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30/10/2012

ABAV 2012 aborda tecnologia, vendas e viagens corporativas


Palestras sobre megaeventos esportivos para os próximos anos tiveram destaque na Vila do Saber

Os agentes de viagens que estiveram presentes no primeiro dia de realização
da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, no Rio de Janeiro, desfrutaram
das capacitações empreendidas na Vila do Saber e que integram o 40º
Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Iniciada às 14h, a primeira
palestra foi ministrada por Luiz Carlos Barbosa, executivo da LCB
Consultoria, e foi norteada pelo tema “Competitividade: fatores
determinantes no turismo”.

Além de abordar o conceito de competitividade, o executivo fez referência
ao discurso de Gastão Vieira, ministro de Turismo, que definiu que o maior
desafio dos profissionais do trade é o aumento da competitividade das
atividades turísticas. Barbosa também mencionou o preço elevado de
determinados serviços e produtos e apontou os diversos modos que uma
empresa pode se comportar para despertar o interesse de fornecedores e
clientes.

“Copa 2014 – A Copa do Mundo é nossa. Você ainda não conhece as
oportunidades?” foi o tema da capacitação liderada por Luís Fernandes,
Secretário Geral da Copa 2014. O objetivo da ação foi mostrar aos agentes
as inúmeras vantagens que os megaeventos esportivos trarão ao país,
sobretudo ao setor de turismo, que se beneficiará com a chegada dos milhões
de pessoas interessadas em acompanhar os jogos do Mundial.

A palestra “Distribuição: megaeventos e impacto nos preços dos produtos
turísticos”, ministrada por Gustavo Syllos, conceituado especialista de
Marketing, e Cássio Oliveira, diretor da Rextur Viagens e Turismo, teve
como foco os distribuidores e fornecedores de países que frequentemente
recebem grandes eventos e o modo como eles devem se preparar para tais
acontecimentos. “Há impactos na distribuição nas duas pontas: no fornecedor
e distribuidor de serviços turísticos. O cliente vai pagar as contas dos
dois?”, indaga Syllos. “Além do efeito de vitrine para o país como destino
e a entrada de divisas para o comércio e serviços locais, existe a
renovação de produtos turísticos, preparação de mão de obra e melhorias nos
processos de distribuição”, complementou.

Luís Paulo LUPPA, presidente da Trend Operadora, à frente da capacitação
“12 mandamentos do agente de viagens de sucesso”, abordou a importância do
conhecimento e o avanço das ferramentas digitais disponíveis no mercado.
LUPPA, que aproveitou a oportunidade para lançar seu livro, cujo nome é o
mesmo da palestra, já treinou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.
“Viagens são subjetivas. O turista compra o prazer e não liga muito para o
preço”, finaliza.

O treinamento intitulado “Como fazer a mídia social de sua empresa bombar”
foi ministrado por Mauro Segura, da IBM, Luis Vabo, vice-presidente
Executivo do Reserve, e Farouk Azanki, executivo do Google Brasil
especialista de Travel. Durante a palestra, foi ressaltada a importância
crescente dos blogs e as diferentes maneiras que a internet ajuda na
divulgação de determinada empresa, apontando, ainda, que 62% dos turistas
visualizam o site da agência de viagens antes de fechar o pacote.

Ana Maria Donato, diretora da empresa Imaginadora, boutique estratégica de
Marketing e conceituadora de eventos, também foi uma das palestrantes do
primeiro dia. A executiva trouxe à tona o tema “Criação e produção de
eventos – recomendações fundamentais para quem quer realizar eventos
criativos e eficientes”. Segundo ela, o evento constitui uma poderosa
ferramenta de marketing, eficiente para ações com o cliente em
relacionamento presencial, renovação da marca da empresa e ampliação de
negócio. A instrutora deu uma série de dicas para quem quer construir um
evento criativo ao público e empresas que se interessarem em como produzir
essa ação.

O segmento de viagens corporativas foi uma das questões levantadas durante
o Congresso. Sob o tema “Como ampliei minha atuação no mercado
corporativo?”, Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agências
de Viagens Corporativas (Abracorp) e da Copastur, e Gilmar Pinto Caldeira,
presidente do Núcleo da Copa 2014 do Grupo Águia e vice-presidente da Top
Service, fizeram uma análise geral do setor e apresentaram cases de sucesso
de empresas que investiram e se destacaram no ramo.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/47660-abav-2012-aborda-tecnologia-vendas-e-viagens-corporativas

São Paulo é cidade mais buscada para feriado de novembro


Para revelar a intenção de viagem dos brasileiros durante o feriado de finados (dois de novembro), o buscador de viagens Mundi, maior de sua categoria na América Latina, acaba de realizar uma pesquisa para apontar os destinos mais buscados para o período. De acordo com o levantamento, a cidade de São Paulo é mais procurada no país, com 17,35% das buscas.

Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, que obteve 11,90% das buscas. Um dado que surpreende na pesquisa é a quantidade de destinos no Nordeste, pois cinco das dez primeiras cidades são capitais da região.

Já em relação a viagens internacionais, Buenos Aires, com 12,37%, retomou a primeira colocação de Miami (8,66%), que havia ficado em primeiro lugar no levantamento mais recente, em 12 de outubro.

Além de Miami, as cidades norte-americanas aparecem com outros quatro destinos entre as dez mais procuradas. As surpresas ficam por conta da presença de Las Vegas, com 4,03%, na oitava colocação e de Los Angeles, com 3,72%, em nono lugar. Há ainda três destinos europeus entre os dez – Lisboa, Londres e Paris.

A pesquisa do Mundi contemplou apenas as buscas por passagens aéreas, realizadas entre julho e outubro pelos internautas, em seus mais de 50 mil destinos e 700 companhias aéreas cadastradas em todo o mundo. Durante o mês de agosto, o volume de buscas registrado foi o triplo em relação a julho, enquanto a procura em setembro foi 113% maior que o volume em agosto.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/sp/47656-sao-paulo-e-cidade-mais-buscada-para-feriado-de-novembro

Caixa prevê R$ 5,8 bi para setor de turismo


Sinônimo de crédito habitacional, a Caixa Econômica Federal quer agora ser conhecida também como "o banco do turismo". Para isso, colocou ontem no mercado um novo cartão de crédito para turistas, reduziu taxas de empréstimos para viajantes até o final do ano e prometeu ampliar o volume de financiamentos para hotéis, restaurantes e locadoras de carros. A expectativa é direcionar R$ 5,8 bilhões este ano e até R$ 8 bilhões em 2013.

O volume de recursos que promete ser injetado na área em 2012 é mais de 20 vezes a quantia de R$ 244 milhões emprestadas ao longo de todo o ano de 2003, quando a Caixa decidiu oferecer linhas específicas para o setor. A média mensal de financiamento ao setor nos últimos meses já chega a R$ 500 milhões.

No ano, até setembro, o total de empréstimos foi de R$ 4,3 bilhões, 35% a mais do que em igual período de 2011. "Desde 2003, a Caixa se posicionou para ser o banco reconhecido do setor de turismo. Hoje somos o banco que mais atua nesse ramo", afirmou o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza. Dados do Ministério do Turismo revelam que a participação da instituição em agosto no crédito ofertado pelos bancos federais para o setor foi de 53,5%.

Ontem, a instituição também lançou o Cartão Turismo Caixa Platinum, com taxa de juros de 1,85% ao mês no rotativo e parcelamento de compras em até 48 vezes (taxa de 0,82% ao mês).

O cartão pode ser usado tanto para produtos e serviços relacionados ao setor como também nas compras e contratações do dia a dia. Quando o gasto é na área de turismo, o usuário obtém pontuação maior para acumular e trocar por outros serviços e produtos. A anuidade é de R$ 307. A Caixa já conta com um cartão de turismo similar, mas de um padrão mais baixo, o Cartão Turismo Caixa, com 1,8 milhão de unidades ativas.

Retirado: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,caixa-preve-r-58-bi-para-setor-de-turismo-,953143,0.htm

Setur-AL reúne profissionais do turismo para falar sobre o Cadastur


Nesta terça-feira, 30, a partir das 09h, a coordenadora regional do Cadastur (sistema de cadastro oficial dos empreendimentos, equipamentos e profissionais que atuam no setor de turismo), Rosário Passos Lima, realizará palestra no Sítio Fortaleza, em Marechal Deodoro, para falar sobre o cadastramento que vem sendo efetivado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur)  - órgão delegado do Ministério do Turismo, que funciona na Rua Boa Vista 453, no centro.

Foram convidados para a palestra, que conta com apoio da Secretaria de Turismo de Marechal Deodoro, prestadores de serviços turísticos, organizadores de eventos, hoteleiros, proprietários de bares e restaurantes, agências de turismo, transportadoras turísticas e guias de turismo, que serão informados sobre a obrigatoriedade do Cadastur, criado através da Lei 11.771/2008, e os seus benefícios.

A coordenadora do Cadastur/AL explica que a equipe responsável pelo sistema de cadastro ficará à disposição dos que atuam na cadeia produtiva do turismo para efetivar o cadastramento, logo após a reunião e no dia 31, no mesmo local, quando serão emitidos os certificados. Explica ainda Rosário de Fátima que na referida palestra fará esclarecimentos também sobre o novo sistema de classificação hoteleira, lançado no ano passado pelo Ministério do Turismo.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/47643-setur-al-reune-profissionais-do-turismo-para-falar-sobre-o-cadastur

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