Translate

20/11/2012

Dia Nacional Da Consciência Negra


No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.

Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.

Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Retirado: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

Ministro do Turismo irá lançar Programa Turismo Acessível no Festuris


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participará da solenidade de abertura do 24° Festival do Turismo de Gramado, na quinta-feira, 22, a partir das 20 horas. Já na sexta-feira, 23, quando se abrem as portas da feira de negócios no Serra Park, Gastão fará o lançamento do programa Turismo Acessível do Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A assinatura será no estande do Ministério do Turismo onde acontecerá em seguida uma coletiva de imprensa com o ministro.

Programa Turismo Acessível
Três propostas do Programa Turismo Acessível devem ser incorporadas ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver Sem Limite) do governo federal. São elas:

Infraestrutura – Apoiar 100 obras de infraestrutura turística e de apoio ao turista  nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo (Dietur/ R$ 84 milhões até 2014 )

Capacitação e Sensibilização – Treinar três mil gestores públicos e privados no curso de qualificação de Acessibilidade no Turismo e sensibilizar cinco mil pessoas para o tema acessibilidade

Qualificação de Serviços - Aumentar de 1,4% para 5% o número de unidades habitacionais acessíveis na rede hoteleira das 12 cidades e entorno (São 327 mil UHS no total e somente 600 adaptadas – IBGE)

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/governo/48000-ministro-do-turismo-ira-lancar-programa-turismo-acessivel-no-festuris

Greve geral em Buenos Aires afeta voos e serviços


Uma terça-feira complicadíssima para os moradores e visitantes de Buenos Aires. Na primeira greve geral em cinco anos de governo da presidente Cristina Fernández Kirchner, como protesto pela política econômica, os principais serviços e transportes da capital argentina e de cidades próximas da província de Buenos Aires ficaram paralisados.

O bloqueio dos acessos à capital argentina é o maior destaque do movimento. A greve superou a expectativa dos próprios organizadores, afetando mais de 150 serviços considerados essenciais, sendo que os poderosos sindicatos CGT e CTA colocam a greve como uma medida de força. Serviços de trens, ônibus e metrôs foram interrompidos. Nos aeroportos também existem problemas. A LAN decidiu suspender os voos internos que partiriam de Buenos Aires nesta terça.

Outras empresas aéreas que servem Buenos Aires também enfrentam problemas, tanto no Aeroparque, aeroporto na área central da capital, como no internacional de Ezeiza.

AE

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=6226&noticia=greve-geral-em-buenos-aires-afeta-voos-e-servicos

AL e SE firmam acordo pelo turismo no rio São Francisco



O secretário de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, participou ontem (segunda-feira, dia 19) da 3ª reunião do comitê gestor do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, que resultou na parceria entre os governos de Alagoas e Sergipe.

“A concepção desse projeto é construir, por meio do turismo, uma alternativa econômica geradora de emprego e renda para a população que vive a margem do Rio São Francisco. Assim como Alagoas, Sergipe também possui 12 municípios ribeirinhos. Nada mais justo que os Estados responsáveis pela atividade turística no São Francisco se aliem e promovam um planejamento integrado”, disse o secretário Otávio Gomes.

Além das reuniões realizadas e das participações em eventos, até o momento já foram entregues cinco produtos, entre eles o zoneamento turístico, o manual de identidade visual do projeto e o relatório da missão de prospecção.

PRODETUR

O coordenador do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe, Joab Almeida, destacou a parceria. “O que nos motiva ainda mais é que as ações desse projeto complementam as ações do Prodetur, que são executadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e têm como objetivo organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística.”

Os recursos para a concretização do programa, orçado em R$ 3 milhões, são viabilizados pelo Bid e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/al-e-se-firmam-acordo-pelo-turismo-no-rio-sao-francisco_83163.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...