Translate

09/11/2012

Perfil do Turista do Mundial de 2014




Há alguns anos o Brasil não passa da marca de 5 milhões de turistas estrangeiros por ano, em função de diversas razões. De acordo com as estimativas da EMBRATUR, em 2014 são esperados 7,2 milhões de turistas internacionais, sendo que 600 mil deles estarão no país no período de 12 de junho a 13 julho, para o grande evento esportivo.

De acordo com as projeções da EMBRATUR, do total de turistas esperados para a Copa de 2014, 37% deles serão sul americanos, 29% europeus e 24% provenientes dos Estados Unidos e América Central.
Ainda temos muitas tarefas para realizar antes da Copa do Mundo, no sentido de preparar o turismo receptivo para acolher todos esses turistas. Assim, resolvemos escrever algumas características e curiosidades sobre alguns povos, de forma que empresários e gestores de destinos possam se adequar para receber bem esses visitantes. Nossas fontes de consulta foram as cartilhas “Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014”, volumes 1 e 2, publicadas recentemente pelo SEBRAE SP.

Alemães: são extremamente organizados e não admitem falta de compromisso ou improvisos. Prezam o profissionalismo e a pontualidade na programação de suas viagens. Apreciam cerveja, que na Alemanha o teor alcoólico bem mais elevado e não é servida tão gelada como no Brasil. Os alemães leem muito, mesmo durante as viagens, e uma boa dica é a publicação de pequenas brochuras sobre o destino, sua cultura e suas particularidades, em alemão, para serem distribuídos nos hotéis, operadoras, agências de turismo, atrativos e etc.

Argentinos: são os principais visitantes estrangeiros no Brasil e buscam praias, cultura e natureza. Eles têm o hábito de viajar bastante e costumam permanecer 15 dias no destino. Apreciam carnes e bons vinhos e, assim como os brasileiros, são fanáticos por futebol. Uma particularidade deste povo é o hábito de tomar mate. Se você quiser agradá-los, ofereça água quente para o preparo.

Chilenos: são conservadores e muito religiosos. Os chilenos adoram dançar e não há festa que não termine em dança. Devido ao aumento do poder aquisitivo das classes emergentes, os chilenos têm viajado muito e gostam das praias brasileiras, com clima mais agradável e temperatura da água bem acima das praias do Chile. Na mesa chilena não pode faltar vinho e a grande maioria aprecia pescados e frutos do mar. Há uma polêmica entre peruanos e chilenos em relação à origem do pisco, destilado típico. Independentemente  da origem da bebida, os dois povos apreciam o famoso “pisco sour”, coquetel preparado com limão.

Franceses: a França é o país mais visitado do mundo e os franceses também adoram viajar. Eles preferem países exóticos e apreciam as experiências turísticas autênticas.  O turista francês é muito independente e gosta de planejar e organizar sua viagem. Os franceses gostam muito de cinema e literatura e muitos deles têm animais de estimação, principalmente cachorros, que são vistos em supermercados, restaurantes, lojas, etc. A gastronomia francesa é uma referência no mundo todo.

Mexicanos: são calorosos, alegres e descontraídos. Apreciam pratos picantes, cervejas e drinques à base de tequila. Evite conversar com os mexicanos sobre os conflitos políticos com os Estados Unidos. Os mexicanos acompanham o futebol brasileiro.

É importante lembrar que este evento tem grande importância no sentido de projetar o turismo brasileiro em nível global. Mais do que receber os turistas durante a Copa do Mundo, temos que nos estruturar para receber os visitantes que ficarão entusiasmados em conhecer o Brasil, depois do evento. Ou você não ficou curioso para conhecer a África do Sul?

Leia também nossos posts “Desafios das empresas e destinos para a Copa de 2014” e “Copa do Mundo Aqui? No Brasil”.

Retirado: http://agentenoturismo.com.br/perfil-do-turista-do-mundial-de-2014/

Santur realiza seminários em regiões turísticas de Santa Catarina


O Governo do Estado, através da Santa Catarina Turismo (Santur), dá início ao projeto “A Santa Catarina que Queremos – Qualidade do Marketing”, como parte do Plano Catarina 2020 – Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina, realizando em dez regiões turísticas do estado, com consultoria da Chias Marketing, uma série de Seminários Regionais.

Esta etapa de aproximação com o trade turístico e demais envolvidos com a atividade turística nas cidades catarinenses tem como principal objetivo a transferência de tecnologia e aprofundamento da metodologia técnica e do conteúdo de cada plano regional nas respectivas regiões turísticas do Estado.

Nos encontros, os debates serão sobre o marketing turístico de cada uma das regiões, que receberão estratégias e promoções diferenciadas nos próximos anos.

Patrícia Servilha, sócia consultora da Chias Marketing, fará a apresentação do Seminário aos gestores e profissionais de turismo, a fim de repassar o Plano Operacional desenvolvido para cada região e propor reflexões que orientem a implantação do Plano Catarina 2020 no âmbito regional.

O Plano Catarina 2020 – Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina foi lançado em outubro de 2010. “O Plano pretende tornar o Turismo Catarinense líder e referência internacional até 2020, a partir de uma proposta de atuação estratégica e coordenada entre Estado e Regiões para a comunicação e a promoção turística”, explica o diretor de Marketing da Santur e coordenador do Plano Catarina, Flávio Agustini.

CO

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=6024&noticia=santur-realiza-seminarios-em-regioes-turisticas-de

Abav-PR e ABIH-PR realizarão 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade

Celso Tesser, presidente da Abav-PR, reforçou que a afinidade de público trará "mais notoriedade" aos eventos



A Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná) e a ABIH-PR (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Paraná) firmaram parceria para a realização do 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, que acontecerá em paralelo com o 19º Salão Paranaense de Turismo, ambos em 2013.

Segundo Henrique Lenz, presidente da ABIH-PR, o Salão é um dos principais eventos do turismo da região sul do Brasil, e a parceria entre as entidades “ressalta a força do setor no Paraná e a união entre ambas”, disse, completando que os participantes do evento da Abav-PR poderão fazer parte das capacitações do Encontro de Hospitalidade.

O Presidente da Abav-PR, Celso Tesser, declarou que a parceria inédita estava sendo “ensaiada há muito tempo” e foi concretizada para 2013. “Temos uma afinidade de público e esse encontro trará ainda mais notoriedade para o nosso evento”, afirmou Tesser.

Post: Arthur Stabile

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_63_12_15_,abavpr-e-abihpr-realizarao-1-encontro-paranaense-de-hospitalidade.html

Abertas inscrições para curso de administração de hotéis e eventos


Estão abertas as inscrições para o curso de Administração Hoteleira & Eventos do Centro Europeu, o único do gênero no estado do Paraná, para o ano de 2013. Com um método de ensino baseado nas melhores escolas europeias, o curso forma profissionais capacitados para atuar nas áreas administrativas e de alimentos e bebidas em hotéis de todas as categorias e, também, em empresas especializadas na organização de eventos.

Supervisionado pelo professor Rogério Gobbi, consultor com vasta experiência no segmento, o curso do Centro Europeu tem duração de um ano (regular) ou um semestre (intensivo) e abrange desde as áreas operacionais até áreas estratégicas e de gestão de empreendimentos hoteleiros e empresas de eventos. Os assuntos discutidos ao longo do curso são divididos em três etapas: Módulo de Hospedagem e Administração; Módulo de Alimentos e Bebidas; e Módulo de Eventos.

No primeiro módulo, o aluno irá estudar toda a parte administrativa e operacional de um hotel, passando por recepção, governança, marketing, finanças, controladoria e eventos, entre outros. O Módulo de Alimentos e Bebidas abrange temas como estrutura de restaurantes, café da manhã, serviço de quarto, compras, almoxarifado, conhecimento de mercadorias, planejamento de cardápios, custos e gerenciamento. Já o Módulo de Eventos irá capacitar o aluno em conteúdos voltados à estratégia de criação, captação e operação de eventos em suas diferentes modalidades.

Além das matérias curriculares, visitas técnicas e palestras, o Centro Europeu oferece programas de estágio para que os alunos possam ter contato direto com o mercado profissional. Para concretizar este eficiente programa, a escola possui o único Hotel Escola do sul do Brasil, que possibilita ao aluno a atuação em diferentes setores do hotel e a vivência do dia a dia da atividade hoteleira na prática; e mantém parcerias com diversas instituições internacionais, como a Escola de Hotelaria Les Roches (Suíça), Universidades Hotelconsult “César Ritz” (Suíça, Austrália e EUA); e nacionais, entre elas Rede Marriott de Hotéis, Rio Quente Resorts, Hotéis Intercontinental, Sofitel, Costão do Santinho, Rede Transamérica de Hotéis, Hotéis Sheraton, Rede Bourbon de Hotéis, Rede Mabu de Hotéis, Club Med e complexo turístico Costa do Sauípe.

O curso de Administração Hoteleira & Eventos do Centro Europeu terá início no dia 05 de março, com turmas pela manhã e noite, de segunda à sexta-feira. Após a conclusão das atividades, os alunos serão certificados pelo Centro Europeu e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - PR (ABIH - PR). 

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/hotelaria/47866-abertas-inscricoes-para-curso-de-administracao-de-hoteis-e-eventos

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...