Translate

08/08/2012

Selo de qualidade para empresas de Turismo


O Programa Turismo Melhor oferece certificação para melhorar os serviços turísticos do Rio Grande do Norte e gerar competitividade

 O estado do Rio Grande do Norte é mundialmente conhecido pelo cenário paradisíaco formado por dunas, areias brancas, mar azul e sol durante a maior parte do ano. Por conta dos inúmeros atrativos, a capital Natal recebe mais de dois milhões de turistas por ano e acaba se tornado um destino perfeito durante a temporada ou fora dela. Para atender tantos visitantes, a cidade deve estar preparada, oferecendo serviços de qualidade, principalmente nas áreas de hospedagem e alimentação. Pensando nisso, surgiu o programa Turismo Melhor. 

O objetivo do projeto desenvolvido pelo Sebrae é elevar a qualidade dos serviços prestados pelos hotéis, bares e restaurantes que atuam no Rio Grande do Norte, oferecendo um selo às empresas. O selo é dividido em duas categorias: Prata e Ouro. Para obter o selo, as empresas são submetidas, voluntariamente, a avaliações técnicas e de melhorias em várias áreas, como segurança alimentar, acessibilidade, práticas sustentáveis, políticas de redução do desperdício e bom atendimento. 

Mais de 290 itens são avaliados pelo programa e para cada um é atribuída uma nota. Ao final, somam-se todos os pontos e a empresa ganha a classificação. O nível Prata é concedido quando a empresa atende, no mínimo, 70% dos tópicos analisados e todos os itens críticos. Já o Ouro é fornecido para os estabelecimentos que atingem pelo menos 90% dos itens e todos os pontos críticos. 

Os estabelecimentos classificados pelo programa podem usufruir de vários benefícios. As empresas passam a medir resultados, são reconhecidas pelo desempenho de sua gestão e qualidade nos produtos e serviços oferecidos, aperfeiçoam processos e controles administrativos e aumentam o nível de desempenho. Dessa forma, tanto empresários, empregados, clientes, fornecedores e a própria população colhem os resultados positivos.

O programa Turismo Melhor existe há nove anos e vários municípios do Rio Grande do Norte tiveram empresas contempladas, entre eles Assu, Areia Branca, Natal, Parnamirim, Tibau do Sul, Mossoró, Martins, Currais Novos, São Miguel do Gostoso, Pau dos Ferros. O projeto acontece todos os anos e se encerra após as empresas passarem por todas as etapas propostas.

retirado: http://www.sebrae.com.br/setor/turismo/o-setor/turismo-no-brasil/integra_bia/ident_unico/20558

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...