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02/11/2012

Três regiões terão taxas de juros menor para projetos turísticos


As empresas do setor de turismo com interesse em financiar projetos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão beneficiadas com redução de encargos financeiros para até 2,5% ao ano. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) baixou os juros das operações realizadas com recursos dos fundos constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).

A Resolução 4.149, do CMN, de 25 de outubro, estabeleceu as menores taxas de juros da história desses fundos. Proposta pelo Ministério da Integração Nacional, a redução teve apoio do Ministério do Turismo.

As novas taxas de juros vigorarão até 31 de dezembro deste ano. Durante esse período, os beneficiados poderão contratar operações de investimento com a taxa nominal de 2,94% ao ano, podendo chegar a 2,5%, se utilizado o bônus de adimplência de 15%, que incide sobre as prestações pagas em dia.

Nas operações para capital de giro ou custeio isolado, os bancos administradores desses fundos continuarão praticando as taxas de juros e bônus de adimplência anteriormente estabelecidos. Para esses empréstimos, a taxa varia de 5,74% a 8,5% ao ano, com bônus de adimplência e de acordo com o porte da empresa.

“Essa ação do Ministério da Integração estimulará, de forma decisiva, os empreendedores com interesse em iniciar ou ampliar o seu negócio no turismo”, afirmou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/brasil/47752-tres-regioes-terao-taxas-de-juros-menor-para-projetos-turisticos

Mtur repassa 4,57 milhões para qualificar setor de turismo


O Ministério do Turismo empenhou, nesta terça-feira (30.10), R$ 4,57 milhões para preparar 3.950 profissionais da linha de frente do turismo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A ação contempla trabalhadores de diversas categorias do receptivo do setor na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul, estados-sede do campeonato mundial de futebol.

A estratégia é complementar à oferta de cursos do Pronatec Copa (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltado para a Copa do Mundo 2014), uma das ações de qualificação profissional do Ministério do Turismo.

Segundo o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, o repasse às cidades-sede integra o pacote de investimentos da pasta para 2014: “Além de ampliar a qualificação de mão-de-obra para a Copa, estamos investindo no legado, que é do povo: a profissionalização, a geração de renda e o desenvolvimento econômico casado com o desenvolvimento social”, afirmou. De acordo com Mota, outros 13 projetos de estados-sede do Mundial estão em análise pelo Ministério do Turismo.

Na capital gaúcha, o programa atenderá 2,4 mil profissionais diretamente envolvidos com o receptivo turístico para a Copa do Mundo. O repasse para a Secretaria de Turismo do estado, no valor de R$ 3,09 milhões, será destinado ao aperfeiçoamento dos recursos humanos de diversas atividades de apoio ao turismo: taxistas, guias de turismo, comerciários, trabalhadores da segurança pública (policiais civis, militares e bombeiros) e do transporte público (motoristas e cobradores de ônibus). Segundo estudo encomendado pelo MTur à Fundação Getúlio Vargas (FGV), a estimativa é que a cidade receba 413,4 mil brasileiros e 129 mil estrangeiros durante o mundial.

Já a parceria entre o MTur e a Secretaria de Turismo da Bahia vai oferecer cursos de inglês para 1.020 taxistas em Salvador. O ministério destinou R$ 1,053 milhões à iniciativa. De acordo com projeção do MTur/FGV, a capital soteropolitana receberá 560 mil brasileiros e 148,2 mil estrangeiros durante a Copa.

Em Recife, o projeto pretende qualificar prestadores de serviços da cadeia produtiva do setor e multiplicadores de informações turísticas. O foco do convênio com a Prefeitura da capital pernambucana é aprimorar o atendimento ao visitante em mercados públicos, barracas de coco e Centros de Atendimento ao Turista (CATs).

Ao todo, serão contemplados 530 profissionais que estudarão, entre outras disciplinas, noções de empreendedorismo, segurança alimentar e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O investimento do MTur, de R$ 429,8 mil, vai aprimorar o atendimento aos 324 mil estrangeiros e 81,7 mil brasileiros que passarão pela cidade durante os 30 dias da Copa 2014.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/governo/47747-mtur-repassa-4-57-milhoes-para-qualificar-setor-de-turismo

Gapnet faz campanha inédita e premia toda a cadeia do turismo


Nada como motivação para a engrenagem do turismo girar mais rápido e mais azeitada. Os prêmios de incentivo, representam, sem discussão, um gás a mais nas vendas do agente de viagem. Pensando nisso e, com a proximidade do Natal, a TAM lançou esta semana junto à operadoras e consolidadoras o tema ‘Antecipe as vendas para garantir o seu Natal’, com o objetivo evidente de garantir o máximo de vendas no período de fim de ano. São Tvs, Ipads, Iphones, Notebooks e bicicletas para alegrar as festas de fim de ano dos agentes que vendem bilhetes da companhia aérea.

Democrático e transparente - A Gapnet, no entanto, resolveu ampliar a proposta e sugeriu que todos da cadeia produtiva possam ganhar. “Criamos o programa Gap Christmas e estendemos a premiação. A forma da distribuição dos prêmios é super democrática, pois premia agências e agentes, premia as grandes agências e também as médias e pequenas", explica Jorge Salim, diretor de marketing da consolidadora. 

Jorge Salim: premiações para os donos e funcionários das agências; todos pessoas são importantes no processo

 De acordo com Salim, são três critérios para a premiação: Vendas (10 agências serão selecionadas por volume de vendas); Aumento de Vendas (cinco grupos e seis agências serão selecionadas por aumento de vendas (share) e Emissão Premiada (para os emissores de bilhetes que obterem mais de 10 selos eletrônicos que aparecem após a emissão).

“Serão mais de 55 prêmios para 20 unidades Gapnet no Brasil, destacando-se todas as regiões. São premiações para os donos e funcionários de forma totalmente transparente, mostrando que nós na Gapnet, consideramos todos pessoas importantes no processo”, disse Salim.

O promoção é somente com a TAM e vale para as emissões domésticas durante o mês de novembro inteiro.

 Clique aqui e veja as regras.

     

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_56_18_25_,gapnet-faz-campanha-inedita-e-premia-toda-a-cadeia-do-turismo.html



Brasil e Nordeste são a bola da vez do turismo


Durante as palestras do curso “Como fidelizar seus clientes para o sucesso”, realizado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau e Instituto de Desenvolvimento Profissional, que ocorreu nesta quarta, 31/10, o tema da qualificação de profissionais, prestadores de serviços, das empresas, hotéis, restaurantes foi debatido. De acordo com os profissionais e palestrantes do evento, o Brasil e o Nordeste são a ‘bola da vez’ do turismo, com a vinda dos megaeventos como a Copa e as Olimpíadas, que serão realizados em 2014 e 2016.

Para se atingir o sucesso esperado, o desenvolvimento deve ser acompanhado de capacitação da mão-de-obra local. Esse é o foco que entidades como o MC&VB e o IDP defendem para que Alagoas também atraia mais turistas e eventos. “Estamos formatando um plano de trabalho para 2013 de desenvolvimento de produtos para o turismo de incentivo em Maceió e outras cidades turísticas alagoanas. Esse é um público mais exigente e que traz mais divisas para a cadeia produtiva”, destacou Tariana Carvalho, superintendente do Maceió Convention.

De acordo com a consultora de empresas e diretora do IDP/AL, Vera Cunta, o atendimento ao cliente de qualidade faz toda a diferença para qualquer tipo de empresa, principalmente as ligadas ao turismo, que é foco do curso no momento. “Organizamos este encontro em parceria com o MC&VB para capacitar profissionais gratuitamente e foi um sucesso, pois em menos de 15 dias tivemos 100 participantes. Já estamos programando mais palestras para 2013, a fim de atender a demanda crescente”, afirmou.

Entre os palestrantes estiveram também Dr. Marco Cavalvanti, médico e organizador de eventos; Paula Sarmento, secretária da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió e presidente da ABEOC; Alfredo Rebelo, Diretor Geral do Maceió Atlantic Suites; Luísa Lupatini, Consultora da Magoweb Marketing Digital; e para o debate final Maurinho Vasconcelos, Diretor Comercial dos Hotéis Ponta Verde e vice-presidente da ABIH-AL, entre outros profissionais.

 “O Brasil é o país do futuro, mas precisa de mais disciplina e comprometimento. Alagoas da mesma maneira”, ressaltou o médico Marco Cavalcanti, que apresentou uma das palestras sobre como atender melhor o cliente. Para Marco, captar eventos para Maceió é fácil, pois todos querem conhecer Alagoas, mas é necessário profissionalizar o público local, ou seja, todos os prestadores de serviços ligados direta e indiretamente ao turismo.

A secretária e empresária Paula Sarmento, Maceió já tem outra realidade em relação ao turismo de eventos, com o equipamento Centro de Convenções e principalmente com o trabalho do Maceió Convention que vem fazendo e apoiando a captação de congressos técnico e científicos para a cidade. “O MCVB tem papel fundamental nesse crescimento”, afirmou.

Os empresários Maurinho Vasconcelos (vice-presidente da ABIH-AL) e Alfredo Rebelo também destacaram a atuação de todo o trade turístico e das secretarias de Turismo, SETUR-AL e SEMPTUR, para aproveitar a oportunidade da Copa de 2014. Segundo eles, além de possível sede para base de treinamento, Alagoas tem as praias da Copa, um roteiro apoiado e divulgado também pelo Ministério do Turismo.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/eventos/47745-brasil-e-nordeste-sao-a-bola-da-vez-do-turismo

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