Translate

24/12/2012

Show de Natal em Copacabana altera trânsito do Rio



No próximo dia 25 de dezembro (terça-feira) será realizado na Praia de Copacabana o show dos cantores Stevie Wonder e Gilberto Gil a partir das 20h. Ambos são gratuitos e serão realizados em um palco em frente ao Copacabana Palace, mesmo palco onde dias depois acontece a principal festa de Reveillón da cidade.

Gil abre a noite às 20h com o show "Andar com Fé", em que vai cantar sucessos de várias fases de sua carreira e também fará um dueto com a filha, a cantora Preta Gil. A apresentação de Stevie Wonder está marcada para começar às 22h. No final das apresentações, os artistas cantarão três músicas juntos, sendo que uma delas será um tema clássico natalino, de acordo com a produção do evento.

Para atender o público que irá ao evento e minimizar os impactos no trânsito, será implantado esquema especial de tráfego na região. 

A operação de trânsito contará com a participação de 210 Agentes da Prefeitura, entre Guardas Municipais e Controladores da CET-Rio, com 18 viaturas e 32 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

Serão utilizados 12 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas, restrições de estacionamento e condições do tráfego. Esses painéis divulgarão mensagens de orientação com antecedência, para informar previamente aos motoristas e moradores.  O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

Além das interdições previstas, não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, não sendo recomendável a utilização do automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento, com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 4 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados na região para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo.

Pincipais alterações e interdições no trânsito

A partir das 7h a Av. Atlântica estará bloqueada junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados. E inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, como ocorre em todos os domingos e feriados. 


Com bloqueio a partir de 19h, a Av. Atlântica fecha, ambas as pistas, no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e Av. Prado Junior, até o término do evento; O fluxo do tráfego no sentido Botafogo também será desviado pela Rua Figueiredo Magalhães até a Av. Nossa Senhora de Copacabana. No sentido Ipanema, os motoristas poderão acessar a Av. Atlântica a partir da Rua Santa Clara.

Saída do evento

Além dos bloqueios já implantados, haverá um bloqueio na Rua Barata Ribeiro, desviando o fluxo para a Rua Tonelero, na altura da estação de metrô Cardeal Arcoverde. As alterações na circulação e interdições serão desfeitas somente após o escoamento do público.

Estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias no dia 24/12: Av. Nossa Senhora de Copacabana entre Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel; Rua Barata Ribeiro entre Praça Demétrio Ribeiro e Rua Figueiredo de Magalhães; Rua Rodolfo Dantas entre Rua Barata Ribeiro e Av. Atlântica (ambos os lados); Rua Mal. Mascarenhas de Moraes entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (ambos os lados).

Já no dia 25/12, as ruas interditadas são: Av. Atlântica no trecho entre a Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel; Av. Nossa Senhora de Copacabana entre Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel; R. Barata Ribeiro entre Praça Demétrio Ribeiro e Rua Figueiredo de Magalhães; Rua Rodolfo Dantas entre Rua Barata Ribeiro e Av. Atlântica (ambos os lados); Rua Mal. Mascarenhas de Moraes entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (ambos os lados); Rua Figueiredo de Magalhães (ambos os lados); Rua Fernando Mendes (ambos os lados); Rua Gustavo Sampaio entre Av. Princesa Isabel e Rua Anchieta; Rua Siqueira Campos, bolsão em frente ao Shopping Antiquários.

Chegada e saída do evento

Para acessar e deixar a área do show na Praia de Copacabana, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, metrô e as diversas linhas de ônibus, que passam no bairro, procedentes de vários pontos da cidade.

O MetrôRio estenderá, até às 2h do dia 26/12, o funcionamento das estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. As demais estações fecharão para embarque às 23h, horário habitual de encerramento da operação em feriados, mas permanecerão abertas para desembarque. O MetrôRio recomenda que os usuários utilizem a Estação Siqueira Campos para o retorno do evento. A Estação Cardeal Arcoverde fechará para embarque às 19h e reabrirá às 22h.

No dia 25/12, a partir das 16h, os trens da Linha 2 realizarão a viagem entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem necessidade de transferência de linhas. Entre 7h e 16h, o funcionamento será o já realizado em feriados, com a transferência realizada na Estação Estácio. O serviço Metrô Na Superfície terá seu horário estendido. Os ônibus operarão até a chegada do último trem nas estações Botafogo e Ipanema/General Osório. As linhas de integração Metrô/Ônibus não terão o horário estendido. A linha 590 (Leme/Copacabana) fará serviço com passageiros até às 16h.

Atendimento Médico

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana para o show. Três postos médicos estarão à disposição do público, com 87 profissionais de saúde trabalhando durante todo o evento, sendo 36 médicos. As unidades contarão, no total, com 34 leitos, dois deles de suporte avançado.

Para os casos mais graves, que necessitem de remoção, 30 ambulâncias estarão de prontidão. Os postos estarão em frente à Av. Princesa Isabel (11 leitos), à Praça do Lido (12 leitos) e à Rua Paula Freitas (11 leitos) e funcionarão das 17h30m até o término do evento.

Todas as unidades estarão preparadas para atender as emergências, com equipamentos de suporte à vida para monitoramento e estabilização dos pacientes. Os hospitais e UPAs municipais estarão com suas equipes prontas para dar apoio aos atendimentos mais graves e receber as transferências, que serão realizadas pela Central de Regulação.

Limpeza Urbana

Com público estimado em um milhão de pessoas, a limpeza será intensificada pela Comlurb a partir de uma hora da manhã, por 333 trabalhadores, distribuídos por 12 setores, que vão atuar utilizando 62 veículos e equipamentos, entre caminhões coletores e basculantes, varredeiras, pás mecânicas, tratores, mini pá, ferramentas manuais, Kombi lava jato e carros pipas com água de reuso e essência de eucalipto para lavar as pistas.

A previsão é entregar aos banhistas a praia totalmente limpa e em condições de uso entre seis e sete horas da manhã de quarta-feira, dia 26. A Comlurb pede que o público colabore na manutenção da limpeza da praia depositando o lixo somente nos 400 contêineres dispostos em toda área do evento.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/riodejaneiro/48761-show-de-natal-em-copacabana-altera-transito-do-rio?showall=1&limitstart=


Austrália com programação especial de fim de ano


 Natureza exuberante, praias lindas de morrer, cultura diversificada, badalação. Por esses e muitos outros motivos, a Austrália é um destino bastante cobiçado, principalmente no fim do ano. Turistas do mundo inteiro estão chegando ao país para celebrar esta época – e, claro, o verão.



Confira as principais atrações:

SYDNEY
Na famosa praia Bondi Beach , milhares de turistas começam o dia 25 de dezembro curtindo o sol. Depois, aproveitam para trocar presentes e desfrutar da gastronomia local.

Uma das maiores celebrações de Natal da Austrália é o Carols in the Domain, que há 30 anos reúne no Royal Botanic Gardens vistantes do mundo todo. Dia 22 de dezembro, além das apresentações, o Exército da Salvação fará captação de recursos durante o show. Jade Samantha, vencedora do X Factor, promete agitar o evento.

Sydney Harbour tem longa tradição de Réveillon, o que faz de sua comemoração um dos maiores eventos públicos do planeta. Cerca de 1 milhão de pessoas assistem ali ao espetacular show de fogos de artifícios, à meia-noite de 31 de dezembro.

MELBOURNE
O Vision Australia Carols By Candlelight comemora 75 anos. Na véspera do Natal no Sidney Myer Music Bowl, luzes de vela iluminam o local, e os visitantes podem fazer piquenique ao som do coral. A renda arrecadada é revertida para crianças com deficiência visual.

PERTH
O Festival de Natal de Perth segue até 3 de janeiro, com inúmeras atrações: trem do Papai Noel, concertos de Natal, cinema grátis no Northbridge Piazza e muito mais.

CANBERRA
Na capital australiana , a gigante árvore de Natal, acesa no início do mês, atrai os visitantes pelos seus 21 metros de altura e iluminação em LED. O Réveillon é comemorado no coração na cidade, em uma animada festa de rua.

CMo

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=6955&noticia=australia-com-programacao-especial-de-fim-de-ano

VÉSPERA DE NATAL - DIA EM QUE CELEBRA-SE A NOITE DE NATAL.


O que é o Natal? É, antes de mais nada, a noite mais longa e o dia mais curto do ano. É a festa do solstício de Inverno, celebrada (sob diversos nomes) pelos nossos antepassados e pelos antepassados dos nossos antepassados, desde há milénios. Esta festa está perfeitamente integrada na nossa cultura. Jamais nada nem ninguém conseguiu desenraizá-la. Ela é a própria imagem da eternidade. É uma festa espontânea, quase instintiva. Podemos ver nela a imagem de um símbolo fundamental: a alternância dos contrários.


A festa da família. Por oposição ao solstício de Verão, cuja celebração é «aberta», a festa do solstício de Inverno é mais «fechada». Ela é, antes de mais nada, a festa de família. Influência evidente da época: quando faz frio, as pessoas juntam-se e aconchegam-se à volta do fogo. Mas a palavra família pode ter um sentido mais lato: Clã, comunidade, família espiritual (todos aqueles que têm de algo em comum). Em virtude deste aspecto «fechado», íntimo, o Natal implica o recolhimento, a doçura, a gentileza, a dádiva de si próprio.

O momento em que tudo pára. Não sabemos se o sol voltará. Os processos de vida afrouxaram o seu curso. Os homens substituem-se ao astro luminoso que já não os aquece mais. Reúnem-se para ajudar a lançar um novo começo. Uma antiga tradição pretende que, durante os Doze Dias, nada gira (que ninguém teça, que ninguém lave a roupa, etc.). Trata-se de fazer um regresso sobre si mesmo, de fazer um balanço, um exame de consciência, para depois tornar a partir, como o sol, para um novo ano.

A festa do que recomeça. Em Roma, a figura do deus Janus abre o novo ano. Poderíamos também evocar Dyauh ou Heimadllr. É sempre a mesma ideia de uma equivalência entre aquilo que se fecha e aquilo que se abre, entre aquilo que se acaba (o ano passado) e aquilo que começa (o ano que vem). As duas velas de Jul são o símbolo disso. A certeza do Eterno Retorno: o que tem sido será, o que foi voltará, etc. O passado é a memória do futuro. Mas este regresso não é apenas uma simples repetição. Da mesma forma que tradição é um molde para as inovações, também tudo muda no interior de uma estrutura idêntica. O passado dá exemplos, mais do que modelos. É sempre o mesmo sol, mas também nunca mais será o mesmo sol. É sempre o mesmo homem, mas não serão jamais os mesmos homens. Tudo está em constante mutação.

A festa da recordação. Porque justamente tudo retorna, é preciso que nos lembremos daqueles que nos precederam. Antes deste solstício, outros solstícios tiveram lugar. Alguns deles foram particularmente marcantes. Solstícios de alegria, mas também solstícios de dor. Solstícios de província e de aldeias anónimas. Solstícios de florestas profundas, onde a gente se reconhece na noite espiritual, à única luz das tochas de esperança. Solstícios de combate, de sofrimento, de destreza. Esta a recordação dos nossos antepassados, sem os quais nós não existiríamos. E também dos ausentes, dos desconhecidos, que pertencem à nossa família espiritual. Por fim, a recordação dos que ainda não estão connosco (o futuro).

A festa daquilo que não morre. Sim, durante a noite tudo parece negro e sem vida, mas a noite também é uma promessa. Esta promessa é a sua verdade profunda. Porque é sob o gelo, a vida apresta-se a renascer, as plantas a brotar, os ribeiros a correr. Uma renascença está em segredo em andamento. Do Inverno renascerá não somente a próxima Primavera, mas sim milhares e milhares de Primaveras que se lhes seguirão. Devemos ser como esta imagem: uma promessa de luz, no mais escuro da noite. Ser o compromisso do futuro.

Uma festa essencial. Não somos daqueles a quem a vida activa faz esquecer as festas, ou dos que não celebram os ritos. Nós integramo-los na nossa vida quotidiana, damos-lhe o seu verdadeiro sentido. Porque a festa é indissociável da nossa maneira de ser. Ela é inseparável da vida, e as ideias verdadeiras só o são quando vividas. A convicção não chega. As boas ideias não chegam. Temos em casa bons livros, bons jornais, está certo. Mas isto não é nada se, por altura do Natal, a casa em que vivemos está vazia. Vazia de coroas de folhas, vazia de um pinheiro, de visco, de azevinho, de velas, etc. Aquele que não compreende que o estilo de vida conta mais que a própria vida e aquilo que dela se faz, esse não compreende quase nada.

Amanhã. Não vivemos uma página luminosa, uma página solar da nossa história, mas uma página sombria, negra e gelada. Vivemos o inverno do pensamento. Clamamos a primavera da renovação! No Natal, festejamos os verdes (os evergreen). As árvores que podem permanecer elas mesmas, e continuam a transformar-se, quando passam as estações — e que as outras murchem. Sejamos também os sempre-verdes. Saibamos permanecer nós mesmos e transformar-nos ao mesmo tempo. Sejamos o símbolo vivo das certezas reencontradas. O sol voltará!

Fonte: Causanacional

Retirado: http://www.turismoagora.com.br/

Decorações do Natal 2012 pelo Mundo !!!

#SÃO PAULO - SP
As decorações de Natal do Parque do Ibirapuera e das ruas da Avenida Paulista estão maravilhosas.




#EUA
A famosa árvore do Rockfeller Center, em Nova York, e os enfeites natalinos ao redor da cidade.




#ITÁLIA
Os principais pontos de Roma e Veneza, na Itália, estão tradicionalmente decorados com árvores de Natal e lâmpadas brancas.




#ESPANHA
Linda decoração em Madrid.




#INGLATERRA
A roda-gigante London Eye e a Tower Bridge, em Londres, receberam inúmeras lâmpadas azuis; as ruas britânicas também estão bastante enfeitadas para celebrar o Natal




#JAPÃO
Em sentido horário: o parque Nabana no Sato, com seus túneis de luz; o complexo comercial de Caretta Shiodome e a Tokyo Sky Tree Dream, instalada no centro da capital japonesa




#FRANÇA
A avenida Champs Elysées, em Paris, ganhou luzes por toda a sua extensão, assim como as pontes da cidade francesa




#ALEMANHA
As decorações na Avenida Kurfürstendamm, centro comercial de Berlim, e no Portal de Brandemburgo, um dos cartões postais da Alemanha.




#RÚSSIA
A decoração da Praça Vermelha, na Rússia, e as ruas do centro de Moscou, ficam ainda mais belas com a neve!


RIO DE JANEIRO - RJ
Arvore de Natal deixando ainda mais especial todo o cenário ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro - RJ


Retirado: http://www.facebook.com/grupomm9

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...