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28/11/2012

TRILHA NA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS EXIBE LADO OCULTO DA CIDADE


Florianópolis tem muito mais que praias e bares apinhados de turistas brasileiros e argentinos.

Áreas de parques foram as últimas ocupadas no país
Lotada em dias frios, Urubici tem ecoturismo

Embora menos conhecidas pela maioria dos turistas que vão à capital catarinense em busca das ondas e areias, a região é recheada de trilhas -e é possível fazê-las ali mesmo, próximo à cidade.
Quem quer começar a caminhar, mas ainda não está seguro se quer (ou consegue) gastar todo o seu fôlego em um trekking mais avançado, pode seguir a trilha da costa da Lagoa, com 7 km de extensão. Ao longo do percurso, há casarões construídos durante o período colonial em meio a casas modernas cercadas de mata alta.

O ponto alto do passeio é a visita a um preservado engenho de mandioca do século 19. No mês de agosto, por ali acontece a farinhada, um evento de dois dias em que qualquer pessoa previamente inscrita tem a chance de aprender a fazer a farinha à moda antiga e levar o seu trabalho final para casa.

No final da trilha, o caminhante encontra um vilarejo à beira-mar, com restaurantes cujos carros-chefes são pratos de frutos do mar.

O de Nilson Nicomentos também tem mesas fincadas diretamente na areia da praia. Além da comida, ele vende réplicas de barcos esculpidas em madeira e, com orgulho, conta que seu trabalho já foi tema de reportagem em jornais de vários países. Cada barquinho custa entre R$ 800 e R$ 1.200.

Embora o caminho exija pouco esforço físico, a recomendação é fazer a trilha sempre acompanhado por um guia local. Além de indicar onde o turista deve tomar cuidado durante o passeio, estar na companhia de um profissional pode enriquecer a viagem. Ele poderá contar a história do local e não deixar passar despercebido nenhum dos pontos turísticos. 

Fonte: folha.com 

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5296

Revista Metrópole Turismo e Negócios é lançada em São Paulo


Terapeutas, médicos, empresários, representantes de empresas de taxi-aéreo, agentes de viagens, editores de livros, someliers, jornalistas e mais uma dezena de profissionais representantes do setor produtivo de São Paulo estiveram na noite desta segunda-feira (26) no lançamento da primeira edição da revista Metrópole Turismo & Negócios. O lançamento aconteceu na recém-inaugurada Adega Central. 

“Por ser a primeira edição, primamos no cuidado editorial, bem como dependíamos de fechar acordos comerciais  que dessem sustentação às edições posteriores”, disse ao DIÁRIO Katie Sant’anna, diretora comercial da revista. Com periodicidade mensal, e uma tiragem de 15 mil exemplares, o segundo número da Revista Metrópole está programada para sair no próximo dia 15 de dezembro.

Fernando Marques (diretor editorial) e Katie Sant'ana (diretora comercial) apresentam a nova publicação

 De acordo com Katie, a publicação tem o objetivo de resgatar a cultura, a efervecência do centro a cidade de São Paulo, vivido em décadas como a de 50, 60 e 70. “Queremos preservar a memória, resgatar a história, sem, no entanto, perder o foco para as grandes tendências culturais que são ditadas pelo centro de São Paulo, motor da economia do Estado e do Brasil”, disse ao DT.

Encontro – O lançamento de uma produção editorial direcionada a certo espaço geográfico tende a criar um excelente networking entre as pessoas. E não foi diferente. “Estabeleci uma relação super amistosa com a Marlene Ferrano, proprietária da Adega e Restaurante Panela de Ouro. Vou agora passar a almoçar lá”, disse Lorna Lynn, diretora do Yázigi República. “Quem sabe eu vá aperfeiçoar o meu inglês agora”, devolveu a empresária Marlene.

Abertura - “O centro de São Paulo é um lugar para se admirar e refletir. A história, recente ou não, cruza as mesmas esquinas que os músicos mais famosos de nosso país enaltecem em suas canções: A avenida Ipiranga, a São João, o Vale do Anhangabaú, o Pátio do Colégio, a Avenida São Luís.. a Galeria Metrópole, de tantas tradições e de tanta história e glamour”, escreve Pedro Ferreira Marra, representante da galeria Metrópole, na abertura da revista.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_7_30_45_,revista-metropole-turismo-e-negocios-e-lancada-em-sao-paulo.html

Piraí do Sul promove encontro para discutir turismo religioso


Com o intuito de discutir o turismo religioso uma parceria entre a Prefeitura de Piraí do Sul e o Santuário Nossa Senhora das Brotas promovem o Encontro Estadual de Destinos de Turismo Religioso. O evento esta programado para o início de dezembro entre os dias 5, 6 e 7 no Santuário de Nossa Senhora das Brotas. A discussão deve projetar as destinações de turismo religioso, como movimentar a economia, a estrutura turística e gerar renda à população local.

O encontro contará com palestrantes de santuários importantes como Santuário de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), Santuário de Fátima (Portugal), Santuário de Santa Paulina (Santa Catarina) e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio (Paraná).  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.santuariodasbrotas.com.br. Também no site pode ser encontrado toda a programação em detalhes, roteiro do Tour Religioso, locais de hospedagem entre outras informações.

Para o secretário de turismo de Piraí do Sul, Marcelo Miró Cioffi, o acontecimento é importante porque o trabalho realizado até o momento estará sendo coroado com este evento. “Desenvolvemos o turismo em vários segmentos em Piraí do Sul, porém o mais forte é o turismo religioso. Isso porque o santuário de Nossa Senhora das Brotas tem uma visitação de 150 mil pessoas ano. O evento é para discutir parcerias, projetos, experiências entre outros para que o turismo religioso se desenvolva na região e no Paraná”, afirma Cioffi. Ele acredita que o encontro ajuda o turismo religioso a se aperfeiçoar com as trocas de experiências.

“O turismo que é movido pela fé também precisa atender com qualidade, pois, atender bem também é evangelizar. A discussão de como essas coisas acontecem como, por exemplo em Aparecida (SP), Fatima (Portugal), entre outros santuários e partilha-los quer dizer que estamos olhando de uma maneira especial para que o peregrino, até no acolhimento, tenha um contato, uma experiência do sagrado”, define o secretário.

O evento busca oferecer aos participantes a possibilidade de ampliar os conhecimentos sobre o desenvolvimento do turismo religioso. “Podemos discutir as tendências, demandas, evangelização; socializar experiências de turismo religioso, implantação de roteiros nos santuários, estrutura física, atividades de turismo religioso etc.”, salienta o secretario.  Disse ainda que é necessário enfatizar a importância do planejamento e ordenação dos destinos de turismo religioso como forma de agregar valor ao processo de evangelização e qualidade ao segmento e apresentar metodologias para planejamento de gestão e monitoramento deste tipo de turismo.

O secretário também afirmou que as parcerias para o evento são importantes e destaca a assesoria turística, que será realizada pela Dra. Marlene Huebes Novaes que já ajudou o município de Piraí do Sul a catalogar os pontos turísticos e seus segmentos.

Além das palestras realizadas por representantes dos santuários o evento também contará com palestras feitas pelo Ministério de Turismo e pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/eventos/48221-pirai-do-sul-promove-encontro-para-discutir-turismo-religioso

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