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26/10/2012

América Latina diversifica oferta de turismo para combater crise econômica

A diversificação da oferta turística é a solução que a América Latina encontrou para combater a crise econômica mundial que afeta, especialmente, vários países europeus, lugar de origem de muitos turistas que visitam a região, afirmaram especialistas no assunto.
Igreja Companhia de Jesus, em Quito (Equador); América Latina deve diversificar oferta de turismo diante da crise
igreja Companhia de Jesus, em Quito (Equador); América Latina deve diversificar oferta de turismo diante da crise

"Obviamente que é uma preocupação para nós", disse Antônio Azevedo, presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), organizadora da Feira de Turismo das Américas, que se encerra hoje no Rio.

A abertura do mercado para o turismo empresarial também foi destacada por Edmar Bull, presidente da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), que lembrou que "com a crise na Europa e nos Estados Unidos, as empresas clientes do turismo corporativo fazem mais eventos".

Segundo José Eduardo Vallejo, diretor de Campanhas do Ministério do Turismo do Equador, apesar da crise econômica, a Espanha é "um mercado importante", já que sua presença no país sul-americano cresceu em 8%.

Os dados recolhidos pelo Ministério do país indicam que os turistas espanhóis que viajam para o Equador têm, em média, idade entre 25 e 55 anos e um perfil executivo, de classe média alta, que escolhe estabelecimentos de elite.

Outro tipo de turismo é o oferecido pelo México, que, como detalhou Diana Pomar, diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, buscou diferentes "nichos de mercado".

"Além do turismo de sol e praia, mostramos outras formas de vivenciar o México, por meio de sua cultura, arquitetura, religião e gastronomia", afirmou Diana.

O Chile também está ampliando seus esforços promocionais na região para compensar a possível perda de clientes europeus, embora, segundo a subgerente de Mercado Latino-americano de Turismo do Chile, Debbie Feldman, o número de turistas oriundos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha "se mantêm igual".

Já o vice-presidente de Turismo da Colômbia, Enrique Stellabatti, informou que a Espanha continua sendo "o país que mais manda turistas" para o país, embora em ritmo menor.

O início das negociações de paz na Colômbia entre o governo de Juan Manuel Santos e a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi destacado por Stellabatti como um fator que vai ajudar a incrementar o turismo em seu país, embora "dentro de uma tendência que já existe".

"Triplicamos o número de turistas internacionais entre 2004 e 2011, o que significa que o fator segurança já mudou", afirmou.

Retirado: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1175233-america-latina-diversifica-oferta-de-turismo-para-combater-crise-economica.shtml

Maior evento de Natal do Brasil toma conta de Gramado


O Natal chega mais cedo a Gramado, no Rio Grande do Sul. Em 1º de novembro, a cidade dará início à programação do Natal Luz, com 600 atrações e 74 dias de festa.

Natal Luz

Durante o evento, a pequena cidade de Gramado ganha decoração em toda parte e som ambiente. Os enfeites são feitos por artesãos a partir de garrafas Pet.

As atrações vão desde desfiles e show de luzes a exposições ao ar livre e espetáculos.

O Grande Desfile de Natal estreiará dia 30 de novembro, com 377 artistas, entre atores, bailarinos, patinadores e acrobatas, além de crianças. Essa é uma das atividades pagas, que custa entre R$ 55 e R$ 230, a depender da localização e da data escolhida.

Entre as gratuitas estão a Parada de Natal, desfile de banda realizado todas as tardes, espetáculos de teatro e exposições, como a dos soldadinhos quebra-nozes.

Considerado o maior evento natalino do país, o Natal Luz recebeu em 2011 cerca de 1,4 milhões de visitantes. A 27ª edição tem encerramento em 13 de janeiro de 2013.



Retirado: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1174427-maior-evento-de-natal-do-brasil-toma-conta-de-gramado-veja-fotos.shtml

Turismo astrológico e enoturismo são os destaques do Chile na Abav


Rio de Janeiro (RJ) - Presente na 40ª edição da Feira de Turismo das Américas – Abav, que ocorre de 24 a 26 de outubro no Riocentro (RJ), a delegação chilena apresenta como diferenciais o enoturismo, que tem o Brasil como um forte mercado, e o turismo astrológico, que se apresenta como um roteiro, digamos, diferente.

Responsáveis pelos destaques apresentados pelo Chile: turismo astrológico e enoturismo


Olhando o turismo do Chile, por uma visão básica, percebe-se que ele é dividido entre: norte, onde se destaca o Deserto do Atacama; centro, com concentração de vinícolas; e o sul, caracterizado pelo turismo de aventura.

Enoturismo - O forte mercado brasileiro que chega ao Chile é muito concentrado no centro do País, na parte das vinícolas. “De 60% a 70% dos turistas que chegam são brasileiros. No inverno, eles procuram os resorts e esqui, já no verão eles visitam as adegas”, disse ao DT Pamela Correa, chefe de turismo da Ruta del vino.

De acordo com ela, o principal objetivo da presença do Chile na Abav é fomentar ainda mais os negócios. “O crescimento no número de brasileiros que chegam ao nosso País é gradual. O acréscimo é de 10% ao ano”, complementa Correa.

Turismo astrológico – A partir de um voo de 40 minutos de Santiago, capital do Chile, é possível chegar a Região de Coquimbo, no norte do País. Se apresentando como um roteiro inusitado, o local é marcado por praias e o turismo astrológico, que contém diversos telescópios profissionais para a vista de um céu totalmente estrelado.

“Os telescópios são abertos 360 noites por ano, quase o ano inteiro. E o céu é aberto e lindo durante todas as noites”, afirmou ao DT Pamela Duarte, encarregada de marketing regional do Sernatur. Segundo ela, 1 mil brasileiros chegam lá ao ano, mas a meta é duplicar este número até o inverno de 2013.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_49_12_25_,turismo-astrologico-e-enoturismo-sao-os-destaques-do-chile-na-abav.html

ALFÂNDEGA - para conhecimento de todos


  Quais são os cuidados e cotas necessárias para não ter problemas na alfândega?
Embarque:

Não há cota para embarque no Brasil, mas as compras realizadas aqui estão inclusas dentro da cota do exterior, de US$ 500,00, e que não considera roupas e objetos de uso pessoal. Por isso, é o melhor momento para comprar o que vai ser usado na viagem, desde máquinas fotográficas a filmadoras. Mas é importante observar os limites de ingresso de produtos no estrangeiro, de acordo com as especificações de cada país.

Desembarque:

As cotas existentes são para as lojas de desembarque, permitido a US$ 500,00 por passageiro, e deve ser utilizada uma única nota de venda.

Além do valor determinado, existem limites para a quantidade de produtos idênticos por passageiro:

- 24 unidades de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por tipo de bebida*;
- 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira (total de 400 unidades)*;
- 25 unidades de charutos ou cigarrilhas*;
- 250 gramas de fumo preparado para cachimbo*;
- 10 unidades de artigos de toucador (perfumes e cosméticos);
- 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

* Menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem comprar bebidas alcoólicas ou artigos de tabacaria.

Normas da Receita Federal

O viajante procedente do exterior, que ingressar no País por via aérea, estará isento dos impostos relativos a:

- Roupas e objetos de uso pessoal em quantidades compatíveis com duração e finalidade de sua viagem;
- Livros e periódicos;
- Quaisquer objetos, até o limite total de US$ 500,00;
- Outras lembranças: esse limite é individual e intransferível, e o valor da aquisição dos artigos de vestuário e acessórios inclui-se no limite de isenção.

Bens a declarar

Todo viajante vindo do exterior deve apresentar à Receita Federal a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Quando a cota do exterior (US$ 500,00) for ultrapassada, o tributo sobre o valor excedente será calculado incidindo a alíquota única de 50%.

Retirado: http://www.flytour.com/informacoes-aos-viajantes?codigo=3861&noticia=Alf%C3%A2ndega

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