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05/11/2012

Atrasada 14 meses, obra em aeroporto de Curitiba desperdiça R$ 313 mil



Ninguém sabe quando ficará pronta nem quanto vai custar a obra de ampliação do terminal do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na zona metropolitana de Curitiba (PR). O que já é certo, porém, é que apenas 30% dos trabalhos estarão concluídos até o início da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Quando os turistas chegarem à capital paranaense, que sediará quatro partidas do Mundial de futebol, encontrará um aeroporto em obras.

Inicialmente orçada em R$ 41,3 milhões e programada para ter início em janeiro deste ano, a intervenção sofreu sucessivos atrasos, alterações no projeto e até cancelamento de contrato após realização de concorrência e pagamento de R$ 313 mil por parte da Infraero (estatal brasileira responsável pela obra), dinheiro que não voltará aos cofres da empresa pública.

No dia 1º deste mês, a Infraero lançou um novo edital para contratar o grupo privado que será responsável pelas obras. O modelo de concorrência é o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), criado em junho do ano passado para flexibilizar e simplificar as regras que normatizam as licitações públicas, a fim de acelerar as obras que precisariam ficar prontas até a Copa.

Por este modelo, a empresa ou consórcio vencedor apresenta um projeto e também executa a obra. O poder público não informa quanto espera investir na empreitada, e os concorrentes apresentam propostas em envelope fechado em uma data determinada, marcada para 17 de dezembro. A expectativa é que o projeto da obra seja entregue até junho de 2013 (embora a data anunciada para começo das obras seja março de 2013), e que até dezembro do mesmo ano a primeira fase (correspondente a 30% do total) esteja concluída.

Apesar de admitir que apenas 30% dos trabalhos estarão concluídos até o início da Copa, em junho de 2014, a estatal afirma que a capacidade do terminal, já nesse período, terá alcançado os 14,6 milhões de passageiros/ano, objetivo traçado na Matriz de Responsabilidades da Copa, compromisso assumido em janeiro de 2010 por União, Estados e cidades que irão sediar a Copa.

Assim, é difícil compreender porque foi rescindido o contrato de R$ 2,2 milhões firmado no início do ano passado entre a empresa Beck e Souza Engenharia Ltda. e a Infraero, para que a primeira apresentasse o projeto básico da obra. Segundo a estatal, a rescisão foi necessária porque novos estudos levaram a empresa a redimensionar a ampliação do aeroporto, que agora tem previsão de estar pronta em 2016.

O redimensionamento aumentou o número de elevadores e o tamanho dos salões de embarque e de desembarque, mas não a capacidade de passageiros por ano, que seguirá sendo de 14,6 milhões. E, segundo a Infraero, será atingido em dezembro de 2013, quando ainda estará por ser executada 70% da obra.

Assim, o projeto da Beck, diz a Infraero, teve que ser rescindido, e agora uma nova empresa vai fazer um novo estudo. A Infraero já havia pago R$ 313 mil à empresa de engenharia, "por estudos preliminares", e este dinheiro não será devolvido. A Infraero afirma, porém, que não houve desperdício de dinheiro, já que tais estudos teriam sido utilizados na montagem do edital do processo licitatório atual.    

Sucessão de atrasos

De acordo com a estatal, o atraso na obra, que alcançará 14 meses em março do ano que vem, atual data prevista para início dos trabalhos, deve-se unicamente ao redimensionamento da obra, o que obrigou a estatal a rescindir o contrato com a empresa que fazia o projeto executivo da obra.

Tal projeto, entretanto, de acordo com o planejamento primeiramente anunciado pelas autoridades brasileiras, já deveria ter sido entregue em novembro do ano passado. Ou seja, ainda que não houvesse redimensionamento do projeto de ampliação, a entrega do projeto da obra já estava atrasada.

Até o fim de 2010, a Infraero e o governo federal anunciavam que a obra começaria em janeiro de 2012. A partir de janeiro de 2011, os prazos mudaram. A obra teria início em junho de 2012, e seria concluída em junho de 2013. Já em abril deste ano, a previsão pra o começo da obra passou a ser outubro de 2012. No fim do mês passado, porém, nova alteração, e agora espera-se que os trabalhos comecem em março do ano que vem. Quanto vai custar, só esperando para descobrir.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_56_24_30_,atrasada-14-meses-obra-em-aeroporto-de-curitiba-desperdica-r-313-mil.html

Número de turistas no Havaí cresce 10% de janeiro a setembro


O número de turistas que visitaram o Havaí nos primeiros nove meses do ano aumentou quase 10% em relação ao mesmo período de 2011, segundo dados oficiais do Estado americano.

Quase seis milhões de visitantes chegaram às ilhas até o fim de setembro, gastando US$ 10,7 bilhões, 20% a mais do valor gasto pelos turistas em 2011.
Mulher com guarda-chuva na praia de Lanikai, no Havaí (EUA); número de turistas na ilha cresceu 10% de janeiro a setembro
Mulher com guarda-chuva na praia de Lanikai, no Havaí (EUA);
 número de turistas na ilha cresceu 10% de janeiro a setembro
O objetivo das autoridades é alcançar o recorde de 7,9 milhões de visitantes e uma arrecadação de US$ 13,9 bilhões em 2012.

O recorde anterior, de 2006, é de 7,6 milhões de visitantes.

"Com novas rotas de companhias aéreas para as ilhas, o bom momento da indústria deve continuar", afirmou o CEO da Autoridade de Turismo do Havaí, Mike McCartney

Para Leroy Laney, professor da Hawaii Pacific University e consultor do banco First Hawaiian, a indústria permanecerá forte no próximo ano, apesar de ser difícil sustentar o atual ritmo de crescimento.

Retirado: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1178492-numero-de-turistas-no-havai-cresce-10-de-janeiro-a-setembro.shtml

Aeroporto de João Pessoa recebe R$ 4,7 mil


A cerimônia de emissão da ordem de serviço foi realizada na última terça-feira (foto divulgação)
A Infraero assinou a ordem de serviço para a ampliação do estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB).

A cerimônia de emissão da ordem de serviço foi realizada na última terça-feira (foto divulgação)
A cerimônia de emissão da ordem de serviço foi realizada na última terça-feira (foto divulgação)

A cerimônia marcou também o anúncio de uma série de investimentos para o terminal paraibano, que representam um montante de R$ 4,7 milhões. O evento foi realizado na última terça-feira (dia 30).

Os trabalhos de ampliação do estacionamento de João Pessoa aumentarão a área disponível de 10.100 metros quadrados para 20.500 metros quadrados - o número de vagas passará de 379 para 600. Além disso, será feita a pavimentação de todo o espaço. O prazo estabelecido para entrega dos trabalhos é de seis meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

A ampliação da área de check-in já está em andamento. O local ganhará readequações no layout e dez novos balcões. O aumento da área de triagem de bagagens, por sua vez, também está em curso, com conclusão prevista para dezembro de 2012.

Retirado: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/aeroporto-de-joao-pessoa-recebe-r$-47-mi-_82789.html

Pará se torna cenário de filme alemão


O canal de TV alemão ZDF escolheu o Pará para iniciar uma série de filmes com histórias de pessoas que se passam nos mais importantes rios do mundo. O primeiro filme, que já está sendo rodado no estado, chama-se “Verloren im Amazon” (Perdidos na Amazônia), tendo Belém, a ilha do Combu e São Caetano de Odivelas como parte das locações. O filme deve alcançar de 8 a 10 milhões de expectadores na Europa, dando bastante visibilidade ao estado, e por isso conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A produção no Brasil é coordenada pela empresa Optomagic, que possui em seu portfólio mega produções de artistas nacionais, como as cantoras Kelly Key e Vanessa Camargo. Comanda essa produção Martina Engel, filha do renomado cineasta e escritor Otto Engel. No Pará uma grande equipe está sendo mobilizada, em parceria entre órgãos públicos das esferas estadual e municipal, além de profissionais locais como técnicos e atores, para desenvolvimento das gravações.

As visitas de sondagem e as primeiras negociações começaram há alguns meses, com o trabalho de pré-produção de representantes da equipe que vieram ao estado para escolha de locações e viabilização de parcerias para as gravações. Martin Lehwald é um dos produtores alemães que visitou o Pará pelo menos quatro vezes antes de decidir que aqui seria o melhor lugar para desenvolver o longa metragem, principalmente após o apoio recebido da equipe de marketing da Paratur.

“Nossa missão de promover o turismo do Pará ao Brasil e ao exterior nos permitiu avaliar que um filme que tem o Pará, que divulgamos como a obra prima da Amazônia, como cenário, e que será visto por cerca de 10 milhões de expectadores na Europa, em especial na Alemanha, sem dúvida vai contribuir com nosso trabalho”, diz Socorro Costa, presidente da Paratur, que tem coordenado pessoalmente sua equipe de Marketing nas articulações institucionais de apoio ao filme. Socorro lembra que a meta do Governo do Estado é tornar o Pará destino turístico líder da Amazônia e que estratégias como essa são muito eficazes.

A primeira etapa da produção do filme teve início durante a realização do Círio de Nazaré, quando foram gravadas as primeiras imagens do longa, que conta com a direção do renomado diretor italiano Carlo Rola. De acordo com a sinopse do filme, após a queda de um avião em plena floresta amazônica, o marido viaja de Berlim até Belém para procurar a esposa e, sem obter sucesso na busca, acaba retornando ao seu país.

Quatro anos depois, durante o Círio de Nazaré, o piloto que o ajudara nas buscas, consegue encontrar a esposa desaparecida do amigo e o informa sobre o fato. Ao chegar a Belém ele descobre que a mulher perdera a memória e agora estaria morando em uma pousada desde que foi encontrada perdida na floresta. Ela segue uma vida já bastante diferente da que levava antes do acidente, em um romance com um policial federal filho da mulher que a havia encontrado e dona da pousada.

Como não se lembra do marido, o encontro entre os dois não será nada amistoso e o marido tenta fazer com que ela recorde da vida na Alemanha. Essa tentativa de retomar as lembranças norteia boa parte da trama, fazendo com que eles vivam momentos muito intensos, inclusive chegando a se perderem na floresta, de onde vem o nome do filme.

As gravações na ilha do Combu e no Furo do Maracujá, região insular da capital paraense, seguem até o final desta semana. Nas próximas etapas serão rodadas cenas nos complexos do Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia, Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e também no município de São Caetano de Odivelas.

Uma grande equipe com mais de 30 profissionais alemães e um grande time de paraenses, entre equipe técnica, de apoio, produtores e atores está envolvida nos trabalhos. No Pará a equipe conta com o importante suporte do Batalhão de Polícia Fluvial, da Companhia Independente de Polícia Turística (CIPTUR), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, Ctbel, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Prefeitura de São Caetano de Odivelas, entre outros.

Paratur e Setur vêm acompanhando a equipe desde as primeiras articulações, oferecendo todo o suporte necessário para que os trabalhos sejam encaminhados. O apoio ao filme faz parte de estratégias de divulgação e promoção do destino turístico "Pará - a obra-prima da Amazônia", desenvolvida desde 2004 pela Gerência de Comunicação da Paratur, através do programa de Press Trip, que para ser viabilizado conta com diversos parceiros pertencentes ao trade paraense, ressaltando que o fortalecimento, desenvolvimento, promoção e divulgação do turismo do Pará é uma das metas prioritárias do governador Simão Jatene, visando geração de emprego, renda e qualidade de vida à população do estado e dos que o escolhem como destino turístico.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/estados/47763-para-se-torna-cenario-de-filme-alemao

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