Translate

02/07/2014

Aviso de pauta: Turismo divulga balanço da Copa


Nesta quinta-feira (03/06), às 11h, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o Secretário Especial para Assuntos de Turismo da cidade de São Paulo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, apresentam um balanço do turismo no Brasil e na capital paulista no que se refere à primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014.

 A coletiva de imprensa será no Centro Aberto de Mídia (CAM), localizado na Praça das Artes, no Centro de São Paulo.

Serviço

Balanço do turismo de São Paulo na primeira fase da Copa do Mundo
Data: 03 de julho, quinta-feira
Horário: 11h
Local: Centro Aberto de Mídia
Endereço: Praça das Artes, Avenida São João, 281- Vale do Anhangabaú.

Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140702.html

Copa: aumenta o número de turistas nos aeroportos

Desde a abertura da Copa, mais de 7,6 milhões de pessoas viajaram pelos principais terminais do país
O fluxo de turistas nas cidade-sede da Copa do Mundo continua crescendo. O movimento nos 20 principais aeroportos do país, na véspera do jogo Brasil e Chile (26), bateu um novo recorde: 528 mil pessoas circulação. Este é o maior número desde a abertura do Mundial, com início em 12 de junho.

O maior aeroporto do Brasil, Guarulhos, localizado próximo à cidade-sede de São Paulo, recebeu o maior índice de passageiros, cerca de 123 mil em um único dia, sendo sete mil em apenas uma hora, segundo dados da Secretaria de Aviação Civil. Até o final do campeonato, devem circular pelo país 3,1 milhões de estrangeiros e 600 mil brasileiros, segundo previsão do Ministério do Turismo. 

Baseado nessas informações, a média de movimentação da segunda semana do mundial aumentou para 487 mil pessoas.  Na semana de abertura da Copa, o maior fluxo registrado tinha sido de 471 mil viajantes. 

Ainda de acordo com pesquisa do MTur, o avião é o principal meio de transporte dos brasileiros e corresponde a 60,2% dos entrevistados que manifestaram intenção positiva de viajar nos próximos seis meses. Entre as capitais monitoradas, o destaque é Brasília, com 78,8% dos moradores declarando intenção de utilizar avião. Na sequência estão as cidades de Belo Horizonte (72,3%), Recife (65,7%) Salvador (62,5%), Porto Alegre (60,2%), Rio de Janeiro (28,3%) e São Paulo (57,3%).


Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140702_2.html

Ocupação hoteleira em dias de jogos chega a 90%



Rio de Janeiro é a cidade-sede com maior demanda de quartos em dias de jogos. O Ministério do Turismo mapeou a oferta de hospedagem nas cidades-sede do torneio e estimulou os meios alternativos para o Mundial
Encerrada a fase de grupos da Copa do Mundo, a ocupação hoteleira nas cidades-sedes dos jogos foi de cerca de 90% nos dias de jogos e na véspera. Os dados são do Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB) que mostram que o Rio de Janeiro, por exemplo, teve 92% de unidades habitacionais ocupadas no dia e na véspera da partida entre Argentina e Bósnia, e chegou a 95% no confronto entre Espanha e Chile. O Ministério do Turismo mapeou a oferta hospedagem nas cidades-sede do torneio e estimulou os meios alternativos durante o Mundial, como albergues e cama e café.

No período entre 11 e 18 de junho, que correspondeu aos primeiros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, a média geral de ocupação hoteleira nas 12 cidades-sedes, segundo a FOHB foi de 80% com os maiores índices ficando no Rio de Janeiro (92%) e Salvador (90%), além de Cuiabá com 88% e Recife com 87% e as menores médias com São Paulo e Curitiba que ficaram com 69%.
Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a avaliação geral é de que a maioria dos turistas estrangeiros optaram por se hospedar em hotéis, albergues, pousadas e casa de amigos e parentes. “Pudemos observar também uma grande quantidade de torcedores sul-americanos, que vieram ao país de carro, como é o caso de chilenos e argentinos, e que usaram outras formas de hospedagem”, disse o ministro.
Ainda segundo informações preliminares repassadas ao MTur, em todas as cidades-sedes os turistas estrangeiros estão visitando atrativos turísticos e culturais e estão fazendo turismo adicional para conhecer outras localidades. Em Brasília, segundo dados da Secretaria de Turismo do GDF, cerca de três mil pessoas visitaram o Congresso Nacional, e sete mil passaram pela Catedral. Também a taxa de ocupação hoteleira saltou de 70% para quase 100% em dias de jogos na capital federal.
Em Foz do Iguaçu, pelo menos 18.708 estrangeiros estiveram na cidade para conhecer as belezas das Cataratas, entre 1º a 17 de junho. O destaque para 1.504 norte-americanos e 1.312 australianos, além de 1.303 colombianos, turistas que ficaram hospedados nos hotéis da região.
O FOHB é a associação que reúne as 26 principais redes hoteleiras atuantes no Brasil, com cerca de 600 hotéis em operação e 97 mil unidades habitacionais. No levantamento feito pela entidade no período de 11 a 18 de junho foram comercializadas 108 mil novas diárias em vésperas e dias de jogos nessa primeira semana de Copa do Mundo, o que representou 100 mil diárias a mais do que na última consulta divulgada em maio que eram de 350 mil. Com isso   foram comercializadas mais de 450 mil diárias em todas as cidades-sede. 

Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140702_3.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...