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18/08/2012

Brasil e Barcelona trocam experiências



Em visita a Embratur, especialista em turismo cultural elogia esforço do instituto para promover a cultura brasileira

A promoção internacional do Brasil como destino turístico cultural foi o tema do encontro realizado na última segunda-feira (13), entre o professor espanhol Jordi Tresserras e a equipe da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) responsável pela promoção internacional do turismo cultural. Tresserras é coordenador do Programa de Turismo Cultural da Universidade de Barcelona e um dos responsáveis pelo projeto de promoção da cidade catalã, que virou uma referência mundial após os Jogos Olímpicos de 1992. Nesta semana, ele esteve em Brasília e encontrou-se com André Vilaron, assessor da presidência da Embratur, e Marcus Vinícius Campos, membro do grupo de trabalho que trata do assunto no instituto.

Tresserras elogiou o esforço que vem sendo realizado pela Embratur para destacar a cultura brasileira e valorizar o perfil de turista que se interessa pelo segmento. “O Brasil tem diversos patrimônios culturais tangíveis e intangíveis ainda pouco utilizados pelo turismo”, explicou Vilaron. “Nossa intenção é promover a diversidade nacional unindo o tradicional ao contemporâneo, tão marcantes na cultura brasileira. A maior integração entre turismo e cultura tende a valorizar, cada vez mais, a imagem  do país no exterior”.

Equipe da Embratur troca experiências
com especialistas em turismo cultural
Segundo Vilaron, durante o encontro foram abordados exemplos de países que têm trabalhado bem a integração entre cultura e turismo, como Cuba, e cases de sucesso de turismo cultural, como o da Espanha. “Buscamos diversificar as atrações turísticas do Brasil, mostrando-o como um destino completo com Sol e Praia, Eventos e Negócios, Ecoturismo e Turismo de Aventuras e também Turismo Cultural. Para isso, a troca de experiências com uma nação como a Espanha, que, em pouco mais de uma década e com parcerias público-privadas, conseguiu se tornar referência em turismo cultural, é peça-chave para que o turista estrangeiro se dê conta da diversidade do país”, explicou.

Tresserras ainda aproveitou a ocasião para apresentar dois projetos de cooperação espanhola que estão em andamento no Brasil, o do baixo São Francisco e o do Candeal, na Bahia. As estratégias de ação adotadas na Espanha diante da crise econômica enfrentada pelo país também estiveram na pauta do encontro.

Cultura em alta
De acordo com as pesquisas de opinião realizadas pela Embratur com turistas estrangeiros, o grande diferencial do Brasil é a simpatia e interação do povo. “Por isso, além de nossos atributos de Sol e Praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos promover as manifestações culturais como capoeira, música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira”, destacou André Vilaron

Retirado:http://aquarela2020.wordpress.com/2012/08/17/brasil-e-barcelona-trocam-experiencias/

MTur realiza encontro técnico de qualificação profissional


Ministério adota sistema padronizado para apresentação, avaliação e monitoramento de projetos. 
Manual operacional será lançado na próxima semana

Brasília (DF) - O Ministério do Turismo está aperfeiçoando métodos para apresentação, monitoramento e avaliação dos projetos a serem apoiados pelo Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo (DCPAT). O foco é o financiamento de ações com recursos de transferências voluntárias que priorizem o desenvolvimento e integração da Produção Associada ao Turismo; Fomento ao Turismo de Base Local e a Qualificação Profissional dos Serviços Turísticos.  A nova metodologia adotada para a celebração de convênios foi apresentada nesta segunda-feira (13) para representantes de estados e municípios em encontro realizado em Brasília.
“Todos os convênios serão realizados com base nessas novas regras, cujos objetivos são dar transparência e aumentar a eficiência e eficácia das ações financiadas pelo DCPAT realizadas por meio de convênios com outros entes públicos”, disse o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPDTur), Fábio Mota, na abertura do Encontro Técnico sobre Qualificação Profissional. Segundo ele, todo o processo de avaliação, monitoramento e fiscalização vai garantir maior “funcionalidade” na aplicação dos recursos públicos.
“A partir de agora teremos um sistema padronizado. Na próxima semana lançaremos o manual operacional com as regras para acesso aos recursos de transferência voluntária”, diz o diretor do DCPAT, Leopoldo Alves Júnior.  Ele lembrou que o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV) está aberto, até o dia 6 de setembro, para recebimento de propostas de qualificação profissional, entre outros. Durante o encontro, também foi feita uma oficina com a participação de representantes da Controladoria-Geral da União para abordar noções básicas de preenchimento de propostas, de acordo com as portarias que disciplinam os convênios do MTur.
A prioridade do MTur neste ano é qualificar a mão de obra das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014  e entorno, um total de 117 municípios, pelo Pronatec Copa. Assim, as ações do departamento estão voltadas para as demandas não contempladas pelo programa. Os focos são, por exemplo, cursos de aperfeiçoamento para taxistas, guardas municipais, policiais civis e outras categorias profissionais que trabalham em contato direto com o turista. Em 2013, as ações para o eixo de hospitalidade e lazer atenderão as demais unidades da federação.

ASCOM

Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20120814.html

BRASIL É MAIOR CONSUMIDOR DE PASSAGENS DE TREM DA RAIL EUROPE NA AMÉRICA DO SUL


A Rail Europe 4A, responsável pela distribuição e venda de tickets e passagens de trens em destinos europeus para mais de 45 países na Ásia, Austrália e Nova Zelândia, África e América do Sul, registrou 20% de crescimento em vendas no Brasil no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.

Considerando-se a arrecadação global, os resultados da companhia foram 22,15% maiores, de janeiro a junho, se comparado os mesmos meses de 2011.

Atualmente o Brasil é o maior consumidor da companhia na América do Sul, sendo responsável por 53% das vendas realizadas no continente. Num ranking mundial, o país ocupa hoje o quarto lugar, atrás apenas da Austrália, Coréia do Sul e Japão. 

"Nossos resultados comprovam o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e o interesse deles por viagens internacionais mais longas. Entre 2010 e 2012, a quantidade de passageiros do Brasil, no primeiro semestre deste anos, cresceu 82%. Em volume de vendas, o mercado brasileiro aumentou 43% em 2011 em relação a todo o ano de 2010", afirma María Corinaldesí, gerente regional da Rail Europe para a América do Sul.

Para a atual temporada do verão europeu, a Rail Europe reduziu em até 70% o valor dos tickets de trem para assentos na primeira classe, além de lançar no Brasil e em outros países uma nova modalidade de bilhetes, o German Rail Pass Extesion, fruto de uma parceria com a companhia alemão Deustche Bahn.

Formada a partir de uma joint venture entre as Linhas Ferroviárias Nacionais Francesas (SNCF) e as Linhas Ferroviárias Federais Suíças (SBB), a empresa realiza venda de viagens para 11 mil rotas e 25 mil destinos na Europa. 

Fonte: Folha.com

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4433

SAIBA TODOS OS DETALHES DA OKTOBERFEST DE BLUMENAU


Em suas 28 edições, a Oktoberfest de Blumenau já recebeu mais de 18 milhões de visitantes. A maior festa alemã das Américas reúne a tradição da cultura alemã na gastronomia típica, nas bandas germânicas e nas cervejas artesanais. Este ano serão 45 bandas, sendo três vindas diretamente da Alemanha para tocar na versão brasileira da festa de Munique. De Blumenau participam 27 grupos; 15 bandas vêm de outras cidades de Santa Catarina e também do Paraná e Rio Grande do Sul. A expectativa de público para este ano é de 700 mil visitantes em 19 dias de festa - de 10 a 28 de outubro.

O espaço físico que a Oktoberfest ocupa hoje é muito maior que o de 10 anos atrás, o que faz com que, a partir deste ano, novas ações sejam necessárias, especialmente para proporcionar segurança e comodidade aos visitantes. Este ano, a festa vai ocupar um dos leitos da Rua Alberto Stein. Outra novidade é a instalação de portões de acesso exclusivos para os usuários da meia entrada (estudantes). Para evitar as filas em dias mais intensos, a organização tem intensificado e estimulado a compra antecipada de ingressos.

Confira a programação:

ABERTURA OFICIAL DA FESTA
Será no dia 10 de outubro, às 22h, logo após o desfile na Rua XV de Novembro, às 19h30. Entrada gratuita.

GRUPOS FOLCLÓRICOS
Apresentações diárias nos setores durante o intervalo das trocas de bandas.

DESFILES OFICIAIS
Dia 10 - quarta-feira, às 19h30 (desfile de abertura)
Dia 13 - sábado, às 16h
Dia 17 - quarta-feira, às 19h30
Dia 20 - sábado, às 16h
Dia 24 - quarta-feira, às 19h30
Dia 27 - sábado, às 16h

DESFILES INTERNOS
Pequenos desfiles típicos na área interna do Parque Vila Germânica nas terças-feiras, dias 16 e 23, às 19h30.

NOITE DO STAMMTISCH
Encontro dos Grupos de Amigos (Stammtisch) na Oktoberfest, no dia 18, a partir das 19h30.

NOITE DOS GINCANEIROS
Encontro das equipes de Gincaneiros, da Gincana Cidade de Blumenau, no dia 25, a partir das 19h30.

FESTA DA MELHOR IDADE
Dia 25, das 12h às 17h. Entrada gratuita.

BIERWAGEN
Desfile diário com distribuição gratuita de chope nas ruas da cidade, no período vespertino.

RETRETAS E DANÇAS TÍPICAS
Diariamente haverá animação com bandas típicas e apresentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.

REI DO TIRO
O público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva de tiro ao alvo, organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade.

CONCURSO NACIONAL DE CHOPE EM METRO
Ocorre diariamente. Participação gratuita.

RAINHA OKTOBERFEST 2013
O concurso para eleger a Realeza da 30ª Oktoberfest ocorre no último domingo da festa, dia 28, às 20h. Entrada gratuita.

CERVEJAS
Cervejarias artesanais;
Cervejas importadas;
Chope oficial Brahma;
Mais de 25 variedades de chope ou cerveja.

INGRESSOS
Sextas e sábados (e excepcionalmente no dia 11 de outubro) os ingressos custam R$ 20. De domingo a quinta custam R$ 6. Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada. Pessoas com traje típico alemão não pagam ingresso. Nos dias 10 e 28 de outubro não haverá cobrança de ingresso: o acesso aos pavilhões será gratuito. Aos sábados e domingos e no dia 12 de outubro, os ingressos serão cobrados a partir das 15h. Nos demais dias, a partir das 18h. 

Fonte: Mercadoeeventos.

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4432

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