Translate

02/09/2012

SECRETARIA DO TURISMO FIRMA CONVÊNIO COM AMTURVALES


A secretária do Turismo, Abgail Pereira, assinou com representantes da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), na tarde desta sexta-feira (31), no estande da Setur, na Expointer, o convênio para a qualificação de 825 pessoas. Pelo acerto serão oferecidos diversos cursos entre eles de capacitação profissional de turismo, de gestão de agências e de produção de eventos. Abgail ressaltou que os cursos vão contribuir para o aprimoramento dos profissionais de turismo da Amturvales, que reúne 38 municípios da região do Vale do Taquari.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, destacou o empenho do governo do Estado com este convênio. Também participaram da cerimônia de assinatura o diretor de eventos da Amturvales, Leandro Arenhart, a turismóloga Lizeli Bergamaschi e o diretor de roteiros da Associação, Rafael Fontana.

A secretária Abgail despachou do estande da Setur na Expointer nesta sexta-feira e recebeu delegações de diversos municípios gaúchos, entre eles de Santa Cruz do Sul, de Venâncio Aires e Gramado.

Fonte: Setur RS.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4553

Empresas de Fretamento e Turismo realizam encontro no Guarujá

Presidente da FRESP, Claudinei Brogliato,
entrega passagem-premio para Cancun ao
 ganhador José Brigueiro
 

GUARUJÁ – Em um fim de semana propício e de clima ameno, com toda a estrutura de grande porte que o Casa Grande Hotel Resort $ Spa  tem para eventos, o 13o. Encontro das Empresas de Fretanmento e Turismo liderado pela federação paulista, a FRESP, teve inicio na noite passada e prossegue neste sábado e até amanhã (domingo, 3), com uma série de atividades colocando em destaque debates sobre o mercado, palestras, trocas de experiências e congraçamento.  São mais de 400 participantes neste décimo terceiro ano de realização do evento onde a entidade procura a reunião de seus associados e congêneres para a discussão de assuntos importantes e de interesse geral.

Entidade sindical de grau superior, a FRESP representa sete sindicatos e procura estimular o aprimoramento das atividades de transporte de passageiros por fretamento. Reúne mais de 300 empresas de transporte profissional de pessoas por fretamento e o seu encontro tem um grande interesse também a nível nacional, tanto que reúne representantes de vários outros estados, como do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, e Piauí.

“Chega de Desconto, Venda Valor” teve o empresário e consultor Marcelo Caetano em um bem-humorado e consciente show sobre questões de venda, valor, preço e desconto, fechando os trabalhos da manhã, iniciados com o tema “Eventos, como atender esse mercado em crescimento” com Aristides De La Plata Cury.  Deveria ser em conjunto com Armando Arruda Pereira de Campos Mello, presidente executivo da Ubrafe, que não pode comparecer por razões femiliares. 

FRESPmarceloFRESParistides

Consultor e engenheiro politécnico, com experiência pela passagem no setor junto ao São Paulo Convention e Embratur, além de várias associações regionais, Aristides pode trabalhar em cima de números e movimento desta área intrinsicamente ligada ao fretamento.  Afinal, apenas São Paulo tem 90 mil eventos na faixa anual, com mais de R$ 2,9 bilhões em receita. “É sempre uma grande oportunidade para empresas”, situou, dimensionando em numeros gerais o total  para o País, de R$ 32,7 bilhões. “Todos sabemos e reconhecemos que o turismo de eventos tem a melhor relação custo x benefício, e no calendário de eventos da Ubrafe, as 201 feiras relacionadas em 13 estados  mostram bem como este é um panorama em franco crescimento”. 
Outras duas palestras de caráter técnico também foram realizadas pela manhã no Salão Imperial do Centro de Eventos do Casa Grande: – “Fretamento, qualidade na visão do cliente”, com Vitor José Homem da Silva e “Campanha da Produtividade”, com Djalma Dutra Costa Junior, diretores de empresas.
Na programação deste encontro, colocando o mercado de fretamento em pauta, a abertura teve a palestra de Pepita Soler, diretora regional para o Brasil e América Latina do Connection System, consultoria em inovação que  expôs sobre o cultivo de uma rede de trabalho inovadora.
Em intervenções sobre assuntos relacionados, houve a apresentação do premio da ANTP em seu formato ampliado que inclui o fretamento na rede de demandas urbanas e processo de qualidade. E também a reafirmação da parceria da FRESP com o Brasilturis Jornal, representado pelo diretor executivo Marcos Araújo, com o lançamento de novas ações conjuntas do veiculo e da federação junto ao setor turístico.

FRESPmarcoseregina

Na noite deste sábado, com jantar e depois palestra-show, a continuidade do encontro.  O sorteio de uma passagem para Santiago do Chile e acompanhante também será uma das surpresas do evento. No sorteio da manhã, o ganhador foi José Brigueiro, da Exclusiva, que terá o prêmio-viagem para Cancun, no caribe mexicano. A entrega foi feita pelo presidente da Fresp, Claudinei Brogliato, que recepcionou no evento autoridades políticas e associados, afirmando que "não adianta ter apenas um profundo conhecimento de mercado, é preciso conhecer as normatizações da atividade, dos avanços existentes na questão da mobilidade e o atendimento às exigências ambientais, além de uma série de questões - o turismo, os eventos, os acontecimentos que movimentam o setor. Este encontro  anual procura refletir justamente esta integração". 

ANTONIO EURYCO


Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=4348&noticia=empresas-de-fretamento-e-turismo-realizam-encontro#

MTur quer viabilizar projetos de trens turísticos


O Ministério do Turismo vai realizar chamada pública para selecionar projetos de implantação de trens turísticos no País. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT) da pasta, Ítalo Mendes, durante reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário, realizada na quarta-feira (29) em Brasília. 

“Os trens turísticos contribuem para o resgate da história do transporte ferroviário no Brasil e surgem como um catalizador do desenvolvimento cultural dos destinos brasileiros”, afirmou Mendes. Segundo o executivo, os termos do edital da chamada pública estão sendo definidos. A previsão é que o lançamento ocorra até o final deste ano.

Os projetos de trens turísticos que já tramitavam na pasta serão analisados com prioridade. Outro ponto discutido na reunião foi a necessidade de dar agilidade ao processo de avaliação das propostas encaminhadas ao MTur.

Retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/servicos/mtur-quer-viabilizar-projetos-de-trens-turisticos_81066.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...