Translate

13/01/2013

Carnaval em Maceió começa no dia 2 de fevereiro


Os adeptos do carnaval de rua, em Maceió, esperam, com ansiedade, o desfile do Bloco Carnavalesco Pinto da Madrugada, marcado para o dia 2 de fevereiro, na praia da Pajuçara. A saída será às 8h, e mais de cem mil pessoas, entre maceioenses e turistas, participarão do evento, animado por 600 músicos que executarão um repertório de frevos e marchas atemporais, privilegiando, sobretudo, os compositores alagoanos.

“O Pinto da Madrugada é aberto, democrático, e reúne pessoas de todas as idades num clima de harmonia e confraternização. Para se ter uma idéia, desde o seu primeiro desfile, em fevereiro de 2000, não há registros de ocorrência de violência”, enfatiza Hermann Braga de Lyra Júnior, um dos diretores do bloco.

Ainda de acordo com Braga Lyra, como é mais conhecido, o Pinto da Madrugada, fundado há 14 anos, resgatou o Carnaval de rua de Maceió, que se encontrava num processo de extinção. “O bloco chegou para ficar, fixando raízes, mantendo a tradição, elevando a autoestima do alagoano e gerando emprego e renda”, ressalta Lyra. Ele acrescenta que o Pinto da Madrugada tem como parceiros o Governo do Estado e a classe empresarial alagoana.

Mas o Pinto da Madrugada não é reverenciado apenas no dia do desfile. No último dia do ano, às 6h, acontece o primeiro Réveillon do Brasil, na orla da Ponta Verde, com animação de uma orquestra de frevo. Há, também, o tradicional Munguzá do Pinto, que este ano será no dia 26 de janeiro, das 7h às 10h, em frente ao Hotel Ponta Verde, e o aniversário do Pinto, no dia seguinte, das 10h às 14h, na orla da Ponta Verde, próximo à Barraca Pedra Virada, quando acontece o Carnaval para Crianças (Oficinas de Boi de Carnaval, máscaras, frevo, pinturas); desfile de fantasias.

Segundo a secretária-adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, o Bloco Carnavalesco Pinto de Madrugada é uma entidade que mudou a cara do Carnaval de Maceió, resgatando frevo e algumas manifestações populares, acrescentando que o desfile anual do Pinto é, sem dúvida, o maior acontecimento do período pré-carnavalesco na capital alagoana.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/eventos/49093-carnaval-em-maceio-comeca-no-dia-2-de-fevereiro

Estação Ciência reabre ao público dia 15


A partir do dia 15 a Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP - reabre as portas para o público visitante. O espaço esteve fechado desde o dia 10 de dezembro para a realização de reformas estruturais e manutenção do edifício, em especial na cobertura do prédio.

Dessa forma, a mais recente exposição, "Vias do Coração", inaugurada no dia 1º de novembro, volta a ser aberta ao público até o dia 31 de março. A montagem conta com objetos interativos e painéis, exemplificando o funcionamento do sistema circulatório humano e algumas doenças. A exposição é realizada em parceria Sanofi e Fundação Oswaldo Cruz.

Nesse retorno a Estação Ciência contará também com uma nova exposição sobre obesidade, A Obesidade pelo Olhar da Infografia, parte do projeto “Emagrece Brasil” da editora Abril e que dispõe grandes painéis com reportagens e infográficos de diversas publicações abordando o tema da obesidade.

A Estação ainda conta com suas tradicionais exposições permanentes, abrangendo temas como Física, Matemática e Ciências da Terra, que também sofreram algumas alterações ganhando um espaço mais amplo e reativação de equipamentos.

Também durante o período em que a Estação Ciência permaneceu fechada, o espaço Estação Natureza, mantido em parceria com a Fundação Grupo Boticário, foi inteiramente restaurado. São cinco vagões de trem nos quais o visitante faz um passeio por simulações dos biomas brasileiros.

Ao longo de 2013 a Estação Ciência deverá ainda receber diversas outras novas exposições já em planejamento, além de prosseguir com obras de recuperação do prédio, porém agora em fases mais superficiais, que não exigem o fechamento do espaço para o público.

O horário de funcionamento mantém-se o mesmo: de terça à sexta-feira das 8 às 18 horas e sábados, domingos e feriados das 9 às 18 horas. A Estação Ciência localiza-se na rua Guaicurus, 1394, Lapa, ao lado do Terminal Lapa da SPTrans e da Estação Lapa da CPTM.

CM
Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=7245&noticia=estacao-ciencia-reabre-ao-publico-dia-15

Líbano lança ação de turismo no Brasil


O Ministério de Turismo do Líbano lançou esta semana uma ação mundial para promover o país no mercado de turismo. No Brasil, um pacote especial foi desenvolvido em parceria com a operadora Soft Travel para incentivar que mais brasileiros visitem o Líbano.  


O público brasileiro terá a oportunidade de ir para o Líbano pagando apenas a metade do valor do pacote e ainda poderão parcelar o valor em 10 vezes. A viagem tem a duração de 6 dias e inclui aéreo, acomodação com café da manhã, traslado e seguro viagem. O público poderá adquirir este pacote com 50% durante os próximos 50 dias, até o dia 28 de fevereiro.

Esta facilitação foi pensada para atrair o maior número de viajantes para o Líbano, país que cada vez mais desenvolve uma infraestrutura turística de alto nível. "O Brasil é um local muito especial para o Líbano, não só pela ligação com os milhares de descendentes libaneses que aqui vivem, mas também pelo estilo alegre e vibrante do povo. Temos muitas características em comum e queremos incentivar os brasileiros a irem connhecer pessoalmente as riquezas do Líbano. Temos opções excelentes de atrações: pontos históricos, programação cultural vasta, praias lindas, alta gastronomia, pistas de esqui e muito mais", afirma Kabalan Frangieh, Cônsul-Geral libanês. 

Post: Luís Adorno.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_49_36_20_,libano-lanca-acao-de-turismo-no-brasil.html

​Desafio Internacional das Estrelas continua no BCW em 2014


O acordo de continuidade para a edição de 2014 do Desafio Internacional das Estrelas, no Autódromo Beto Carrero foi assinado hoje entre o presidente do Beto Carrero World, Alex Murad; Vitor Bauab, diretor de vendas, marketing e novos negócios do Parque; Carlinhos Romangnolli, da Romangnolli Promoção e Eventos, e Guilherme Schaeffer, da XYZ.  
Carlinhos Romangnolli, do Desafio das Estrelas e Alex Murad assinam o contrato para edição 2014 do evento

Segundo Murad, o sonho antigo de seu pai está sendo realizado e os investimentos para realizar o evento por meio de parceria faz parte do projeto de desenvolvimento do Parque”, disse.

A empolgação dos pilotos e as qualidades da pista e trajeto devem ter contribuído para o fechamento do contrato. Além disso, esta é a estreia do Desafio na pista do Beto Carrero World, depois de seis anos sendo realizado em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. 

"Tivemos a sorte de encontrar grandes parceiros no Carlinhos Romagnolli e na família Massa, sempre com grandes eventos, como a etapa do Mundial de Motocross que organizamos aqui e foi considerada a melhor do ano", destacou Murad. "Para o Beto Carrero World é um grande prazer e uma satisfação enorme ter o Desafio Internacional das Estrelas aqui, porque um evento deste porte a gente entende que, como parque, é uma grande vitrine", destacou Bauab.

Romagnolli e Schaeffer endossaram a qualidade do autódromo e a parceria de sucesso feita com o Beto Carrero.

Confira a programação de amanhã

13.01 - Domingo
08h00 - Abertura dos Portões
08h30 - Warm up (15 minutos)
09h00 - Freestyle Motocross Show
09h45 - Solenidade de Abertura Oficial
10h10 - Desfile dos pilotos
10h30 - 2ª bateria "Kart dos Artistas"
11h00 - 2ª bateria Desafio das Estrelas
11h40 - Pódio
12h00 - Coletiva com os campeões do Desafio.

Pilotos inscritos
Felipe Massa, Brasil, Fórmula 1
Fernando Alonso, Espanha, Fórmula 1
Jaime Alguersuari, Espanha, Fórmula 1
Vitantonio Liuzzi, Itália, Fórmula 1
Kamui Kobayashi, Japão, Fórmula 1
Sebastien Buemi, Suíça, Fórmula 1
Jules Bianchi, França, Fórmula 1
Bruno Senna, Brasil, Fórmula 1
Lucas Di Grassi, Brasil, Fórmula 1/WEC
Bia Figueiredo, Brasil, Fórmula Indy
Augusto Farfus, Brasil, DTM
Felipe Nasr, Brasil, GP2
Nelsinho Piquet, Brasil, Nascar
Pietro Fittipaldi, Brasil, Nascar
Cacá Bueno, Brasil, Stock Car
Luciano Burti, Brasil, Stock Car
Thiago Camilo, Brasil, Stock Car
Antonio Pizzonia, Brasil, Stock Car
Allam Khodair, Brasil, Stock Car
Valdeno Brito, Brasil, Stock Car
Ricardo Zonta, Brasil, Stock Car
Vitor Meira, Stock Car, Brasil
Enrique Bernoldi, Brasil, Stock Car
João Paulo de Oliveira, Brasil, Super GT/Fórmula Nippon
Beto Monteiro, Fórmula Truck
Leonardo Nienkotter, Copa Fiat

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/91973

TURISTAS NÃO PRECISARÃO MAIS DE GUIAS PARA VISITAR O PARQUE DA CHAPADA DOS VEADEIROS


Desde o dia 10 de janeiro, os visitantes que quiserem conhecer as principais trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, não terão mais o acompanhamento obrigatório de guias. A decisão foi tomada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por reivindicação dos próprios visitantes.

“Há muitas pessoas, muitos montanhistas que têm habilidades suficientes para caminhar sem o acompanhamento de um guia e que preferem caminhar sozinhas, sem estar forçadas a acompanhar um grupo. Inclusive, tivemos manifestações por escrito das Federações Brasileira, Mineira e Paulista de Montanhismo”, disse o diretor da ICMBio, Pedro Cunha, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, a Chapada dos Veadeiros é um dos poucos parques brasileiros onde há obrigatoriedade de guias para acompanhar os visitantes. O local recebe cerca de 20 mil pessoas por ano. Para ele, esse número ultrapassa a demanda e dificulta o acesso ao parque. “Tem acontecido de as pessoas chegarem à Chapada no domingo por volta das 10h e não encontrarem mais por falta de guia disponível. Essa decisão facilitará o acesso às trilhas.”

Além do acesso livre ao parque, o diretor também falou de outros benefícios para o município: “Essa medida causará um impacto positivo para a economia em serviços associados à guiagem como restaurantes, pousadas, lanchonetes, serviços de transportes, gerando emprego e renda.”

Com relação aos condutores, o diretor disse que o trabalho não será prejudicado. “O instituto continuará a incentivar fortemente a contratação de guias porque é um trabalho muito importante, mas não queremos que seja mais obrigatório”, concluiu.

Para o guia Carlos Eduardo Cardoso, a decisão irá reduzir o mercado de trabalho e prejudicar a preservação do local. “Com a decisão do ICMBio, o trabalho no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde há mais procura por guias, irá diminuir muito. A preservação do local também ficará comprometida porque as pessoas não terão mais o acompanhamento do guia, que dá orientações [de como fazer com o lixo e como proteger o meio ambiente].

Segundo Cardoso, também é preocupante a possibilidade de o número de acidentes aumentar, já que alguns visitantes desconhecem as trilhas e outros pontos do parque. O guia lembrou que a maioria dos moradores de São Jorge, município próximo à Chapada dos Veadeiros, precisam desse trabalho. “O turismo da Chapada é uma das principais fontes de renda do município”, disse. Cardoso, que também é mestre de capoeira, disse que mesmo com a decisão pretende continuar o trabalho de guia.

Fonte: Agência Brasil

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5670

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...