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24/09/2012

Livro aborda relação entre setor de eventos, turismo receptivo e capacitação profissional

A integração entre organizadores, hotéis e agências é o caminho para o sucesso na relação do setor de eventos com o turismo receptivo. Esta é a visão da presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Anita Pires, apresentada no capítulo sobre eventos do livro “Turismo Receptivo e Capacitação Profissional”, lançado pelo Conselho de Turismo da CNC na abertura da Equipotel 2012, no dia 10/09.




“Precisamos refletir sobre como transformar os eventos em oportunidades de aperfeiçoamento dos serviços prestados, estimulando a permanência do visitante nas cidades. O planejamento deve incluir não só a oferta dos atrativos naturais e culturais dos respectivos destinos, como programações ligadas ao perfil do evento, ampliando a disponibilidade de roteiros. Esse trabalho prévio necessita ser feito ao lado das entidades promotoras, para que examinem o potencial de prolongamento da estada dos clientes e de seus acompanhantes”, analisa Anita, que também é vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC.

Dentre os assuntos tratados no livro, também constam proposições referentes aos desafios da graduação em turismo, ao turismo gastronômico e à qualificação profissional dos agentes de viagens, entre outros temas.

“Com a publicação deste macrotema, o Conselho de Turismo da CNC encerra sua primeira lista de temas importantes para o desenvolvimento do turismo nacional, que foram debatidos em um processo inovador”, disse o presidente do Conselho, Alexandre Sampaio, durante a apresentação do livro na Equipotel (na foto abaixo com terno escuro ao lado de Anita Pires e Aristides Cury).

Aristides Cury, Anita Pires e Alexandre Sampaio na abertura da Equipotel2012

Veja abaixo o livro “Turismo Receptivo e Capacitação Profissional” ou faça o download clicando aqui.

Retirado: http://www.abeoc.org.br/2012/09/livro-aborda-relacao-entre-o-setor-de-eventos-e-o-turismo-receptivo/

Neste mês, Abav-SP realiza últimas três palestras


O curso “A Lei do Consumidor aplicada às agências de turismo” abrirá a próxima semana de capacitações da Abav/SP. Agendado para amanhã, dia 24, na sede da entidade, na capital paulista, será ministrado por Joandre Ferraz, advogado empresarial e consultor jurídico, e visa orientar os participantes sobre a melhor maneira de atenderem os clientes que os procuram sem violar as regras contidas no Código de Defesa do Consumidor, abordando as reclamações mais comuns que chegam ao Procon-SP e suas consequentes ações judiciais.

Se a meta é aprimorar os serviços fornecidos no setor turístico, a palestra de terça-feira, intitulada “Gerenciamento de tempo: como organizá-lo e otimizá-lo”, surge para aperfeiçoar as atividades desempenhadas pelos agentes, ajudando-os a administrar suas horas de trabalho do modo mais adequado, identificando hábitos negativos e apontando técnicas e práticas voltadas a um melhor aproveitamento das horas no ambiente profissional.

A quinta-feira, por outro lado, será norteada pelo tema “Câmbio: como a agência de viagens pode utilizá-lo para aumentar seus resultados”. O instrutor Clayton Pires Roberto falará a proprietários, administradores e gerentes financeiros a respeito do mercado de câmbio brasileiro, introduzindo noções comuns ao assunto e indicando a ferramenta como possível fonte de receita para o agente, o qual poderá disponibilizar atendimento completo ao turista internacional de forma legal e ética.

Estas e demais ações de capacitação realizadas pela Abav-SP têm o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP). Os associados destas entidades têm acesso ao mesmo valor aplicado aos associados da Abav-SP.
Informações: tel: (11) 3223-0555 e recepcao@abavsp.com.br .
CO

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=4904&noticia=neste-mes-abavsp-realiza-ultimas-tres-palestras-

Infraero inicia reforma no aeroporto de Campo Grande


A Infraero reforma os sanitários e a sala de desembarque do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Ao todo, a empresa investe R$ 1,3 milhão nos trabalhos, que deverão durar cinco meses.

Segundo a estatal, “os sanitários serão revitalizados, com a substituição de divisórias, louças e torneiras, além de troca de piso e nova pintura. O desembarque doméstico passará de 326 m² para 580 m². Já o desembarque internacional aumentará de 261 m² para 462 m². O setor receberá ainda mais duas esteiras de restituição de bagagens, além de novos banheiros”.

Os trabalhos começaram na quarta-feira passada (dia 19) e serão feitos por etapas. A ampliação do desembarque terá início após a conclusão dos sanitários. No momento, os trabalhos se concentram no banheiro masculino. Outro sanitário, devidamente sinalizado, foi disponibilizado para os usuários do aeroporto.


Retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/infraero-inicia-reforma-no-aeroporto-de-campo-grande_81656.html

Senac promove primeira feira de hotelaria e turismo no Rio de Janeiro


Para aproximar os estudantes de turismo e de hotelaria com as grandes empresas do setor, o Serviço Nacional de Comércio (Senac), promove a 1ª Feira de Oportunidades de Turismo e Hotelaria no Rio de Janeiro. O evento aconcerá na quarta feira (26), antecedendo o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 deste mês.

A feira é aberta a todas as pessoas que queiram trabalhar nessasárease buscam oportunidades no mercado. Para os não estudantes, o Senac oferece cursos de capacitação em diversas áreas, incluindo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, e o Programa Senac Gratuidade (PSG), para qualificação profissional gratuita. Os estudantes serão cadastrados nos bancos de dados das empresas parceiras do projeto.
Dezesseis grandes empresas estarão com seus representantes no evento. Outras dez companhias também estarão oferecendo vagas, embora não participem presencialmente. A meta dessa primeira feira é reunir pelo menos 600 estudantes. “Mas a gente espera mais, porque abriu a feira para todas as escolas de hotelaria e turismo do Rio”, disse Andrea Tacoshi, gerente de Turismo e Hotelaria do Senac-RJ.

Dados do Ministério do Turismo revelam que o estado do Rio recebe, em média, 8 milhões de turistas por ano, dos quais 1,8 milhão são estrangeiros. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, o setor turístico responde por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado que, em 2009, atingiu cerca de R$ 353 bilhões, de acordo com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/47126-senac-promove-primeira-feira-de-hotelaria-e-turismo-no-rio-de-janeiro

CAMPANHA DE INCENTIVO DA COSTA CRUZEIROS DESEMBARCA NO PAÍS


A Campanha Mais Costa, da Costa Cruzeiros, chega agora ao Brasil, para estimular as vendas e oferecer mais vantagens às agências de viagem. Trata-se de um programa em que são acumulados pontos durante a comercialização dos cruzeiros da armadora italiana.

Maior campanha de incentivo da companhia junto ao trade, a ação, que começa agora e termina em 30 de novembro, deverá atingir mais de 10 mil agentes no País.

“Pelo regulamento, os pontos acumulados nas vendas darão direito a outros cruzeiros. Ou seja, quando ganham esses pacotes, as agências ficam livres para negociá-los com bem entenderem, podendo vendê-los e ficar com todo o lucro, sorteá-los entre funcionários ou envolvê-los em campanhas de marketing”, explica a gerente de Marketing e Vendas do grupo, Claudia Del Valle.

Fonte: Brasilturis Jornal.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4731

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