Translate

04/01/2013

Fim de ano tem mais de 4 mil feridos e quase 400 mortos


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou número bem menor de acidentes e de feridos nas estradas federais durante a Operação Fim de Ano, que começou em 21 de dezembro de 2012 e foi encerrada na terça feira, dia 2, na comparação com o mesmo período de 2011.

Segundo balanço divulgado ontem (3), os acidentes apresentaram queda de 18%, considerando a proporção em relação à frota de veículos no país. Em números absolutos, os acidentes caíram de 7.946, na Operação Fim de Ano 2011/2012, para 7.040 na operação 2012/2013.

O número de feridos passou de 4.841 para 4.171, com redução de 20%, também considerando-se a frota total em circulação no país. O de mortes aumentou 3%, nesta mesma comparação, ao passar de 353 para 392.

De acordo com a diretora geral da PRF, Maria Alice Souza, a redução nos números é “bem expressiva” e pode ser explicada em parte pela entrada em vigor das novas regras que endureceram a Lei Seca.

“Essa nova lei colaborou para uma maior eficiência nas fiscalizações de alcoolemia e com certeza ajudou a reduzir o número de acidentes e de feridos, porque possibilitou novos meios de provas, e ajudou na eficiência do resultado final”, disse.

Ela lembrou que, com a mudança no Código Brasileiro de Trânsito, sancionada em dezembro pela presidenta Dilma Rousseff, podem ser usados vídeos e testemunhas para punir motoristas embriagados. Além disso, houve aumento da multa, que passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado se o motorista for reincidente em um ano.

“O motorista está mais consciente e também com mais medo da multa que ficou mais alta e tem um valor considerável”, acrescentou.

Sobre o aumento no número de mortes durante a Operação Fim de Ano, a diretora geral explicou que está relacionado à gravidade dos acidentes, destacando que, este ano, apenas sete acidentes foram responsáveis por 36 mortes.

De acordo com o balanço da polícia rodoviária, desde a sanção presidencial da nova Lei Seca até a meia-noite de ontem, foram aplicados 70.855 testes de embriaguez, aumento de 181% em relação à operação anterior. Ao todo, 1.716 motoristas foram multados, 132% a mais do que um ano antes. Entre eles, 723 foram presos.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/brasil/48900-fim-de-ano-tem-mais-de-4-mil-feridos-e-quase-400-mortos

Viracopos terá equipamento especial para pessoas com deficiência


Encontro entre diretoria da Aeroportos Brasil e secretário de Estado Adjunto



O diretor-presidente da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, recebeu hoje, dia 3, o secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.Na reunião a concessionária anunciou a compra de cinco cadeiras de rodas para atender pessoas com deficiência. As cadeiras ficarão no Balcão de Informações do terminal de passageiros.

Küster determinou também a compra de um ambulift, apesar de essa ser uma responsabilidade das companhias aéreas. O equipamento é uma espécie de ônibus que tem um elevador, usado para mover do avião passageiros com dificuldades de locomoção. O equipamento deve ser adquirido neste semestre.

O presidente da concessionária anunciou ainda a criação de um local especial para que pessoas com deficiência possam descer de veículos no acesso ao terminal do aeroporto. “Cada vez mais nós temos que nos preocupar com as pessoas com deficiência, que devem ser tratadas com dignidade”, disse Kuster.

O encontro também  teve análise sobre outros assuntos, como os banheiros do saguão do aeroporto que estão sendo adaptados para o acesso de pessoas com deficiência.Participaram da reunião diretores da Concessionária e o diretor técnico da Coordenadoria de Acessibilidade do Estado de São Paulo, Roque Eduardo Cruz.

AE

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=7086&noticia=viracopos-tera-equipamento-especial-para-pessoas-c

Turismo gerou mais de 2 mil empregos em Sergipe em 2012

De acordo com os dados do Caged, os empregos gerados pelo turismo em Sergipe em 2012 representaram um crescimento de 5,75% em relação ao mesmo período de 2011

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre dezembro de 2011 a novembro de 2012, o turismo sergipano, a partir dos setores e áreas classificados pelo IBGE, gerou 2.308 empregos diretos e indiretos, ficando atrás apenas do setor de construção civil. Os diversos setores envolvidos com o turismo representam 19,4% do total de empregos gerados para a economia sergipana, demonstrando o crescimento da atividade turística no estado.

Ainda de acordo com os dados do Caged, os empregos gerados pelo turismo em Sergipe em 2012 representaram um crescimento de 5,75% em relação ao mesmo período de 2011, ficando a frente de destinos turísticos tradicionais do Nordeste, a exemplo de Alagoas (2,75%) e Bahia (4%).

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_42_48_5_,turismo-gerou-mais-de-2-mil-empregos-em-sergipe-em-2012.html

Capacitação é prioridade para agências em 2013


O principal desafio para as agências de viagens neste novo ano será a capacitação. Esta é a opinião do vice-presidente da Abav Nacional, Edmar Bull. Mesmo com uma desaceleração da economia, o dirigente aponta também a meta de crescimento na casa de dois dígitos para o setor, o que segundo ele já ocorreu em 2012. “A área corporativa e de eventos tem crescido bastante, o lazer tem avançado menos”, revelou.

Bull destacou as capacitações e treinamentos como prioridade. Para ele, as agências devem trabalhar muito no desenvolvimento da sua mão de obra e no uso da tecnologia para continuarem crescendo. “Isso otimiza processos e aumenta a capacidade dos atendentes para produzirem mais”, acredita o executivo, lembrando que a meta da entidade é treinar o dobro de agentes neste ano em comparação com o ano passado.

Outro desafio da Abav Nacional é organizar a sua feira em São Paulo. O vice-presidente da entidade afirmou que os preparativos já estão avançados, com boa parte dos espaços já reservados. “Estamos muito à frente do que esperávamos e temos certeza de que a feira será um sucesso”, disse. Bull ressaltou ainda que a planta do evento está sendo finalizada e será disponibilizada na próxima semana.

O dirigente faliu ainda sobre a concorrência das OTAs, já que em 2012, além da chegada do Expedia ao Brasil, grupos como Pão de Açucar e Laselva também entraram no negócio. “São públicos diferentes. Não as vejo como concorrentes. Para se ter uma ideia, nas lojas físicas, 80% das consultas resultam em vendas. Nos sites, apenas 1% das pessoas que acessam acabam comprando”, finalizou.

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/91707

TRILHA DA CACHOEIRA ENCANTADA É NOVA APOSTA PARA O VERÃO


Você vai pular as pedras pequenas, caminhar sobre as grandonas, tirar o tênis e botar os pés na água em alguns trechos. Calçá-lo de volta, repetir a dose. Desviar do rio no meio da mata fechada. Escorregões, tombos e galhadas na testa farão parte do trajeto. Mas não desanime, rapaz!

Trilha de 76 km leva a chapada intimista
Conheça a chapada sem suar (tanto) a camisa

Para chegar à mais "nova atração" da chapada Diamantina, a cachoeira Encantada, uma das promessas deste verão, você terá realmente que se submeter a um teste rigoroso de resistência.

E ele começa logo no trajeto. São 81 km de carro do vilarejo de Igatu até a região chamada de Baixão da Colônia, sendo que 42 km são de terra -de Lençóis, é ainda mais longo, 190 km.
Ok, o carro é novo, bem equipado, espaçoso, com ar, e o povo está animado que só. 

Fonte: Folha de Sao Paulo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5597

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...