Translate

07/11/2012

Brasil é destaque em Mercado Mundial de Viagens em Londres


Começou nesta segunda-feira (05.11), em Londres, a 33ª edição da World Travel Market – WTM que acontece anualmente na Inglaterra, país que ocupa a 11ª posição no ranking dos maiores emissores de turistas para o Brasil. Só no ano passado, 149.564 mil turistas ingleses entraram em nosso país.

 De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, cerca de 80% desses visitantes ficaram satisfeitos com a estadia, e 91,5% manifestaram intenção de retornar ao país.  O perfil do turista inglês indica que a preferência, no turismo de lazer, é por destinos que se encaixam no segmento “sol e praia” (38,5%), seguido de “natureza, ecoturismo ou aventura” (29,2%).

O secretário executivo do MTur, Valdir Simão, enfatiza que a feira britânica é uma grande oportunidade para mostrar o Brasil e seus destinos turísticos. A novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de coexpositores, o Brasil também conta com um espaço dedicado exclusivamente à cultura brasileira, onde serão homenageadas as cidades de Brasília e Salvador, reconhecidas respectivamente como Patrimônio Mundial Histórico pela Unesco e como Patrimônio Cultural Mundial.

“É uma grande oportunidade de mostrar o Brasil, e ainda diversificar os destinos turísticos para os estrangeiros que visitam o país”, afirmou o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, que participa do evento.

A WTM oferece amplo alcance de diversos segmentos e destinos para profissionais do setor turístico do Reino Unido e de todo o mundo. Além de informações sobre as últimas tendências do setor, o evento proporciona aos participantes vantagens para seus negócios.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/47819-brasil-e-destaque-em-mercado-mundial-de-viagens-em-londres

Entrega de vistos americanos deve recomeçar em breve


A suspensão das entregas de passaportes com vistos dos Estados Unidos, por causa de uma decisão judicial, tem causado preocupação e transtornos a brasileiros que aguardam a devolução de seus documentos de viagem.

A Justiça Federal em São Paulo determinou, no dia 26 de outubro a suspensão do envio de passaportes pela empresa DHL Brasil para as pessoas que solicitaram visto para os Estados Unidos. A decisão judicial acontece após uma ação dos Correios. A alegação é que a empresa viola o monopólio postal do País, que pertence à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Em nota, a DHL Express contesta a decisão da Justiça. Para a empresa, é "descabido classificar um passaporte como carta, já que o mesmo se trata de um documento de identidade emitido pelo governo nacional que reconhece um determinado portador". Apesar de não deixar claro se pretende recorrer da decisão, a empresa diz que está "tomando todas as medidas necessárias" para resolver a situação "o mais rápido possível".

Os Correios afirmam que o envio de passaportes é atividade exclusiva da empresa, conforme a lei brasileira. Diz ainda que entrou em contato com o Consulado dos Estados Unidos "para esclarecer e orientar sobre o procedimento correto a ser adotado", mas quando o prazo concedido para a regularização se esgotou, "os Correios tomaram as medidas judiciais cabíveis, amparadas na lei, contra as empresas que estavam violando a exclusividade".

Entrega de vistos americanos deve recomeçar em breve


Atualmente, são atendidos, em média, 4 mil solicitantes por dia nas embaixadas e consulados americanos no Brasil. A empresa CSC, contratada pela Embaixada dos Estados Unidos para cuidar da logística da emissão de vistos no Brasil, anunciou, por meio de nota publicada no site oficial de solicitação e em página no Facebook, que a entrega dos documentos recomeçará parcialmente a partir do dia 11 de novembro, priorizando quem espera há mais tempo.

"Os solicitantes receberão um e-mail com maiores instruções a partir de 5 de novembro", diz o site. O aviso foi publicado na noite da última sexta-feira (2) no Facebook. Mais cedo, no mesmo dia, a CSC havia informado que a entrega recomeçaria a partir do dia 13. Informação esta, que a Embaixada dos EUA disse não ter informações sobre a nova data anunciada pela CSC, mas que em princípio, o início da entrega de passaportes fica marcada para o dia 13 de novembro mesmo. "Caso você deseje viajar na semana de 5 de novembro, nós faremos o possível para que você receba o seu passaporte antes da data da sua viagem", afirma ainda o site da CSC, que pede que, nesses casos, o solicitante envie seus dados pela página na internet ou por e-mail.

Segundo a nota da CSC, os solicitantes que estão com os passaportes retidos receberão um e-mail com novas informações a partir do dia 5 de novembro. Não há orientações específicas para os brasileiros que têm entrevista marcada para os próximos dias. Pessoas que precisam fazer uma viagem de emergência (por motivo de tratamento médico ou de morte de parente, por exemplo) estão sendo orientadas a entrar em contato com a CSC por e-mail ou por telefone.

A decisão judicial prevê que os passaportes que já estivessem com a DHL Express poderiam ser entregues pela empresa. Para saber se um passaporte está com a DHL ou ainda no serviço consular, o site oficial de informações de visto para os Estados Unidos orienta os solicitantes a entrar em contato pelos telefones do centro de atendimento ou a acessar sua conta pela internet, para verificar o número de rastreamento.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/47810-entrega-de-vistos-americanos-deve-recomecar-em-breve

Petrópolis inicia festival de gastronomia no próximo sábado



Se está pensando em visitar a região serrana do Rio de Janeiro, aproveite o evento gourmet que chega à cidade no próximo sábado e domingo

Mais de 15 mil pessoas são esperadas em Petrópolis no próximo sábado (10) quando acontece a 12ª edição do festival Petrópolis Gourmet, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
 (Divulgação)
Além de saborear os pratos, os turistas podem aproveitar o evento para visitar o Museu Imperial, no centro histórico da cidade, e bairros e distritos, como Itaipava e Araras.

Evento

Vinte e sete restaurantes participam do festival este ano, com o desafio de preparar menus especiais que ressaltem a diversidade e riqueza das culinárias carioca, capixaba, mineira e paulista.

Entre eles está o Bistrô da Valéria, que homenageará o Rio, São Paulo e Minas Gerais, o Solar Fazenda do Cedro, com prato para o Rio de Janeiro, a Pousada dos Pirineus, que terá menu inspirado em Minas e o Solar do Império, no centro de Petrópolis, que escolheu o Espírito Santo.

Retirado: http://www.gazetadopovo.com.br/turismo/conteudo.phtml?tl=1&id=1315597&tit=Petropolis-inicia-festival-de-gastronomia-no-proximo-sabado-

Cemitérios se tornam atrações turísticas



Diversos lugares turísticos oferecem as mais belas e famosas atrações, como a torre Eiffel, em Paris, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, as Pirâmides do Egito, entre muitos outros. Porém, um local que atrai cada vez mais viajantes são os cemitérios e mausoléus. Os motivos são inúmeros, seja para ver a tumba de pessoas célebres, como atores, cantores, presidentes e escritores ou pelo fator histórico do local. Reconhecidos como obras de arte, os cemitérios já se encontram em guias turísticos e em sites de viagens.

Confira os dez cemitérios mais famosos do mundo:


Cemitério Nacional de Arlington (Arlington, EUA)

Localizado próximo aos prédios do pentágono, na Virgínia, o Cemitério Nacional de Arlington é o mais tradicional e conhecido cemitério militar. Sua área deextensão é de quatro mil metros quadrados, e estão enterradas mais de 360 mil pessoas, em geral veteranos de cada uma das guerras travadas pelo país, desde a revolução americana até a atual Guerra do Iraque. Entre os túmulos está o do ex-presidente americano John F. Kennedy e seu irmão, o senador Robert Kennedy.

Um de seus maiores atrativos é o Memorial Amphiteater, um majestoso anfiteatro de mármore de 1920, onde são realizadas cerimônias oficiais, além de ser o túmulo do soldado desconhecido. Dedicado a todos os anônimos que morreram durante as guerras, o túmulo possui três esculturas gregas que representam a paz, a vitória e a coragem. “Aqui jaz em honrada glória um soldado americano conhecido apenas por Deus”, essa é a inscrição gravada na lápide em homenagem à essas pessoas.

Na entrada há um Centro de Visitantes, com livrarias, espaço de exposições, mapas e guias. O cemitério lançou um aplicativo para celular e internet. Assim os turistas encontram com maior facilidade os túmulos célebres através de um mapa, além de ter acesso a fotos e mais informações.

Cemitérios se tornam atrações turísticasLa Recoleta (Buenos Aires, Argentina)

Atraídos pela sepultura de Eva Perón, muitos turistas se encantam com o Cemitério de La Recoleta. Situado em pleno centro, no senhorial bairro da Recoleta, o local foi fundado em 1822 e é uma verdadeira cidade de mortos. Toda a estrutura do cemitério se compõe de ruas, avenidas e até praças. Com numerosas estátuas de mármores e criptas senhorias, o La Recoleta conta inclusive com sarcófagos abertos. Além de Evita, estão abrigados embaixo das terras argentinas, o prêmio Nobel da Paz Carlos Saavedra Lamas, presidentes, atores, militares, entre outros ricos e famosos. Devido seu imenso tamanho, são distribuídos mapas na entrada.

Trinity Churchyard (Nova York, EUA)


Composto por três cemitérios separados, associados à Igreja Trinity, em Manhattan. Nela está o cemitério de Intercessão, onde há duas placas de bronze comemorativas da Batalha de Fort Washington, um dos mais violentos combates da Guerra Revolucionária. Está listado nos Estados Unidos no Registro Nacional de Lugares Históricos, e também se trata do único cemitério que está ativo em Manhattan.

Cemitério Boot Hill (Arizona, EUA)

Boot Hill (ou Boothill) é o nome atribuído aos cemitérios, fato muito comum no oeste americano. Durante o século 19 era um nome recorrido aos cemitérios de pistoleiros ou aqueles que tiveram alguma morte violenta. E o mais notável destes cemitérios é o que está localizado em Tombstone, no estado do Arizona. Nele estão os túmulos de Billy Clanton, Frank McLaury e McLaury Tom; são os três homens mortos durante tiroteio no famoso O.K.Corral. Das mais 300 pessoas, somente 205 estão registradas, já que um grande número de imigrantes chineses e judeus foram enterrados sem reconhecimento dos corpos.

Hollywood Forever – (Hollywood, EUA)

O Cemitério Hollywood Forever fica na Santa Monica Boulevard, em Hollywood, distrito de Los Angeles, na Califórnia. É adjacente à parede norte, e para trás, da Paramount Studios. Fundado em 1899, com cem hectares, o local foi batizado como Hollywood Memorial Park. No final do século 20 tornou-se degradado. À beira do encerramento, em um processo de falência, a empresa Tyler Cassity adquiriu, em 1998, seus 250 mil m², o renomeando de "Hollywood Forever". Atualmente o cemitério, recuperado, é onde estão enterradas celebridades da indústria de entretenimento norte-americana.

Mt. Auburn (Cambridge, EUA)

Baseado no modelo do famoso cemitério francês, o cemitério de MT. Auburn foi o primeiro desse tipo nos EUA, com o detalhe de ser muito arborizado, lembrando-se muito a um arboreto. Lá estão enterrados escritores e pensadores como Buckminster Fuller, Henry Wadsworth Longfellow, e BF Skinner, além dos habitantes de longa data.

Père Lachaise (Paris, França)

Cemitérios se tornam atrações turísticas
Inaugurado em 1804, seu nome se deu em homenagem à François d’Aix de la Chaise, conhecido como Père Lachaise (Padre Lachaise), confessor do rei Luís XVI. É o maior e mais famoso cemitério da França. Localizado no vigésimo arrondissement da capital francesa. Nos seus 500 mil m² estão túmulos famosos, como os de Oscar Wilde, Edith Piaf, Honoré de Balzac, Marcel Proust, Alice B. Toklas, Richard Wright, e, claro, Jim Morrison. A importância do cemitério de Paris se deve ao fato de que ele se tornou um marco desde o século 19 para a construção dos cemitérios modernos. Representa a transição entre o modelo de cemitério urbano, com jardins, para os cemitérios rurais.


Cemitério Old Jewish (Praga, República Tcheca)

Trata-se de um cemitério judeu muito antigo, datado no século 15. O primeiro túmulo, do poeta Avígdor Karo, data de 1439. Com aproximadamente 12 mil sepulturas, é o de maior número de defuntos por área quadrada. Sem espaço para enterrar seus mortos, os judeus se viram obrigados a sobrepor lápides umas às outras. Com os anos, acumularam-se doze camadas, e as lápides mais à superfície estão cobertas de musgos. Entre elas está a de nada menos que Kafka. O cemitério é relatado no livro do escritor irlandês John Banville, Praga Pictures: A Portrait of the City (Imagens de Praga: Um retrato da cidade), em que afirma ser um local de memória urbana, mas também um dos mais tristes e sinistros de Praga.

San Michele (Veneza, Itália)

É o principal cemitério de Veneza. San Michele está situado numa ilha a poucos minutos da cidade pela via Vaparetto, e é apelidado de "ilha dos mortos". É um lugar procurado por quem está atrás de reclusão, paz e tranquilidade, sobretudo quando a Praça de São Marcos recebe muitos turistas. Entre as lápides de pedras e os altos ciprestes estão os túmulos de Ezra Pound, Igor Stravinsky, e Joseph Brodsky.

St. Louis (Nova Orleans, EUA)

Fundado em 1789 nos arredores deste bairro de origem francesa, consiste de um modo diferente de se enterrar os falecidos. Cada um dos cem mil mortos que ali foram sepultados adquiriram uma pequena casa, onde foram colocados os corpos. O cemitério fica a oito quadras do rio Mississippi, no lado norte da Bacia. O cemitério ficou famoso quando apareceu no filme Easy Rider, do diretor Dennis Hopeer, em 1969. Desde então, tornou-se um dos mais emblemáticos dos EUA.

No Brasil

Cemitérios se tornam atrações turísticasEm terras brasileiras, o Cemitério da Consolação é o mais antigo dos 22 em funcionamento na cidade de São Paulo, e o mais famoso. Foi inaugurado em 1858 e é morada eterna de muitas figuras célebres da história do País. Se nos seus inícios ele abrigava democraticamente gente de todas as cores e classes (do patrão ao escravo, todos iguais no final da vida), no início do século XX ele virou objeto de desejo dos mais ricos. Como efeito, ter uma parcela eterna aqui virou símbolo de prestígio, o que levou a uma subida dos preços e a um florescimento das esculturas suntuosas, produzidas por alguns dos artistas mais renomados da época. Por isso, atualmente o passeio é considerado referência não apenas por necrófilos, mas também por amantes das artes, esculturas e a chamada arte tumular.

Muitas personalidades importantes como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, os presidentes Campos Sales e Washington Luís e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, o escritor Monteiro Lobato, o acordeonista Mario Zan e santos populares como Antoninho da Rocha Marmo, foram enterrados neste cemitério. Destaque especial para o fastuoso mausoléu da família Matarazzo, considerado o maior da América Latina: do subsolo ao topo são 25 metros, com uma área de 150 metros quadrados.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/47813-cemiterios-se-tornam-atracoes-turisticas?showall=1&limitstart=

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...