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12/10/2012

Personalidade do Turismo 2012: escolha os destaques do ano


Faltam poucos dias para votar no prêmio Personalidades do Turismo. A edição do MERCADO & EVENTOS nº208 (2ª quinzena de setembro) foi acompanhada da cédula de votação do prêmio Personalidade do Turismo, iniciativa que presta homenagem à instituições e pessoas que se destacaram no setor ao longo de 2012. Cada cédula contém um código que dá direito ao voto no hotsite criado especialmente para o evento, www.mercadoeeventos.com.br/personalidadedoturismo2012. Isso garante a veracidade do prêmio, evitando qualquer tipo de fraude.
Premiação do Personalidades do Turismo 2011

Para votar, o eleitor deverá digitar essa senha de acesso exclusiva. Cada um poderá votar apenas uma vez, citando até três personalidades e três instituições. Depois de concluído o voto, a senha perde a validade. O prazo para votação se encerra no dia 21 de outubro e os 13 eleitos serão conhecidos em 22 de outubro no site do M&E e no jornal impresso da primeira quinzena de novembro.

Os eleitos – dez personalidades e três instituições - receberão seus prêmios no dia 28 de novembro, numa festa realizada no Golden Room do Copacaba Palace, ícone da hotelaria brasileira. Esta será a 11ª edição do prêmio, organizado pelo jornal MERCADO & EVENTOS e pela revista FOLHA DO TURISMO, veículos do Grupo FOLHA DIRIGIDA, com a chancela da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional).

“Mais do que uma festa de congraçamento, o evento tem como objetivo prestar uma justa homenagem e reconhecimento a profissionais e empresas do setor, que mesmo em meio à crise econômica e contratempos, conseguiram transformar as oportunidades de mercado em resultados expressivos”, justifica o vice-presidente do MERCADO & EVENTOS e FOLHA DO TURISMO, Roy Taylor.

Segundo ele, este foi um ano difícil, em que projetos ambiciosos não faltaram, mas o que pesou foi a execução dos mesmos. “Temos pela frente desafios que passam pelos investimentos em infraestrutura e capacitação. Tanto o setor privado quanto nas esferas governamentais têm seu dever de casa a realizar”, avalia.

 ​Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/89389

A história do Dia das Crianças


O Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças.

 Os deputados aprovaram a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº4.867, de 5 de novembro de 1924.

Mas, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.

A estratégia deu tão certo, que desde então o dia das Crianças passou a ser comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. Só a partir dai o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece como dia Universal das Crianças por ser quando se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. 

Retirado: http://www.mulherdeclasse.com.br/A%20historia%20do%20dia%20da%20crianca.htm#Declaração Universal dos Direitos das Crianças

MPF quer anular parceria entre Anac e empresa que certifica aeronaves



O MPF (Ministério Público Federal) em São José dos Campos pediu que a Justiça anule a parceria firmada entre a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a DCA-BR (Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronátuica). Entre 2007 e 2012, a instituição prestou serviços de certificação de aeronoaves sem qualquer licitação para a agência e recebeu, como pagamento, mais de R$ 24 milhões.

Na ação, que contém pedido de liminar para imediata suspensão do termo, o MPF denuncia o que chamou de “farsa” no processo que levou à qualificação da DCA-BR como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Na Justiça Federal, o MPF pede a declaração da nulidade da qualificação e a proibição de que a entidade, bem como seus principais dirigentes, contrate com o Poder Público.

Consta no processo que um esquema fraudulento permitiu a qualificação da DCA-BR como Oscip o que, por sua vez, garantiu a contratação pela Anac com dispensa de licitação. De acordo com o MPF, há documentos que indicam que a criação da DCA-BR e a sua posterior qualificação como Oscip foram estimuladas pela própria Anac.

“Essa foi a forma que a Administração Pública encontrou para manter em seus serviços de certificação uma série de profissionais sem licitação e sem concurso público”, aponta o procurador da República Ricardo Baldani Oquendo. Ele explica também que a Anac foi criada em 2005 e enfrentava falta de servidores qualificados para o serviço.

O procedimento de contratação da empresa é considerado irregular, porque as atividades de treinamento, consultoria e assistência técnica exigem prévia licitação. “Não foi aberta uma concorrência porque haveria risco de alguma outra empresa sagrar-se vencedora no certame e os profissionais que a autarquia queria contratar ou manter poderiam ficar de fora”, afirma o procurador.

Qualificação como Oscip

A legislação vigente exige que, para que uma entidade seja qualificada como Oscip, é preciso enquadrar-se em um rol taxativo de atividades de cunho social que podem ser desenvolvidas.

“A qualificação da DCA-BR como Oscip é uma farsa”, afirma Oquendo. E continua: “as atividades de fato exercidas pela entidade não têm qualquer relação com as previstas na lei”.

Para obter a qualificação, a entidade declarou, em seus estatutos, ter por finalidade “o desenvolvimento da certificação aeronáutica, visando à segurança de voo e a preservação do meio ambiente”. Segundo o procurador, “a inserção da expressão 'preservação do meio ambiente' constitui um verdadeiro ardil com o fim de induzir o órgão qualificador em engano”.

“O pedido de qualificação foi feito apenas duas semanas após a criação da entidade. É de se esperar que qualquer pretendente à qualificação em questão já tenha uma certa experiência histórica no ramo de atividades que declara exercer”, observou Oquendo.

A qualificação foi aprovada pela Secretaria Nacional de Defesa, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, a quem caberia uma investigação mais aprofundada das atividades efetivamente desempenhadas pela entidade.

Aplicação irregular

Auditoria da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa também apurou a aplicação irregular de recursos repassados pelo governo federal entre fevereiro e julho de 2010. Segundo foi apurado, pelo menos R$ 115 mil foram gastos em total desacordo com o termo de parceria, como pagamento de tributos, pagamento de vagas de estacionamento, compra de passagens aéreas internacionais, despesas com medicamentos e alimentação e até aluguel de carros de luxo.

Caso sejam responsabilizados com base na lei de improbidade administrativa, os réus poderão ser condenados ao: ressarcimento integral dos danos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano ou 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente; e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por até cinco anos.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_35_36_10_,mpf-quer-anular-parceria-entre-anac-e-empresa-que-certifica-aeronaves.html

Festuris comemora mais de 4% de acréscimo do segmento turístico


Em um ano de otimismo no cenário econômico mundial, marcado pela expectativa de crescimento de 4% do segmento turístico, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) apresenta números ainda superiores. A direção do evento comemora um acréscimo de 33,49% na metragem quadrada vendida na área internacional em relação ao ano passado.

A informação foi confirmada com exclusividade aos jornalistas da região, que na manhã de hoje (11) participaram de um café da manhã no Hotel Ritta Höppner Residenz, em Gramado. Além disso, os destinos do exterior aumentarão em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de negócios de turismo mundial. “Nossa entrada no mercado internacional já está consolidada”, comemora a diretora Marta Rossi. O diretor Eduardo Zorzanello destaca ainda que não é apenas a quantidade que está sendo destacada. “São destinos e empresas de qualidade que chegam à feira em 2012. É o caso da Air China, que escolheu o festival para se lançar no mercado de eventos de turismo no Brasil”, diz.

Em sua 24ª edição o evento terá cerca de 400 estandes, em um total de duas mil marcas expostas e 40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália, Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia, Colômbia e Equador são alguns dos destaques. A 40 dias do evento, do total de 17 mil metros quadrados do Serra Park, 95% já está comercializado, o que também foi destacado na coletiva. “É a primeira vez que atingimos esta marca tão rapidamente”, afirma o diretor Marcus Vinícius. Marta Rossi estima um crescimento médio de 15% no Festuris de 2012, que será prestigiado por presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de cerca de 20 Estados, além de ter a presença de 250 convidados internacionais.

Num âmbito universal, o turismo conseguiu se adaptar à crise econômica, na opinião do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai. Ele lembra que o segmento foi duramente atingido pela crise em 2008 – com uma desaceleração de 2,1% – antes de viver, em 2009, seu pior ano em seis décadas. “Na época houve uma queda de 3,8% na chegada de turistas. Contudo, enquanto a crise parecia não chegar ao fim, o turismo cresceu 6,6% em 2010 e 5% em 2011. A única boa notícia procedente da economia vem do turismo, que é um setor muito flexível, que se adapta bem às circunstâncias”, comemora.

Durante a coletiva, Marta Rossi recordou que o festival começou com a proposta de promover o turismo gaúcho e, com o passar dos anos, foi crescendo nacional e internacionalmente. “Hoje, viajamos o mundo, percorrendo outros eventos e buscando novas ideias e tendências. E, como me disseram recentemente, não realizamos um trabalho ‘raso’, apenas colocando novos salões e propostas na feira. Nós buscamos aprofundar nossas ações e sensibilizar o mercado.”

Eduardo Zorzanello falou na questão dos salões do Festuris que enaltecem a inclusão social, caso do de Acessibilidade, que está sendo lançado neste ano, e o GLS, que chega à quarta edição em 2012. “São propostas vanguardistas que trazemos ao trade”, reforça. E ainda lembrou do Salão do Enoturismo, que também está sendo apresentado neste ano, com promoção dos destinos indutores de produção vinícola.

Marcus Vinícius ressaltou os avanços tecnológicos do evento, com o lançamento do aplicativo do festival, que começará a funcionar na solenidade de abertura, na noite de 22 de novembro, além do QR Code. “Ele permitirá carregar a feira no bolso, otimizando a presença dos expositores e visitantes que buscam fechar negócios e terão o tempo melhor aproveitado”, acredita.

O prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi (PP), e a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, também participaram da coletiva. Barbacovi elogiou o crescimento do Festuris, ressaltando a importância dos relacionamentos dos diretores do evento na divulgação de Gramado para trazer uma seleção à cidade durante a pré-temporada da Copa do Mundo, em 2014. “O conhecimento que vocês têm no cenário do turismo mundial será essencial nesse processo.” O prefeito ainda lembrou que nesta sexta-feira (12) inicia a entrega de 50 mil exemplares do catálogo do Natal Luz, que, a exemplo do festival, também terá QR Code.

Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo, e as representantes do Orbis Club Gramado, Ana Gioconda Viezzer e Marilene Ramm, também integraram a coletiva, apresentando informações parciais da 10ª Campanha do Alimento. “Até agora foram recolhidos 15,5 mil quilos, mas pretendemos chegar a 18 mil até novembro. Para isso, contamos com a participação das empresas da região”, afirma Ana Gioconda.

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/47466-festuris-comemora-mais-de-4-de-acrescimo-do-segmento-turistico

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