Translate

05/06/2014

Turismo na Copa do Mundo deve gerar 200 mil empregos temporários

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Muitas das oportunidades, no entanto, podem se tornar efetivas com o fim do torneio; entre as atividades mais demandadas estão as de guias de turismo, garçons, camareiras e recepcionista em meios de hospedagem


O Ministério do Turismo projeta que 200 mil vagas temporárias de trabalho sejam abertas para atender à demanda extra criada pela Copa do Mundo. Muitas delas, no entanto, podem se tornar efetivas com o fim da Copa – e este é o sonho de boa parte daqueles que desempenham funções com data para acabar.

Entre as atividades mais demandadas estão as de guias de turismo, garçons, camareiras e recepcionista em meios de hospedagem. Boa parte das vagas ainda estarão disponíveis apenas em meados de junho, com a proximidade da Copa do Mundo, mas algumas já começam a surgir em atividades ligadas ao turismo.

Aos 21 anos e com diploma do segundo grau em punho, a mineira Jordânia Salesela ocupa uma vaga temporária no Centro de Atendimento do Turista (CAT) de Mariana, cidade histórica localizada a 112 quilômetros de Belo Horizonte.

O emprego de Jordânia é uma oportunidade surgida com a Copa do Mundo. Ela conseguiu o posto após concluir o curso de inglês do Pronatec Turismo, no começo deste ano, no Senac/MG. Hoje, o trabalho temporário somado à recente qualificação a faz sonhar com o curso superior, mais especificamente com a faculdade de Letras. “Assim que concluí o curso de idiomas fui convidada a retornar ao CAT para um contrato até dezembro”.

“Os trabalhadores temporários criam uma situação favorável para o turismo. Para os profissionais é uma oportunidade de transformar o provisório em permanente; para o setor é um momento de crescer e alçar novas metas, de se tornar mais competitivo”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

A expectativa é que a capital mineira atraia 322.340 brasileiros e 62.388 estrangeiros durante a Copa do Mundo. Os visitantes de Belo Horizonte devem desembolsar R$ 695 milhões em todo o país, de acordo com estimativa do Ministério do Turismo.

Se considerados todos os turistas em trânsito pelo Brasil (600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros) serão 3,7 milhões de visitantes. Esse contingente deve deixar na economia do turismo um total de R$ 6,7 bilhões ao longo dos jogos.

O Brasil assinou há poucos dias dois compromissos com as confederações de empregadores e as centrais sindicais pela melhoria das condições de trabalho durante a Copa. São eles: o “Compromisso Nacional pelo Emprego e Trabalho Decente na Copa” e o “Compromisso para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Copa do Mundo da FIFA 2014”, específico para o setor de Turismo e Hospitalidade.

Entre os objetivos do pacto estão a garantia dos direitos fundamentais do trabalhador estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as normas coletivas, baseadas em acordos e convenções, além da promoção da segurança e saúde no trabalho, oferta de cursos de capacitação e iniciativas de inclusão voltadas, especialmente, para jovens, mulheres, negros, migrantes e pessoas com deficiência. O combate ao trabalho forçado e infantil, ao tráfico de pessoas, bem como à exploração sexual de crianças e adolescentes também fazem parte do compromisso.

retirado: http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/emprego-e-educacao/emprego/2014/06/03/NWS,241279,44,322,NOTICIAS,2190-TURISMO-COPA-MUNDO-GERAR-200-MIL-EMPREGOS-TEMPORARIOS.aspx

Venezuela acusa Estados Unidos de sabotagem ao turismo do país

O Governo de Caracas acusou, esta quinta-feira, os Estados Unidos "de sabotarem o desenvolvimento turístico venezuelano", depois de Washington alertar que a situação de conflitualidade na Venezuela pode representar um "risco significativo" para os cidadãos que visitam o país.
Venezuela acusa Estados Unidos de sabotagem ao turismo do país
foto JORGE SILVA/REUTERS
"Atacar o país e denegrir a sua imagem é também uma maneira de destruir a economia e travar o crescimento turístico que se tem verificado na Venezuela", explica um comunicado do Ministério venezuelano de Turismo.

O documento afirma que o Governo dos Estados Unidos "atribui a si o direito de desestimular as viagens turísticas à Venezuela, criando na opinião pública internacional a sensação de caos e insegurança, e é quem apoia, financia e promove os responsáveis pelas tentativas golpistas para desestabilizar a Venezuela".

"Enquanto isto acontece, centenas de turistas de todo o mundo, continuam a chegar diariamente, a desfrutar de praias, planícies, montanhas e selvas venezuelanas", diz.

Quarta-feira os Estados Unidos alertaram que a conflitualidade na Venezuela pode representar um "risco significativo" de segurança para as "dezenas de milhares de cidadãos norte-americanos que visitam" o país anualmente, em estudo, lazer, negócios ou voluntariado.

Por outro lado precisam que 24763 pessoas foram assassinadas em 2013 e que Caracas tem a maior taxa de homicídios do país, com 134 homicídios por cada 100 mil habitantes.


Para os Estados Unidos, a ameaça é "suficientemente séria" para "obrigar" o pessoal do Governo norte-americano a "viver e trabalhar sob rigorosas restrições" na Venezuela.

retirado:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3955410&page=-1

Liga realizará a exposição “Carnival São Paulo World”

Exposição
Com objetivo de entreter os visitantes que estarão na capital para a abertura da Copa do Mundo e os apaixonados pelo carnaval, a Liga da Escolas de Samba de São Paulo criou o evento “Carnival São Paulo World” que antecede o início da Copa. Serão três dias de evento. A exposição de imagens e figurinos usados no carnaval de 2014 será no “Espaço da Cidade”. Além disso, haverá show de samba durante todo o tempo que a mostra estará aberta. O evento será encerrado no dia 11 de junho, às 22h, com um grande desfile composto pelas 22 agremiações e seus componentes.
Todos os sambas – enredos deste ano serão cantados neste desfile, que contará com a participação dos intérpretes oficiais de cada escola no carro de som. A bateria, composta por mais de 1000 ritmistas (cerca de 40 de cada agremiação), será comandada pelos mestres que, durante a execução dos sambas de suas respectivas escolas, assumirão a frente da bateria.
De acordo com o presidente Paulo Sérgio Ferreira, esse será um momento muito especial para a Liga das Escolas de Samba, pois será a primeira vez, reunirá o melhor do samba de São Paulo para um público fã das duas maiores paixões nacionais: samba e futebol. - Convidamos todas as pessoas para ver um dos desfiles mais bonitos que São Paulo já fez. A união de todas as agremiações nesta apresentação mostrará o melhor do Carnaval de São Paulo e impressionará o público.
Sorteio da ordem dos desfiles do Carnaval 2015
No dia 11 de junho, antes do desfile de encerramento do evento, a Liga das Escolas de samba, realizará o sorteio da ordem do desfile de 2015, que deverá durar cerca de uma hora. De acordo com o regulamento, a Mancha Verde, vice-campeã do grupo de acesso, abrirá a sexta-feira (13/02/2015) e a Unidos de Vila Maria, campeã do acesso abrirá a noite de sábado (14/02/2015), no grupo especial. A Independente Tricolor, campeã do grupo I abrirá a noite de domingo (15/02/2015), no grupo de acesso.

A Mocidade Alegre, campeã do especial, terá o direito de escolher o horário de seu desfile. As demais escolas participarão do sorteio.

Retirado:http://www.carnavalesco.com.br/detal.php?id=8326 - http://www.ocarnavaldesaopaulo.com.br/liga-realizara-exposicao-carnival-sao-paulo-world/

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...