Translate

14/08/2012

MINIMUNDO HOMENAGEA PAULISTAS COM REPLICA DO MUSEU DO IPIRANGA


Com um trabalho pioneiro na região e no País produzindo réplicas idênticas, 24 vezes menores que obras originais conhecidas em todo o mundo, o Parque Mini Mundo inaugura hoje, segunda-feira, 13, às 17 horas, sua mais nova atração: o Museu do Ipiranga. Autoridades do governo paulista estão entre os mais de 200 convidados para o evento.

Escolhido pela importância histórica do prédio e a estética da construção, o Museu Paulista, como também é conhecido, trata-se de um complexo riquíssimo do ponto de vista artístico e um dos espaços turísticos mais conhecidos do Estado de São Paulo. Esta nova peça possui 120 metros quadrados e já encanta todos os turistas que passam por Gramado. A réplica do prédio construída pela Oficina Mini Mundo foi projetada em oito meses e edificada em aproximadamente um ano.

Centenário

Neste mês de agosto, além da inauguração da nova peça, comemoram-se os 100 anos de nascimento de Otto Höppner – o patriarca da família e fundador do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo. As experiências de vida do imigrante deixaram como legado o compromisso de compartilhar a alegria e a felicidade da infância, que estarão sempre presentes no coração das pessoas que visitam o parque. Atendendo a um pedido dos netos, Adriana e Guilherme, ele construiu, junto com seu filho Heino, uma casinha de bonecas e um pequeno conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel. Pensando em dividi-los com os hóspedes quando as crianças crescessem, seguiram a construção do pequeno parque, que passou a ser conhecido e considerado uma visita obrigatória em Gramado. Finalmente, em dezembro de 1983, atendendo a inúmeros pedidos e seguindo moldes de outros parques europeus, o Mini Mundo foi aberto ao público.

O parque

No mundo mágico do Mini Mundo, as miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento. As construções – mais de 200 – ganham vida através da sonorização e da presença de cerca de 2.500 mini-habitantes, também em escala reduzida, e suas ferrovias, rios e estradas permitem a integração do centro aos bairros e áreas rurais. Além das atrações, os visitantes do Mini Mundo têm a oportunidade de, a cada mês, participar de diversas atividades interativas.

Oficina

Para alcançar essa riqueza de detalhes e deixar obras como o Museu Paulista perfeitamente replicado, o Núcleo de Engenharia da Oficina Mini Mundo realiza pesquisas e testes de materiais periodicamente. Cada uma das réplicas é construída a partir de plantas originais, que são seguidas com muito critério.

A escolha de projetos, que seguem o estilo do parque e se harmonizam em conjunto com os demais, é o ponto de partida de uma profunda pesquisa sobre as construções. Um extenso material fotográfico é produzido, para que, em conjunto com os projetos originais de cada prédio, tenha-se um levantamento completo de cada detalhe da obra. Características como cores, texturas, encaixes, telhas e detalhes construtivos são reproduzidos com o máximo de fidelidade ao original, e com materiais resistentes às variações do nosso clima.

Fonte: Jornal de Turismo.

rerirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4379

Pequeno Manual de Compras Coletivas

Compras Coletivas


Saiba como funcionam as ofertas, o que fazer antes de comprar e quais os seus direitos no caso de arrependimento.

Como funcionam as ofertas de pacotes nos sites de compras coletivas?
Os sites publicam as ofertas que ficam no ar por um tempo determinado. Você se cadastra e pode recebê-las por e-mail. Para que passem a valer de verdade, é preciso que um número mínimo de pessoas – sempre variável de acordo com a promoção – também compre; daí o termo “coletivas”. Os pacotes são oferecidos nos maiores sites de compras coletivas do Brasil, como Peixe Urbano, Groupon e Clickon.

Vi a oferta e me dão apenas 24 horas para comprá-la. O que devo fazer?
A mesma oferta pode aparecer várias vezes. Ou não. Mas o melhor é não comprar por impulso e seguir estes passos: 1) Pesquise se o preço é realmente camarada. Procure o valor real das tarifas. 2) Verifique para que dias a oferta é válida. (Você quer mesmo viajar de segunda a sexta? e acha uma boa ir para uma estação de esqui antes da primeira neve?) 3) Pesquise sobre a agência que está por trás da promoção (nome e endereço vêm sempre anunciados no site). 4) Observe quantos cupons você mesmo pode comprar caso queira levar acompanhante. O paulistano Rafael Cotta fez tudo direitinho. Sempre quis ir a Buenos Aires e conseguiu graças ao Groupon. Ele pagou cerca de R$ 550, com hotel e passagem aérea, por dois dias. “Como eu pesquisava tudo, sabia que a promoção era uma boa”, diz.

Como os preços podem ser tão baixos?
Por trás da oferta existe uma agência ou operadora. Nesse tipo de site, elas encontram agilidade e alcance de vendas – alguns deles têm mais de 10 milhões de usuários cadastrados. Invariavelmente as ofertas são de vagas que estão sobrando. Daí os bons preços oferecidos.

Eu comprei por impulso e me arrependi. Como faço?
O direito de arrependimento é previsto no Código de Defesa do Consumidor para qualquer compra que seja feita fora do estabelecimento comercial. O cliente pode desistir do produto em até sete dias. “Mas nem sempre dá para cancelar sem pagar alguma taxa”, diz Patrícia Pinheiro, advogada especializada em direito digital. Veja antes no site qual é a política de cancelamento.

Comprei, e o pacote foi cancelado. Quais são os meus direitos?
Reclame direto com o site. A maioria deles reembolsa o cliente com o valor total. O Groupon e o Peixe Urbano disseram à VT que oferecem condições de estorno em dinheiro ou crédito proporcional para qualquer outra oferta do site. Entre maio de 2011 e maio de 2012, o site ReclameAQUI registrou cerca de 76 mil reclamações de compras coletivas, sendo 4 421 de pacotes turísticos. As queixas são variadas, mas a mais comum diz respeito à falta de agilidade no atendimento aos clientes.

retirado:http://viajeaqui.abril.com.br/materias/pequeno-manual-de-compras-coletivas?utm_source=facebook&utm_content=viajeaqui

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...