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03/06/2014

Avenida Paulista recebe sinalização turística

Mais uma região da cidade recebe placas que informam a localização de pontos turísticos

Após o início da implantação da sinalização turística na região central da cidade, agora é a vez da Avenida Paulista. A via, que é cartão postal da cidade e um dos destinos mais procurados pelos turistas, também terá 125 placas direcionais indicando 16 atrativos. A instalação da sinalização na Avenida Paulista começou na última segunda feira, dia 26, e deve ser concluída até a semana que vem. 

Locais como Casa das Rosas, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Cemitério da Consolação poderão ser encontrados pelos turistas que visitarem a avenida.

A implantação das placas é uma das metas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) para melhorar a estruturação do turismo na cidade, visando também os visitantes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Ao mesmo tempo, outras 254 placas, também direcionais, estão sendo instaladas no centro de São Paulo.

Ao todo, a SPTuris vai instalar 441 placas turísticas pela cidade até o Mundial. São três tipos:

1)placas interpretativa de monumento: já fixada à frente de 53 atrativos no centro, contém com informações básicas do respectivo ponto turístico em português, inglês e espanhol e QR Code;

2)placas interpretativa de região: também trilingues, são 19 totens já instalados em pontos de grande circulação de turistas na região central e que contém mapa local, contexto histórico e turístico, além do QR Code;

3)placas direcionais: trazem o nome do atrativo, um pictograma que indica sua tipologia (parque, museu, centro de cultura, etc) e uma seta com a direção a seguir para chegar ao local. Estas é que começaram a ser instaladas esta semana na região do centro e Paulista.

De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, este é mais um legado para a cidade. 
Traçamos várias metas para o turismo em São Paulo e estamos entregando todas elas. Essas melhorias vão beneficiar os turistas que vierem para a Copa do Mundo e também os outros 13 milhões de visitantes que recebemos anualmente”, disse.

Abaixo, os atrativos que serão indicados nas placas da Avenida Paulista:

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Cemitério da Consolação
Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso
Conjunto Nacional
Espaço Cultural Citi
Hospital Santa Catarina
Igreja Imaculada Conceição
Igreja São Luís Gonzaga
Instituto Cervantes
Itaú Cultural
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Parque Mário Covas
Parque Tenente Siqueira Campos - Trianon
Rua Augusta (sentido Centro)
Rua Augusta (sentido Jardins)
Rua Oscar Freire

retirado: http://www.spturis.com/v7/noticia.php

Centrais de Informação Turística itinerantes

Conheça as novas centrais, que faziam parte das metas da SPTuris para a Copa do Mundo

Em busca de bem receber os turistas que virão para a Copa do Mundo FIFA 2014, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), vinculada à Secretaria Especial para Assuntos de Turismo, está realizando uma série de ações que vem melhorando a estrutura turística da capital. E, a partir de hoje, a cidade contará com cinco novos pontos itinerantes para atendimento aos visitantes. São as chamadas Centrais de Informação Turística (CITs) móveis, todas em veículos elétricos individuais do tipo Segway, e que contarão com um atendente bilíngüe, além de mapas, guias, folhetos culturais e outros materiais turísticos sobre São Paulo.

Veículos semelhantes já são usados, por exemplo, para fazer patrulhamento, segurança ou locomoção em grandes espaços como aeroportos, feiras de negócios, hotéis e calçadões.

Com o início da Copa, as novas CITs móveis serão posicionadas em pontos estratégicos na cidade, como nas proximidades da Arena Corinthians e em diferentes atrativos da metrópole.

A iniciativa, feita em convênio com o Ministério do Turismo, era uma das metas da SPTuris para a Copa e ficará como legado para a cidade atender os turistas de outros grandes eventos que já acontecem na capital todos os anos.

O secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, explica a importância da medida. “Esse meio de transporte facilita a mobilidade em áreas extensas e de grande circulação e, além do condutor, pode carregar materiais de divulgação turística. Os atendentes vão passar por treinamento para que recebam bem os visitantes e também para que conduzam os veículos de maneira segura. Queremos levar informações turísticas de qualidade aos turistas, onde eles estiverem”, ressalta Poit.

Sobre as CITs

No total, a cidade de São Paulo ganhará nove Centrais de Informação Turística, sendo três em vans, cinco em segways e um balcão no Aeroporto de Congonhas, além da reforma completa e ampliação da central localizada no Terminal Rodoviário do Tietê. Além dessas, a capital paulista hoje conta com outras cinco CITs (Olido, República, Mercadão, Paulista e Anhembi) administradas pela São Paulo Turismo e pontos de atendimento no Aeroporto de Guarulhos conduzidos pela GRU Airport que também fornecem materiais da SPTuris.

As Centrais de Informação Turística funcionam desde 1983 na capital paulista e atendem milhares de visitantes e moradores da cidade. O atendimento é feito por bacharéis de turismo qualificados, no mínimo bilíngues e com profundo conhecimento do patrimônio turístico de São Paulo. Eles estão prontos para oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na cidade, os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e acessos. Outro diferencial é o treinamento constante dos atendentes. Mais informações com endereço e horário de funcionamento no link: www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/centrais-de-informacao-turistica


retirado:http://www.spturis.com/v7/noticia.php?id=445

Copa: brasileiros se preparam para o Mundial

Ruas decoradas, casas enfeitadas e até viagens planejadas a cerca de quatro anos revelam como o futebol mobiliza a população. Cidades-sede começam a se colorir de verde e amarelo
Grupo de Curitiba vai acompanhar os jogos da seleção brasileira de motorhome
Autor: Arquivo Pessoal/Divulgação MTur.

Um grupo de dez amigos de Curitiba já está preparado para acompanhar os jogos da seleção brasileira. A bordo de um motorhome, um tipo de trailer adaptado com os recursos de uma casa, eles percorrerão cerca de 15 mil quilômetros entre as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Serão 34 dias fora de casa.
Rafael Gonçalves, um dos que embarcarão nessa aventura, conta que além de acompanhar os jogos, a viagem também será uma oportunidade para conhecer e explorar o que há de melhor nos destinos do país. “Nosso roteiro inclui mais de 10 cidades, como Maragogi (AL) e Ouro Preto (MG). Vamos registrar todos os momentos”, explicou. A turma parte dia 11 de junho, véspera da abertura.
Assim como a turma do motorhome, os estrangeiros que estiverem no Brasil para a Copa do Mundo devem visitar outros três destinos, além das cidades-sede, de acordo com pesquisa feita durante a Copa das Confederações. “Será uma oportunidade para apresentar o país aos visitantes e aumentar o fluxo de turistas internacionais”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
O patriotismo e a paixão pelo futebol já estão estampados nas ruas por meio de painéis com bandeirinhas, iluminação especial, pinturas no chão e balões. O verde e amarelo está espalhado por todos os cantos. Em Brasília, algumas quadras comerciais, como a 204 Sul, que é pintada para o Mundial desde 1978, já estão enfeitadas, como mostra a foto. O mesmo já pode ser visto em bairros tradicionais de capitais como Curitiba,ManausRio de JaneiroNatal.
O Ministério do Turismo calcula que 3,7 milhões de turistas estarão circulando pelo Brasil nos próximos meses e devem deixar cerca de RS$ 6,7 bilhões na economia. Além das opções de acomodação tradicionais, como hotéis e pousadas, há meios alternativos oferecidos pelas cidades-sede e arredores. Para saber mais sobre a oferta de hospedagens alternativas, acesse o site Hospitalidade Turismo.

Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre a importância da Copa para a divulgação do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br


retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140602_2.html

Salvador é sede de debates sobre o futuro do turismo

Evento discutiu a aplicação das taxas de embarque em benefício do setor e o uso do IOF para promover o turismo no Brasil
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta sexta-feira (30) da 75ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), em Salvador. Na reunião foram debatidas propostas como a aplicação das taxas de embarque no setor turístico e o uso do IOF, o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, para investimentos na promoção do setor no país.
No encontro, Lages ressaltou a importância de criar uma agenda estratégica de turismo. “Desde 2003, quando o Ministério do Turismo foi criado, mais de quatro mil municípios passaram a encarar o setor como uma atividade importante, geradora de emprego e renda. O turismo nacional tem que entrar na agenda econômica”, disse.
A responsabilidade pelo desenvolvimento se constrói em parceria com estados e municípios, de acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima. “É essencial que os estados elaborem seus planos de desenvolvimento”, disse.
No evento também foi realizada a posse da nova presidente do fórum, Oreni Braga, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, a Amazonastur. A presidente ressaltou a importância de desenvolver a pauta do ecoturismo no país. “Temos que aproveitar o potencial dos nossos atrativos naturais e levá-los aos mercados internos e externos”, disse.
Os secretários e representantes estaduais de turismo também debateram ações de promoção e marketing, estruturação do observatório do turismo brasileiro, contas satélites do turismo e investimentos em infraestrutura turística nos estados. Além dos representantes estaduais de turismo e entidades do setor, participaram do evento a chefe de gabinete da Embratur, Kátia Bittencourt, e o secretário de Turismo da Bahia, Pedro Galvão, anfitrião do evento.

Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre a importância econômica do turismo.


Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7064


retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140530-3.html

Aviso de pauta: Turismo lança guia de turismo acessível

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participa, nesta terça-feira (3) do lançamento do site “Guia Turismo Acessível” que ocorrerá durante a Sessão Solene em comemoração dos 15 anos do CONADE, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A ferramenta eletrônica é colaborativa e permite ao turista, com deficiência ou não, cadastrar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas segundo seu nível de acessibilidade, como a presença de rampas, de banheiros adaptados e até de atrativos de lazer acessíveis. Neste primeiro momento, o turista poderá cadastrar e avaliar restaurantes, bares, meios de hospedagens, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer. O site também traz informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para o setor turístico. Legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida estarão disponíveis para leitura e download.

Serviço
Data: Terça-feira, dia 3 de junho
Horário: 9h30

Onde: Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140602_4.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...