Translate

19/10/2012

Fim do visto deve levar mais 300 mil brasileiros aos EUA


Os Estados Unidos vão receber 316 mil turistas brasileiros a mais todos os anos se o Brasil for incluído no programa de dispensa de visto.

Esse é o cálculo da US Travel Association, entidade que representa empresas de turismo norte-americanas e faz lobby pela dispensa do visto para os brasileiros.

A associação faz a estimativa com base no aumento no fluxo de turistas de outros países que já foram incluídos no programa de dispensa de visto para entrar no país.

O número de turistas brasileiros nos Estados Unidos deve chegar a 1,8 milhão neste ano, uma alta de 18% em relação a 2011, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Segundo o governo norte-americano, a espera para se marcar a entrevista do visto americano no Brasil caiu de 140 dias para um a dois dias neste ano, após a implementação de medidas como o aumento de funcionários, de consulados e dos horários de trabalho nos postos.

LEGISLAÇÃO

A US Travel Association aposta em uma proposta de lei tramitando no Senado americano para acelerar a inclusão do Brasil no programa de dispensa de vistos.

Hoje, os países precisam reduzir o percentual de candidatos a visto rejeitados para abaixo de 3% para conseguirem ser incluídos nos programas de dispensa de visto.

O Brasil tem taxa de rejeição de cerca de 3,8%. O projeto de lei Jolt Act, tramitando no Senado, aumenta esse índice para 10%.

A proposta é incluir países como Brasil, Chile, Polônia, Israel e Croácia no programa. Em 2008, o então presidente George W. Bush incluiu a República Tcheca, Estônia, Hungria, Látvia, Lituânia, Eslováquia e Coreia do Sul. Ao todo, 37 países estão hoje no programa.

RECIPROCIDADE

"O governo brasileiro precisa intensificar suas gestões junto ao governo americano para entrar no programa de dispensa de vistos", diz Patricia Rojas, vice-presidente de assuntos governamentais da US Travel Association.

"Hoje em dia, metade das viagens dos brasileiros para o exterior é para a União Europeia, que não exige vistos. Nós queremos receber parte desses turista, e eliminar o visto é a principal maneira", diz Patricia.

Se os Estados Unidos dispensarem os brasileiros de visto, o governo do Brasil terá de oferecer reciprocidade, eliminando os vistos para os turistas americanos.

"Portanto, o programa também aumentaria o número de turistas americanos vindo para a Olimpíada e a Copa do Mundo", afirma a representante da entidade.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_42_24_30_,fim-do-visto-deve-levar-mais-300-mil-brasileiros-aos-eua.html

Chicago está entre os três melhores destinos dos EUA, aponta revista


Chicago está entre as três melhores cidades dos Estados Unidos no ranking da revista Condé Nast Traveler.

Com nota 83,6, a cidade foi a terceira colocada no prêmio Reader's Choice Awards, com votos dos leitores, atrás de Charleston e São Francisco.

Segundo a revista, a arquitetura magnífica e as diversas opções gastronômicas ajudaram Chicago a entrar no top 3 do ranking.

Os restaurantes, arranha-céus e museus, além da bela orla, fazem da cidade um destino perfeito para quem viaja sozinho, com família, amigos ou em casal.

Vista aérea de Chicago; cidade está entre os três melhores destinos do país, aponta revista Condé Nast Traveler
Vista aérea de Chicago; cidade está entre os três melhores destinos do país, aponta revista Condé Nast Traveler

O prêmio
O Readers' Choice Awards é um prêmio anual que ocorre há 25 anos.

Nesta edição, 46,48 mil leitores participaram da votação, estabelecendo um recorde. No total, foram escolhidos 1,3 mil vencedores em diferentes categorias.


Estudo do Mtur aponta crescimento de turistas internacionais na Bahia


Um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta quarta-feira (17), pelo Ministério do Turismo, aponta que a atração de visitantes internacionais na Bahia cresceu 0,4% em 2011. O desempenho do Estado, responsável por 6,4% dos 5,4 milhões de turistas internacionais que chegam ao país, foi o melhor do Nordeste, o que ratifica a posição da Bahia como o principal destino turístico da região.

 Se considerados apenas os turistas que chegam ao Brasil por transporte aéreo, o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de atração de estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. O secretário Domingos Leonelli disse que o resultado converge com os números divulgados pela própria Fipe, que apontam na Bahia um fluxo total de 11 milhões de visitantes em 2011, com 5,3 milhões de turistas de outros estados, 5,3 milhões de baianos de outras cidades e 558 mil estrangeiros.

Mais de 70% dos visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil têm nível superior, com renda média individual superior a US$ 3 mil, é o que aponta o estudo. Dentre os fatores que mais pesaram na decisão de escolher o país como destino de viagem, o principal foi a internet que saiu de 19% em 2005 para 32,6% em 2011. 

Os principais mercados emissores para o Brasil, de acordo com a Fipe, são Argentina, Estados Unidos e Itália, enquanto que na Bahia são Argentina, Espanha e Itália. As principais motivações são lazer (46%) e negócios (25,6%).

Já os meios de hospedagem mais utilizados pelos estrangeiros que vêm ao Brasil são hotéis, pousadas e flats (53,8%) e casa de parentes e amigos (26,8%).

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/47563-estudo-do-mtur-aponta-crescimento-de-turistas-internacionais-na-bahia

Turistas elegem praia brasileira a melhor da América do Sul

Os usuários da página de turismo TripAdvisor escolheram os melhores destinos na América do sul para aproveitar boas praias. O Brasil, claro, domina a lista, que também inclui outros destinos pouco conhecidos no nosso País. Veja a lista.
<b>1) Rio de Janeiro, Brasil:</b> todo ano, no Rio de Janeiro chegam turistas do mundo inteiro que visitam a Cidade Maravilhosa para se divertir no Carnaval, mas também para conhecer suas praias de nomes tão conhecidos como Copacabana e Ipanema. Não há como negar, as praias do Rio de Janeiro embelezam a cidade e fazem dela um lugar único no mundo, que vive em sintonia com as areias e a água do mar Foto: Pedro Kirilos/ Ascom Riotur / Divulgação

1) Rio de Janeiro, Brasil
Todo ano, no Rio de Janeiro chegam turistas do mundo inteiro que visitam a Cidade Maravilhosa para se divertir no Carnaval, mas também para conhecer suas praias de nomes tão conhecidos como Copacabana e Ipanema. Não há como negar, as praias do Rio de Janeiro embelezam a cidade e fazem dela um lugar único no mundo, que vive em sintonia com as areias e a água do mar.

2) Natal, Brasil
Capital do Rio Grande do Norte, Natal é uma das mais belas cidades do nordeste, com muito sol e belas praias. Ponta Negra é uma das praias mais conhecidas de Natal, caracterizada pelo Morro do Careca, duna de120 metros. O litoral de Natal tem águas cálidas e a cidade é ponto de acesso para numerosas e excelentes outras praias do estado, como Pipa ou Maracajaú.

3) Búzios, Brasil
Antigo vilarejo de pescadores a 190 km do Rio de Janeiro, Búzios ganhou fama na década de 1960, quando a musa da época, Brigitte Bardot, foi passar férias no local. Desde então, Búzios se transformou num dos principais destinos turísticos do litoral fluminense. Belas praias e numerosas opções de lazer e diversão noturna fazem parte dos atrativos de da cidade.

4) Florianópolis, Brasil
Jovem e divertida, Floripa é uma das cidades mais atrativas do sul do Brasil. Além de seus bares e discotecas reputados país afora, a ilha/capital catarinense tem mais de 40 praias , algumas delas muito populares, como Joaquina, Jurerê e Galheta.

5) San Andrés, Colômbia
A ilha de San Andrés é uma pérola do Caribe colombiano cada vez mais presente no roteiro turístico de pessoas em busca de sol e tranquilidade. Também conhecido como ¿mar das sete cores¿, San Andrés tem águas límpidas com diferentes tons de azul e protegidas por barreiras de coral, e praias onde a música ao vivo costuma acompanhar os drinques a base de rum colombiano.

6) Paraty, Brasil
A meio caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, Paraty é uma cidade muito apreciada por turistas nacionais e estrangeiros. Além da proximidade de praias como Trindade e Jundiaquara, Paraty se destaca pela preservação de sua arquitetura colonial, tombada pela Unesco.

7) Santa Marta, Colômbia
Cidade do extremo norte da Colômbia frente ao mar do Caribe, Santa Marta tem praias que se caracterizam por suas areias brancas, com águas azuis com recifes de coral, ideais para a prática do mergulho.Perto de Santa Marta, o Parque Nacional Tayrona esconde algumas das maiores belezas naturais e praias mais bonitas do litoral colombiano.

8) Punta del Este, Uruguai
Tradicional destino uruguaio com luxo e glamour, Punta del Este é um lugar escolhido por muitas celebridades latino-americanas para passar suas férias durante o verão. Casa vez mais brasileiros escolhem Punta para curtir alguns dias em praias como La Barra e Bikini Beach e, eventualmente, tentar sua sorte no casino do hotel Conrad.

9) Salvador, Brasil
Salvador é uma das capitais mais vibrantes e únicas do Brasil, com uma forte identidade cultural e artística e numerosas praias muito apreciadas pelos habitantes locais e pelos turistas. Itapuã, com seu famoso farol, Pituba e Porto da Barra são algumas das praias soteropolitanas que contribuem para que Salvador seja uma cidade especial.

10) Montevidéu, Uruguai
A capital uruguaia é uma cidade divertida, com um estilo que lembra o de Buenos Aires, mas uma identidade própria e muitas atrações. Ao pé da "rambla" (calçadão) de cerca de 20 km, os habitantes de Montevidéu podem aproveitar os dias de sol em praias do Rio de la Plata,como Buceo, Carrasco e a popular Pocitos.

Retirado: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/praia/turistas-elegem-praia-brasileira-a-melhor-da-america-do-sul,100858d1d7b47310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...