Translate

14/12/2012

Aprecesp estimula qualificação de profissionais


Por uma iniciativa da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), que reúne 67 municípios, gestores de prefeituras, nomeadamente de secretarias municipais de turismo, foram convidados a aprimorar conhecimentos em um programa de qualificação promovido pela entidade.

Desde 2010, quando teve início o projeto, 323 profissionais já foram capacitados. O número superou expectativas e levou a entidade a prorrogar a agenda para 2013. Em março e maio próximos, serão realizadas duas baterias do curso gratuito de qualificação para professores, em parceria com a Global Tourism and Travel Partnership (GTTP), uma ONG aliada à Universidade de São Paulo (USP). A primeira etapa aconteceu em novembro e mobilizou 65 participantes – entre representantes de secretarias de turismo, de educação e educadores do ensino fundamental e médio. Mais três etapas estão programadas, com datas a serem definidas ao longo do ano.

“Após as oficinas, os participantes recebem um certificado internacional reconhecido em dez países, o que os torna aptos a promover o ensino e a carreira do turismo para seus alunos. Assim, estamos sensibilizando agentes da rede pública para que possam agir como multiplicadores do conhecimento”, avaliou o presidente da Aprecesp, Herculano Castilho Passos Jr..

CO

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=6777&noticia=aprecesp-estimula-qualificacao-de-profissionais-

Mudanças no Plano Nacional de Turismo pretendem torná-lo mais eficiente


O CNT (Conselho Nacional de Turismo) aprovou mudanças no PNT (Plano Nacional do Turismo) com objetivo de colocar em prática, e de forma mais eficiente, as ações para o desenvolvimento do setor e auxiliar no alcance das metas propostas.

A primeira mudança é no próprio horizonte do plano. Como o ano de 2012 está no final, o documento passa a ser chamado de Plano Nacional do Turismo 2013-2016 - “Turismo fazendo muito mais pelo Brasil”. A frase acrescentada vai ao encontro da ideia de que o turismo deve, cada vez mais, contribuir para a economia do País, gerando emprego, renda e bem estar para a população.

As mudanças mais significativas são a criação de uma Agenda Estratégica 2013-2022 e a criação de blocos de ações, chamados PNT em Ação. A ideia da criação de uma agenda é explicitar as necessidades de cada segmento, mensurar suas potencialidades para assim orientar as políticas publicas para o setor, com programas e ações.

O objetivo principal dos blocos, os PNT em Ação, é a criação de documentos de cunho Executivo para, de fato, por ações em prática e gerar resultados auxiliando no alcance das metas propostas pelo plano, entre elas, a de melhorar o patamar da economia do turismo brasileiro no cenário internacional, passando da atual 6ª para a 3ª colocação.

De acordo com o secretário nacional de políticas do turismo, Vinícius Lummertz até o mês de março de 2013 o primeiro PNT em Ação deve entrar em funcionamento. A estratégia se baseia em duas abordagens: Temática, com a criação de quatro Macro Ambientes de negócios, e Transversal, ligada à cadeia produtiva do turismo.

Os ambientes escolhidos para essa primeira etapa são: Parques naturais, Litoral, Parques Temáticos, Turismo Cultural. “O objetivo é unir todos os interessados em desenvolver esses ambientes de negócios, criar metas de desempenho por tema e gerar impactos positivos nos ambitos econômicos, ambientais e sociais”, explica Lummertz.

Outros ambientes já foram propostos para as próximas etapas, como Turismo de Saúde, Turismo Esportivo, Turismo de Eventos, Turismo Amazônico, Turismo de Bem- estar, Rotas Integradas, entre outros.

O conselheiro Claudio Magnavita, presidente da Abrarj (Associação Brasileira de Revistas e Jornais) sugere que o CNT produza um documento direcionado à presidente da República, Dilma Rousseff, para estabelecer marcos para o desenvolvimento do turismo. “Seria interessante um documento detalhado, assinado pelo CNT, para criar um marco de investimentos no setor do turismo. O conselho tem poder, é um órgão forte que pode dar desdobramento prático para os pleitos”, afirmou.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/governo/48593-mudancas-no-plano-nacional-de-turismo-pretendem-torna-lo-mais-eficiente

Turismo corporativo deve aumentar em 15% no Peru




Em 2013, o turismo corporativo no Peru deve aumentar em 15%. De acordo com a Câmara Nacional de Turismo do Peru (Canatur), a estimava é que o segmento alavanque com a chegada de empresários estrangeiros, atraídos pela atual situação econômica do país.

“Há uma série de oportunidades empresariais que se tem identificado no Peru e isso resultou em um aumento na chegada de investidores”, explica Carlos Canales, presidente da Canatur.

Segundo Canales, parte deste investimento tem a ver com o investimento hoteleiro, que somará US$ 1 milhão nos próximos cinco anos. “A construção de novos estabelecimentos hoteleiros está impulsada, principalmente, por edifícios de três, quatro e cinco estrelas”, pontuou.

Por: Luís Adorno.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_28_36_35_,turismo-corporativo-deve-aumentar-em-15-no-peru.html

“BRASIL VAI ALCANÇAR 5,7 MILHÕES DE TURISTAS ESTRANGEIROS”, DIZ PAULO ARAÚJO, DA EMBRATUR


O Brasil vai alcançar a marca recorde de 5,7 milhões de turistas estrangeiros em 2012, segundo o chefe de gabinete da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo. "Apesar da crise econômica mundial, superamos os números do ano passado, quando alcançamos 5,4 milhões de turistas estrangeiros no país”, afirmou.

De acordo com as projeções da Embratur, além do recorde de entrada de turistas estrangeiros, o Brasil também baterá o recorde de volume de entrada de divisas por meio do Turismo e da quantidade de eventos internacionais realizados. 

Para o próximo ano, a Embratur vai concentrar o trabalho de promoção do Brasil na América Latina visando a proximidade dos grandes eventos mundiais como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo. “Vamos manter nossa estratégia de divulgação do país nos demais mercados, mas nossos vizinhos latino-americanos serão prioridade”, disse.

Fonte: Diário do Turismo.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5445

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...