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09/08/2012

JORNADA DA JUVENTUDE JÁ CONTA COM 45 MIL VOLUNTÁRIOS


Um dos mais importantes eventos do calendário internacional do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está mobilizando católicos do Brasil e do mundo. A menos de um ano do encontro, mais de 45 mil peregrinos já se inscreveram para atuar como voluntários entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. A expectativa é de que 60 mil pessoas participem da JMJ como colaboradores.

Os grupos serão capacitados para atender aos mais de 2,5 milhões de peregrinos e às 195 delegações estrangeiras que devem estar na Jornada. Eles vão organizar o público, participar de liturgias e atuar nos bastidores dos seis dias do encontro, que reunirá católicos em Copacabana e Santa Cruz. Os voluntários também ficarão nos principais pontos da cidade, como os aeroportos.

Os amigos Camila Bertine, Patrícia Moraes, Juliana Frazão, Rafael Fritz e Pedro Fonseca já se cadastraram para ajudar na organização do evento.
Eles participarão de toda a programação da JMJ, que inclui catequese, palestras, shows e a visita do Papa Bento XVI.

– Me inscrevi para ser voluntária na área de hospedagem e já estou trabalhando para que todos os peregrinos tenham um lugar para pernoitar – afirmou a estudante Camila.

No último fim de semana de julho, os jovens passaram por um teste ao lado de outros 7 mil voluntários durante o evento Preparai o Caminho, o primeiro que antecedeu à 28ª JMJ, no Maracanãzinho. Agora, se preparam para outro encontro: o lançamento do hino oficial, previsto para o dia 14 de setembro.

– A responsabilidade é grande e temos que estar bem preparados – disse Rafael.

Estrangeiros também se mobilizam Católicos de diversas partes do mundo também aderiram ao voluntariado do JMJ do Rio nos últimos dois meses. De acordo com o presidente da Comissão Especial Governamental da Jornada, Luiz Carlos de Souza Pugialli, 60% dos inscritos são da Região Metropolitana do Rio, 20% dos demais estados do Brasil e 20% de outros países.

– Os pré-requisitos dependem das funções que eles irão cumprir. Por exemplo, para atender às autoridades é preciso ser bilíngue. Depois que os voluntários se inscrevem no site da JMJ (www.rio2013. com), eles passam por uma seleção. No ano que vem, serão capacitados. Queremos um Maracanã de voluntários – afirmou Pugialli.

Fonte: diariodoturismo.com.br

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4325

SECRETÁRIA APRESENTA PROPOSTA PARA O RECEPTIVO DO TURISTA QUE CHEGA PELA FRONTEIRA DO RS


A secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, reuniu-se, na tarde de terça-feira (7/08), com o secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, para apresentar a proposta de um programa que visa melhorar o receptivo de quem chega ao Rio Grande do Sul pelas cidades de fronteira com a Argentina e o Uruguai - Uruguaiana, Porto Mauá, Porto Xavier, Santana do Livramento, Quaraí, São Borja, Chuí, Aceguá e Jaguarão. 

Denominado Parada Tri Legal, o projeto pretende qualificar os estabelecimentos comerciais às margens da BR-116, em um primeiro momento, para que ofereçam um serviço de qualidade aos visitantes. "Queremos que os turistas queiram voltar ao Rio Grande do Sul. Mas para isso eles precisam ser bem recebidos. Ao passarem pelos Centros de Atenção ao Turista (CATs), que serão construídos nas cidades fronteiriças, eles já receberão informações completas sobre o Estado", adianta Abgail. Além disso, ela destacou que a intenção é que seja oferecido um atendimento de qualidade durante todo o trajeto que os levará à Serra gaúcha ou ao litoral. 

São fundamentais que os empreendimentos disponibilizem banheiros limpos e bem equipados e ofereçam, entre outros benefícios, água quente para o chimarrão. "Nossa ideia é criarmos um selo que identifique esses estabelecimentos como os mais adequados para que os viajantes parem para descansar e fazer um lanche", revelou. 

Abgail propôs à Sesampe que seja oferecido o programa de microcrédito aos proprietários desses locais para que eles façam reformas ou comprem equipamentos necessários para conquistarem esse selo de qualificação. "Quanto mais serviços, maior será a sua classificação". 

Segundo Dziedricki, o projeto é viável. "Temos de eleger uma rota e oferecer o benefício aos empreendedores. O microcrédito já está acontecendo em todo o Estado e basta, agora, voltá-lo para o roteiro turístico", ressaltou. 

A partir de agora, será elaborado um projeto piloto em conjunto entre as duas secretarias para que, em breve, o programa possa ser lançado pelo Governo do Estado e colocado em prática.

Fonte: Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4338

OKTOBERFEST EM SÃO PAULO ESPERA 100 MIL VISITANTES


A cidade de São Paulo terá, entre os dias 23 e 25 de novembro, sua primeira edição da Oktoberfest, tradicional festa de Munique, na Alemanha. O evento será realizado nos pavilhões norte e sul doAnhembi e a expectativa dos organizadores é receber 100 mil visitantes nos três dias.

A diretora de Operações da Tedesco Comunicação, Madelon Tedesco, está a frente do projeto desde 2010 e explicou por que o evento será realizado no final de novembro. “A ideia é que realizemos a festa após todas as outras colônias alemãs do País. Queremos que elas também participem, como a de Blumenau (SC) e de Santa Cruz do Sul (RS).”

Madelon disse que, como a data da Oktoberfest de São Paulo é próxima à da realização da etapa da Fórmula 1 – também em São Paulo – a Tam Viagens fornecerá pacotes que incluem ingressos para os dois eventos.

Além da Tam Viagens, apoiam a iniciativa a SP Turis, a Ambev e a Prefeitura de Blumenau, que realiza a maior Oktoberfest do País. O presidente do Parque Vila Germânica, local onde é realizado o evento em Blumenau, Norberto Mette, realiza um trabalho de consultor para a Tedesco e acredita que o eventotem tudo para dar certo. “Está tudo muito bem organizado e divulgado. O diferencial desta festa é a divulgação da cultura alemã e temos de tomar cuidado para não cair no senso-comum e começar a tocar música sertaneja, por exemplo.” Ele lembra que 2013 será o “Ano da Alemanha no Brasil” e disse que oevento veio em um bom momento.

A festa em Blumenau recebeu cerca de 750 mil pessoas, sendo que 400 mil vieram de São Paulo. Em Munique, por exemplo, o evento recebe cerca de seis milhões de pessoas. A diretora da representação do turismo alemão no Brasil, Margaret Grantham, acredita esta será uma oportunidade de que os paulistanos conheçam um pouco mais sobre a cultura alemã. “Esta Oktoberfest em São Paulo pode ser um aperitivo para que este público tenha vontade de ir à festa que realizamos na Alemanha.”

Ao todo, o evento terá a apresentação de 13 bandas e seis DJs, quatro praças de alimentação, camarotes que comportam entre 20 e 120 pessoas, pista de dança e outras atrações, que ocupam mais de 25 mil metros quadrados. A Tedesco pretende trabalhar com aproximadamente cinco mil pessoas, que atuarão no staff e segurança do evento.

Fonte: panrotas.com.br

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4345

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