Translate

21/08/2012

CRESCIMENTO E OTIMISMO NO SETOR TURÍSTICO


MTur divulga pesquisa que levanta faturamento, preços, custos e quadro de pessoal das empresas que faturaram R$ 50,9 bilhões em 2011.

As empresas do setor de turismo registraram aumento no faturamento médio de 18,3% em 2011. Cerca de 87% dos empresários esperam expansão dos negócios em 2012. O clima de otimismo nas 80 maiores empresas de nove segmentos foi captado pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo.

A 8ª edição da Pacet, realizada entre janeiro e março de 2012, reúne informações sobre o desempenho da atividade turística no ano passado e prognósticos para este ano. A pesquisa teve o foco em empreendimentos com 110 mil empregados e faturamento de R$ 50,9 bilhões. O fortalecimento da economia nacional, o aumento de demanda por viagens e investimentos, a expansão do volume de operações e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados pelos empresários como alguns dos fatores que sustentaram o crescimento das atividades.

Os resultados consolidados mostram o desenvolvimento do setor como um todo – que superou as expectativas indicadas pela pesquisa em 2010. As empresas faturaram em média 18,3% mais, ampliaram em 5,7% o quadro de funcionários, majoraram em 7% os preços e tiveram aumento de custos da ordem de 9,9%.

O segmento de turismo receptivo foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento, com 33,5%. Em segundo lugar, ficou o de hospedagem (22,2%), seguido de agências de viagens (19,5%) e do transporte aéreo (18,2%). Os três primeiros segmentos apresentaram, também, as maiores variações médias de crescimento em custos e preço ao consumidor.
Os quatro segmentos que mais contrataram em 2011 são, nesta ordem, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis. O turismo receptivo apresentou variação negativa de 2,5%.

Os nove segmentos pesquisados são: agências de viagens, locadores de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo.

Fonte: Ministério do Turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4444

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ABORDA A ESCRAVIDÃO NO BRASIL


Foi aberto ontem (20/08) em Brasília o Seminário Internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”. O evento, parceria entre a Fundação Cultural Palmares e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), conta com apoio dos Ministérios do Turismo, Cultura, Educação, e Relações Exteriores.

O seminário é baseado no projeto da Unesco “A Rota do Escravo”, que implementou um programa sobre o tráfico negreiro que marcou as relações entre a África, Europa e as Américas. Um dos principais objetivos da iniciativa, de acordo com a Fundação Palmares, é a elaboração de um guia conceitual e metodológico para auxiliar o desenvolvimento do turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tema.

“Uma das vertentes do segmento de turismo cultural, trabalhado pelo MTur, é o turismo étnico. A parceria com a Fundação Palmares nos permite avançar em projetos que estimulem a criação de roteiros para turistas interessados em conhecer e vivenciar esse momento da cultura nacional”, diz o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Paulo André. Ele e o secretário executivo, Valdir Simão, representaram o MTur na abertura do evento, que prossegue até o dia 23.

Fonte: Ministério do Turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4446

PREFEITURA PINTA FAIXAS PARA CICLORROTA TURÍSTICA NO CENTRO DE SP


A Prefeitura de São Paulo começou a fazer a pintura das faixas da ciclorrota turística do centro do centro da cidade, que será inaugurada em setembro.

A via, que não será exclusiva para bicicletas, vai passar por 25 pontos de interesse turístico, como o Theatro Municipal, a Biblioteca Mário de Andrade, Praça da Sé e Pátio do Colégio, além das estações de metrô do centro.

Ainda não há data definida para a inauguração da ciclorrota -- que a prefeitura batizou de circuito cultural do centro--, mas será depois da estreia da ciclofaixa de lazer da av. Paulista, prevista para o próximo domingo ou para o dia 2 de setembro.

Ciclorrota é um modelo que a prefeitura adotou para compartilhar o espaço entre bicicletas e carros. Já são cinco na cidade -- Lapa, Mooca, Vila Mariana, Brooklin e um pequeno trecho entre a estação Butantã do metrô e a USP.

Ela é diferente da ciclovia, que é separada fisicamente da via para carros, e da ciclofaixa, que usa a rua, mas é exclusiva para ciclistas.

No centro, a ideia da prefeitura é estimular os ciclistas a frequentar a região aos fins de semana, trafegando inclusive pelos calçadões. Porém, como a sinalização é permanente, a ciclorrota funcionará a semana toda.

O projeto já obteve autorização dos órgãos de preservação do patrimônio e aguarda apenas a conclusão das obras para ser inaugurado.

Fonte: Folha de São Paulo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4448

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...