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26/08/2012

Espírito Santo quer fortalecer Turismo de Negócios e Eventos

Cláudio Cardoso e Eduardo Carneiro, diretores da Abeoc-ES; Alexandre dos Passos, secretário da Setur-ES; Paulo Renato, presidente da Eventpool e Adetur-ES; Antônio Bispo, secretário de Turismo de Vitória, e Wilson Calil, presidente da Abrasel


A capital do Espírito Santo, Vitória, sedia o II Encontro Nacional de Supervisores da Eventpool, desde a última sexta-feira (24/08) até amanhã. As operadoras participantes receberam capacitação neste sábado, com a consultora Vanessa Martin, no hotel Golden Tulip Porto Vitória, e realizam visitas técnicas a hotéis e atrações turísticas. O objetivo, de acordo com novo presidente da Eventpool e diretor da Etérea Turismo, Paulo Renato Fonseca Junior, é qualificar e dar continuidade ao processo de padronização da rede para receber eventos.

Vitória terá um novo centro de Convenções, o Centro de Eventos de Vitória, e a Setur-ES também estuda a implantação do Centro de Eventos das Montanhas Capixabas, em Domingos Martins. "Ainda não temos um centro de convenções que possa receber eventos de grande porte", declarou Alexandre dos Passos, secretário de Turismo do Espírito Santo.

"Nosso intenção é que a Eventpool seja uma entidade de referência em logística de eventos. Queremos buscar mais associados para fortalecer a rede. Além disso, como muitos eventos são itinerantes, o que a gente quer e tem conseguido é uma associada da Eventpool indicar outra ao evento que recebeu, para que o associado de outro estado receba esse mesmo evento no ano seguinte. Essa troca de informações é o objetivo da Eventpool", declarou Paulo Renato na abertura oficial do encontro.

A Região Metropolitana do estado, de acordo com Paulo Roberto, vai passar de 12 mil leitos para 15 mil até o final deste ano, com tarifa média de R$ 190 por apartamento, que, com o incremento da oferta, vai cair para R$ 170 "O objetivo agora é atrair pessoas. Nosso pico de ocupação é de terça a quinta-feira. Precisamos trabalhar a área de lazer e captar eventos para os fins de semana e feriados', completou. Paulo também é presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Metropolitana do Espírito Santo.

Ele informou que ações com empresas como a Vale, a Garoto e a Fibria estão em desenvolvimento para conquistar a realização de eventos de capacitação dessas empresas para o destino. Outra intenção é projetar os principais eventos da região nacionalmente. São eles o Festival de Forró de Taúna, que dura 15 dias, o Festival de Música de São Domingos, que têm atraído músicos nacionais e internacionais, a Feira do Mármore, que conta atualmente com 400 expositores, a Feira da Penha, que deve entrar no calendário oficial, e a Caminhada Anchieta, peregrinação de 104 km, da Catedral de Vitória até Anchieta, nos mesmos moldes de Compostela, e que recebeu 3.500 peregrinos nos últimos três anos. Paulo informou ainda que, na próxima terça-feira (28/08), Ricardo Trade, da Fifa, estará no local, junto a Meeting, para apresentar as oportunidades da Copa de 2014 aos empresários locais.

Durante o encontro, Antonio Olimpio Bispo, secretário de Turismo de Vitória, parabenizou o trabalho da Eventpool e ressaltou a importância do crescimento em conjunto: "Parabéns para a entidade, que vem se fortalecendo ao longo dos anos. Hoje somos [Vitória] a primeira capital a ter 100% do seu esgoto tratado, uma questão de saúde, nossas praias são limpas. Foram investidos R$ 350 bilhões em 218 km de aberturas para passagem da tubulação. Nesse caminho se deixa uma cidade preparada para poder receber bem".

Turismo Náutico - Outro setor que têm recebido mais investimentos é o Turismo Náutico, com o resgate da tradição da pesca oceânica. "Vamos divulgar pacotes turísticos na feira de pesca em La Rochelle, na França, em setembro. Vamos receber também o Campeonato Alemão de Pesca Oceânica este ano, em Vitória. Somos o maior ponto de pesca do mundo do peixe Marlim Azul", disse o secretário Alexandre dos Passos, que completou: "O Turismo ainda depende do estado porque não é difícil fazer Turismo no Brasil.


Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/87947

BAHIA PROMOVE O TURISMO NAÚTICO DURANTE A REGATA ARATU-MARAGOGIPE


Neste sábado, dia 25, aconteceu a 43ª Regata Aratu-Maragogipe. O evento contou com a presença de autoridades, convidados e velejadores a exemplo de Lars Grael. A competição começou às 10 horas, na sede do Aratu Iate Clube, na Baía de Aratu. O evento que teve apoio da Bahiatursa é uma das mais tradicionais competições náuticas da América Latina, e a mais importante do Brasil na categoria. Ao todo, reuniu 400 veleiros e mais de 1.800 velejadores, com competidores em mais de 20 classes diferentes. O percurso da prova foi de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 quilômetros.

O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, disse que a Regata é importante para a divulgação do Estado e, principalmente do Turismo Naútico na região. Atualmente o segmento conquistou reforços importantes para o seu desenvolvimento no Estado. Além da desoneração fiscal, contará nos próximos anos, com investimentos de R$ 170 milhões, que serão feitos pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria de Turismo com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para melhorar a infraestrutura na Baía de Todos os Santos. Os recursos irão para a melhoria e implantação de píeres, atracadouros e marinas.

"A Baía de Todos os Santos é propícia para a execução dessa prática. Em breve vamos investir em obras de novos atracadores e píeres, vamos estruturar o receptivo, recuperar momumentos históricos e qualificar a mão de obra da comunidade do seu entorno", anunciou o secretário. E completou: "Vamos construir uma Marina Pública que vai ter uma Escola de Vela."

Dentre os participantes estavam presentes grandes nomes do iatismo nacional, além do Cruzeiro Costa Leste, presente nas edições de 2008 e 2010, formado por 70 embarcações e 300 velejadores procedentes da Argentina, Uruguai e de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo."Exploramos muito pouco o turismo náutico no País. Por isso, trouxemos agentes e operadores do Estado para nos ajudar a divulgar uma área com uma beleza natural imensurável e que tem muito da história da Bahia", afirmou Domingos Leonelli.

Fonte: Mercadoeeventos.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4495

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