Translate

06/06/2014

Paratur recebe vôo inaugural da TAP com show de carimbó

c_450_300_16777215_00_images_stories_2014_mai2014_0000056.jpg



A partir desta terça-feira, 3 de junho, a TAP (Companhia Aérea Portuguesa) começa a operar com vôos direto entre Belém e Lisboa, ligando a capital paraense a diversos destinos da Europa. Essa nova rota, que terá três freqüências semanais em um vôo triangular Belém-Lisboa-Manaus já era aguardada há décadas pelos paraenses, que agora, estreitam os lanços com o país guardião das suas origens históricas e culturais. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), consciente da importância desse momento para o turismo da Amazônia, preparou um receptivo especial para a chegada dos 268 passageiros que virão a bordo do vôo inaugural.

“Nossa equipe de marketing vai receber os passageiros com um belíssimo show de carimbó, informações turísticas e outras estratégias inerentes à receptividade dos paraenses, que coloca o Pará na preferência dos turistas europeus”. Afirma o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que coordenará a ação.

Além de ligar a Amazônia à Europa, os vôos vão aumentar o fluxo turístico na capital paraense e também nos demais pólos, a exemplo do Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão), que além de receber turistas que partirão da capital paraense também deve receber fluxo de Manaus (AM), onde o vôo da TAP fará escala. O Marajó é outra região que deve atrair esse público, em especial os municípios de Soure e Salvaterra, no maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo.

Douglas Lima, gerente executivo da TAP em Belém, assegura que os benefícios ao Pará com a chegada desse novo vôo são muitas. “Nossa equipe de trabalho na TAP Belém, com cerca de 45 profissionais que atuam direta e indiretamente na comercialização e logística do Aeroporto, é formada por mão de obra quase exclusivamente de Belém”. Diz o executivo, ao informar que o vôo inaugural chegad na terça, dia 3, com 244 passageiros na classe econômica, 24 na executiva.

“Já foram comercializados mais de 10 mil bilhetes para o vôo triangular Lisboa, Belém e Manaus”. Afirma Douglas, ao explicar que os bilhetes da TAP entre Belém e Lisboa variam entre US$ 799 a US$ 4 mil, dependendo do período da viagem. O vôo também chega como opção para o transporte de cargas, incrementando a importação e exportação de produtos entre o Pará e a Europa.

O receptivo para o vôo inaugural da TAP começa às 17 horas, no Aeroporto Internacional de Belém. O vôo chega em Belém às 17h40 e parte às 19h15. O show de carimbó será por conta do grupo Mistura Regional, que trabalha com a Paratur nos receptivos turísticos de caráter promocional.

Retirado: http://jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/58439-paratur-recebe-voo-inaugural-da-tap-com-show-de-carimbo

Ministro lança Guia Turismo Acessível na Câmara

O ministro do Turismo, Vinicius Lages lançou, na manhã desta terça-feira, o site “Guia Turismo Acessível”. A ferramenta eletrônica é colaborativa e permite ao turista, com deficiência ou não, cadastrar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas segundo seu nível de acessibilidade, como a presença de rampas, de banheiros adaptados e até de atrativos de lazer acessíveis. O lançamento aconteceu no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados, durante a Sessão Solene em comemoração aos 15 anos do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
O ministro destacou que o site foi concebido em parceria com o trade turístico nacional e permitirá construir uma base de dados de acessibilidade nos equipamentos turísticos e urbanos.
c_450_300_16777215_00_images_stories_2014_mai2014_imglages.jpg 
“Qualquer cidadão pode entrar no site e fazer avaliação dos equipamentos, meios de hospedagem, bares e restaurantes no que diz respeito à acessibilidade. O site já está no ar e traz também esclarecimentos para quem vai construir novos equipamentos. Esperamos que, além dessas informações iniciais, possamos agregar avaliações, fotografias e recomendações para que, juntos com o Conade e o parlamento, possamos avançar nessa direção da acessibilidade”, explicou. 
De acordo com Lages, a pasta já trabalha a partir da LGT (Lei Geral do Turismo) com segmentos específicos e prioritários, entre eles, as pessoas com deficiência. No Brasil, existem 45,6 milhões de pessoas que afirmam ter algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população do País. Segundo ele, o MTur realiza um conjunto de ações de sensibilização junto ao trade, adequando normas e portarias da pasta e visa garantir que as novas obras de infraestrutura possam se adequar às normas da ABNT. 
“Esse é um momento especial para o MTur. Trabalhamos nessa agenda de expansão de direitos, contra a discriminação e pela inclusão e expansão da acessibilidade às experiências turísticas. Essas oportunidades são valiosas. Com mais brasileiros viajando, por meio da redução da desigualdade, o Turismo ganha muito”, definiu.  
Inicialmente, o turista poderá cadastrar e avaliar restaurantes, bares, meios de hospedagens, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer. O site também traz informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para o setor turístico. Legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida estarão disponíveis para leitura e download.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância da inclusão social e anunciou que o plenário da Casa será, finalmente, reformado para dar acessibilidade às pessoas e parlamentares com deficiência.  “Há muito a ser feito. O modelo não está acabado e, como presidente da Câmara, deixo aqui o compromisso e a esperança de que continuemos buscando essa conquista com ideal e civilidade. Haverá de chegar o dia em que Estado se redima e ofereça aos brasileiros o que lhes é de direito”, disse. 

Participaram também da sessão solene a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, o presidente do Conade, Antônio Jose do Nascimento, além de parlamentares, como a deputada Rosinha da Adefal que presidiu a sessão. Segundo ela, que é cadeirante e precisou de ajuda para chegar à mesa diretora da Câmara, a reforma do plenário só aconteceu após várias reuniões e mesmo com a oposição de alguns deputados, foi aceita pela presidência da Casa. “Essa reforma serve como um simbolismo, para que as pessoas com deficiência se sintam representadas no Congresso Nacional e para que nós possamos participar de forma plena das atividades da Casa”, disse.
Retirado:http://jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/58481-ministro-lanca-guia-turismo-acessivel-na-camara

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...