar vai a Porto Alegre.

A companhia californiana Wave Loch acertou o arrendamento de 3,5 hectares do Clube Farrapos, por 40 anos, para construir uma praia artificial que sirva de opção à viagem até o litoral.

O acesso à praia será possível a hóspedes e sócios, já que o empreendimento funcionará como um clube. O objetivo é fixar mensalidades condizentes com o padrão de uma boa academia ou clube, de acordo com Marcelo Wisintainer, da Mapa Consultoria Empresarial Ltda., que investe no negócio e trabalha em sua estruturação econômica.

— Um dos sócios da Mapa é representante da Wave Loch há mais de 10 anos. Durante esse tempo todo, se tentou convencer os americanos a investir aqui. Agora, com o momento econômico do Brasil, a Copa do Mundo, só faltava o lugar certo para o empreendimento — afirmou.

O que seduziu os californianos foi uma pesquisa da Mapa que apontou Porto Alegre como uma das cidades sem mar com maior número de surfistas no país. Para o presidente da Wave Loch, Thomas Lochtefeld, essa condição foi imprescindível para a escolha da cidade:

— A cidade é fenomenal, cheia de oportunidades e com centenas de surfistas a uma hora da praia. É uma cidade promissora, bem diferente de São Paulo e Rio de Janeiro, com muito mais energia para focar em novidades.

Empresa tenta obter a licença ambiental

O projeto está sendo confeccionado no Rio de Janeiro pelo renomado arquiteto Índio da Costa. Atualmente, a Mapa trata da obtenção de licenças junto à prefeitura, como a ambiental, mas o projeto já será anunciado na próxima terça-feira.

As empresas preveem que a construção possa começar até o final do ano. O prazo das obras é de 12 meses para a praia artificial e de 18 meses para o hotel, que deverá ter a bandeira de um grupo espanhol.

Ideia garante a sobrevivência do clube

Fazia três anos que o Clube Farrapos procurava uma alternativa econômica para manter-se viável. Com cerca de nove hectares, fundado em 1944, o clube pertence aos oficiais da Brigada Militar e já viabilizou diversos outros arrendamentos para seguir em atividade.

Presidente do clube, o tenente-coronel Ronaldo Nunes Prates revelou que o empreendimento americano não foi facilmente aceito entre seus pares.

— Para nós não é fácil, em termos do nosso próprio conservadorismo. Mas não havia outra maneira. Precisávamos buscar alternativas para a manutenção do clube e melhorias nas instalações. Foi uma atitude inovadora e ousada, que nos dará um retorno muito grande — salientou o oficial.

Fonte: Zerohora.

retirado:  http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4358

MUNICÍPIOS SE REÚNEM PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO


A programação do verão 2012/2013 já está sendo preparada. Em reunião na tarde desta quinta-feira (9), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), o Fórum da Região Turística da Costa Doce e a AD Costa Doce traçaram estratégias para o turismo da região. Alguns bancos também foram convidados para esclarecer a questão do crédito ao empreendedor da área. Existem muitos recursos com taxas baratas que não são utilizados por falta de conhecimento. Também foram abordadas questões sobre a qualificação e capacidade da atividade turística de verão, infraestrutura básica e turística para empreendedores e visitantes no verão, promoção e comercialização do turismo na mesma estação.

Todos os municípios integrantes dos quadros da AD Costa Doce foram convidados. Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Jaguarão, Pedras Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Guaíba, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Turuçu. De acordo com Abgail Pereira, secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul, a região Costa Doce tem paisagens belas e histórias que fazem a porta de entrada para muitos turistas de fronteira. Por isso é importante que se planeje com antecedência a temporada de verão.

Carlos Gonçalves, delegado titular do Fórum de Turismo da Costa Doce, explica que é preciso educar para que se planeje o turismo da região. “Com antecipação, existe uma gama de fatores que podem motivar as pessoas antes delas decidirem os seus destinos. Assim poderemos disputar o público com outras rotas e lugares”, diz. Ele considera a região Sul como um bom destino em relação a segurança, se comparado a outros destinos. E isso é relevante destacar. Também ressalta que não pretendem ter turistas como passageiros apenas, mas como pessoas que virão até a Costa Doce para desfrutar o que eles oferecem. O turismo e o turista são vistos como um importante ramo na geração de oportunidades, em todas as áreas. “O turismo não deixa ninguém de fora”, diz.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Turismo, Aline dos Santos, o turismo precisa ser trabalhado enquanto grupo, região. Assim, quanto mais municípios se engajarem, mais força e organização o turismo regional irá ter. “Até porque o próprio Estado nos enxerga como região e não como municípios individuais”, explica.

Fonte: Diário Popular.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4357

“Turismo de lazer em Brasília está em formação“


BRASÍLIA - De segunda-feira a quinta-feira a movimentação em Brasília é bastante intensa por conta dos negócios. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, os hotéis durante a semana têm taxa de ocupação de 92%.

"No ranking do Icca, somos a quarta cidade brasileira em eventos internacionais. O nosso aeroporto é o terceiro mais movimentado do País. Em 2011, tínhamos um voo internacional. Agora temos oito voos internacionais da Tap, Delta, Avianca, Copa e Tam. Para se ter uma ideia de crescimento, recebemos seis mil turistas americanos em 2010, e no ano passado foram 19 mil", explica o secretário adjunto da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Geraldo Bentes (foto). 

Questionado sobre o turismo de lazer, Bentes acredita que ainda "está em processo de formação".

"Temos arquitetura, urbanismo e também programas culturais. Estamos trabalhando com a Secretaria de Cultura para segurar esses turistas de negócios nos fins de semana. Em setembro, por exemplo, vamos ter três mil participantes em uma feira de psicologia. Estamos organizando eventos como apresentação de filmes no Cine Brasil, com películas voltadas para psicologia. Vão ter atividades também no Teatro", completa o secretário adjunto.

Brasília é uma das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 e irá receber sete jogos do campeonato, sendo um da Seleção Brasileira.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Promove Eventos

retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/turismo-de-lazer-em-brasilia-esta-em-formacao_80466.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...