Translate

17/08/2012

CONHEÇA OS SETE PATRIMÔNIOS NATURAIS BRASILEIROS



O Patrimônio Natural de um país reúne áreas de importância preservacionista e histórica. São áreas que transmitem a importância do ambiente natural para que possamos lembrar do passado, de onde viemos, o que estamos fazendo com o ambiente e para onde vamos.
Fazem parte do Patrimônio Natural formações geológicas e regiões que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.
No Brasil, existem sete sítios do Patrimônio Mundial Natural. Além de benefícios à natureza, os territórios geram lucros com a exploração e desenvolvimento do ecoturismo.

 São sítios do Patrimônio Mundial Natural no Brasil:

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Com uma área de mais de 185 mil hectares, o Parque Nacional do Iguaçu está localizado no extremo oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu. É uma das maiores reservas florestais da América do Sul. Abriga importante patrimônio genético de espécies animais e vegetais e abrange as Cataratas do Iguaçu, com quedas d’água de até 72 metros de altura.

COSTA DO DESCOBRIMENTO RESERVAS DE MATA ATLÂNTICA

A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta e as maiores regiões contínuas estão na Costa do Descobrimento. São oito reservas naturais, localizadas no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

MATA ATLÂNTICA RESERVAS DO SUDESTE

As Reservas de Mata Atlântica do Sudeste estão localizadas entre os estados de São Paulo e Paraná. Incluem a cadeia de montanhas ao longo de áreas costeiras que abrangem os 17 municípios do Vale do rio Ribeira de Iguape. São 470 mil hectares de riqueza biológica e evolução histórica do Bioma, além das belas paisagens.

ÁREA DE CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

Formada pelo Parque Nacional do Pantanal e pelas Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Acurizal, Penha e Dorochê, está localizada entre o Sudoeste do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul. Com 187 mil hectares, abriga centenas de espécies ameaçadas. É a única região do pantanal que permanece parcialmente inundada, o que garante fornecimento de água à fauna local.

COMPLEXO DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA CENTRAL

Maior região de floresta tropical protegida do mundo, é composto pela Estação Ecológica Anavilhanas (um dos maiores complexos fluviais do mundo), pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amaña e Mamirauá, e pelo Parque Nacional do Jaú, segundo maior do Brasil.

ILHAS ATLÂNTICAS BRASILEIRAS: FERNANDO DE NORONHA E ATOL DAS ROCAS

O arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, é composto por 21 ilhas, rochedos e ilhotas. Abriga uma das maiores colônias reprodutivas de aves marinhas e de variadas e exóticas espécies de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais. O Atol das Rocas fica a 144 milhas náuticas de Natal, no Rio Grande do Norte. Único atol no Atlântico Sul, é a primeira reserva biológica marinha do Brasil e abrange duas ilhas - a do Farol e a do Cemitério. Cerca de 150 mil aves vivem no local, entre espécies reprodutoras, forrageadoras, migratórias e visitantes esporádicas.


PARQUES NACIONAIS CHAPADA DOS VEADEIROS E EMAS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma área de preservação de cerrado de altitude localizada na Chapada dos Veadeiros, região Nordeste do estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi criado, em 1961, pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins. Em dezembro de 2001 foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela Unesco. Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinquenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área.

Fonte: Portal Brasil

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4425

CONHEÇA OS BENS DO PAÍS CONSIDERADOS PATRIMÔNIO MUNDIAL CULTURAL


Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O objetivo foi incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

São patrimônios culturais obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais de caráter arqueológico, construções cuja característica arquitetônica tem valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência e obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza, com valor excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico. Os bens brasileiros considerados Patrimônio Mundial Cultural são:

PRAÇA SÃO FRANCISCO - SÃO CRISTÓVÃO (SE)

Uma das mais antigas cidades do País, São Cristóvão foi a primeira capital do estado de Sergipe, fundada em 1590. Entre as riquezas do município, está o conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, que conserva o estilo colonial das edificações relacionadas à Ordem Franciscana da Igreja Católica. O local também abriga o Museu de Arte Sacra, o terceiro mais importante acervo do gênero no País.

O complexo histórico também inclui o Convento de São Francisco, cujos traços arquitetônicos evidenciam a mistura de influências espanhola e portuguesa na formação dos centros urbanos coloniais. A praça São Francisco recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco em agosto de 2010.

CIDADE HISTÓRICA DE OURO PRETO/MG

O Museu da Inconfidência, criado em 1938, sob a coordenação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sphan. Antiga capital das Minas Gerais, Ouro Preto foi fundada em 1698. A cidade é considerada patrimônio por seu acervo arquitetônico original. Localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, foi o principal centro do Ciclo do Ouro do Brasil.

CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA/PE

Olinda foi fundada em1537 pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira. O centro histórico da cidade conserva com fidelidade a paisagem e o sítio da vila fundada ainda na primeira metade do século XVI. O traçado urbano é informal, característico dos povoados portugueses de origem medieval e todo conjunto está envolvido pela vegetação.


MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI, RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS

No interior do Rio Grande do Sul, na região fronteiriça com o Paraguai e a Argentina, encontra-se uma das mais importantes relíquias das missões jesuíticas no Brasil. O pequeno município de São Miguel das Missões oferece à visitação, um sítio histórico considerado um dos principais vestígios do período de influência dos padres jesuítas na região das Missões, habitada pelos índios guaranis.

São Miguel das Missões é o grande atrativo do roteiro, Patrimônio Histórico e Cultural Nacional desde 1938 e Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1983, único no Sul do Brasil. Fazer turismo na região das Missões é descortinar as raízes da formação da América. São mais de 2 mil anos da presença dos guaranis e quatrocentos anos da entrada dos jesuítas que vieram da Europa para levar a fé cristã aos nativos destas terras, a chamada conquista espiritual.

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR/BA

Fundada por Thomé de Souza em 1549, Salvador está situada entre o mar e as colinas da Baía de Todos os Santos. A estrutura é semelhantes a das cidades do Porto e Lisboa, com forte caráter defensivo, próprio ao século XVII. Ao nível do mar, a Cidade Baixa forma uma estreita faixa entre o litoral e uma escarpa, delimitando a Cidade Alta.

SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, EM CONGONHAS DO CAMPO/MG

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é a obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, iniciada em 1757. O conjunto é formado pela capela de Bom Jesus, pórtico, imponentes escadarias, muros e parapeitos do átrio e outras seis capelas localizadas ao longo do trajeto que leva ao Santuário, no alto de uma colina. Imagens nas capelas foram esculpidas em madeira por Aleijadinho e pintadas por Manuel da Costa Athayde.

PLANO PILOTO DE BRASÍLIA/DF

A cidade foi inaugurada em 1960, construída após concurso público realizado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. Na capital convivem formas espaciais e tempos históricos variados, representados por antigas fazendas e cidades goianas e acampamentos pioneiros que reinterpretam os princípios modernistas. É a primeira cidade moderna considerada Patrimônio Mundial.

PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO/PI

O Parque Nacional Serra da Capivara, no Município de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, foi criado em 1979. Seu objetivo é preservar vestígios arqueológicos do que seria a mais remota ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos. Nos mais de 400 sítios arqueológicos espalhados pelo Parque, podem ser vistos vestígios deixados pelo homem pré-histórico, com quilômetros de galerias cobertas por pinturas e gravuras rupestres.

CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO/MA

São Luís, centro histórico inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, era um pequeno povoado luso-espanhol, que começou a ser construído em 1531, passando para o domínio francês em 1612. Foi retomado pelos colonizadores portugueses três anos depois. O centro histórico reúne cerca de 4 mil imóveis tombados pela União, que mantêm intacto o traçado urbano do século XVIII.

CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE DIAMANTINA/MG

Diamantina está localizada no nordeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, a 1.200 metros de altitude. A fusão da arquitetura, do traçado urbano e das montanhas ao fundo caracteriza a paisagem da cidade.

CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE GOIÁS/GO

A cidade de Goiás teve origem no Arraial de Santana, às margens do Rio Vermelho. Desempenhou papel importante na ocupação do Brasil Central durante os séculos XVIII e XIX. Devido ao isolamento em relação aos principais centros culturais do Brasil colonial, a arquitetura dos prédios públicos e privados é bastante austera e com soluções técnicas particulares.

Fonte: Portal Brasil

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4427

DE OLHO NA COPA, PREFEITURA DE SÃO PAULO INVESTE EM CAPACITAÇÃO DE TAXISTAS


A maioria dos taxistas paulistanos não fala um segundo idioma. Muitos deles, no entanto, acreditam que a falta do inglês ou do espanhol prejudica o trabalho e estão dispostos a aprender. As descobertas foram feitas em uma pesquisa coordenada pela SPTuris, empresa de promoção turística e de eventos da cidade, para traçar o perfil dos profissionais da categoria em São Paulo. O objetivo do levantamento era identificar os principais problemas para serem corrigidos até a Copa do Mundo de 2014.
"Queríamos conhecer quem são esses profissionais para, a partir desses dados coletados, oferecer treinamentos que os tornem mais completos", disse o diretor de ações estratégicas da SPTuris, Luiz Sales. O órgão investiu, desde 2006, R$ 800 mil em projetos de capacitação para os taxistas da cidade.
De acordo com ele, a SPTuris já está em negociações com o Ministério do Turismo para receber verbas que possibilitem esses treinamentos. A principal preocupação é com os cursos de idiomas --com foco no inglês e no espanhol--, já que a pesquisa indicou que 71,2% dos taxistas da cidade não falam uma segunda língua.
"Cada uma das cidades que sediarão os jogos tem uma peculiaridade. Por exemplo, em Salvador vão precisar de um curso de idioma para a baiana que vende acarajé, algo que não será necessário em São Paulo", explicou Sales. "Aqui nós precisamos de algo especialmente para os taxistas, que, com seus 32 mil carros espalhados por diversos pontos da cidade, formam um elemento importante na prestação de serviço."
Além dos cursos de idiomas, todos gratuitos, Sales adianta que a SPTuris trabalha no lançamento de um projeto que possibilitará a entrada sem custo de taxistas em museus paulistanos. "Muitas vezes eles levam os passageiros até o Masp, mas nunca entraram ali. Então pensamos que se o taxista conhecer o museu ele poderá dar dicas interessantes aos turistas, melhorando a experiência deles em São Paulo."
A iniciativa é comemorada pelos profissionais do setor, que também estão investindo na área de capacitação. "Além da SPTuris, também firmamos parcerias com o Sebrae e estamos montando turmas para aulas de inglês e espanhol durante a semana", afirmou o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra Silva. "O tempo está passando, a Copa se aproximando e pelo menos o básico esse pessoal tem de aprender."
Fonte: Folha de São Paulo

Fonte: Folha de São Paulo

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...