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25/10/2012

Campanha combaterá turismo sexual na Copa de 2014 no Brasil


ONGs anunciam em Paris plano contra abuso de crianças e adolescentes brasileiros em eventos esportivos; 'Não Desvie o Olhar' começa em 2013

Organizações não governamentais da Europa anunciaram ontem, em Paris, que vão realizar uma campanha internacional contra o turismo sexual e a exploração de crianças e adolescentes no Brasil a partir de 2013. O objetivo da iniciativa, bancada com recursos da União Europeia, é minimizar os efeitos negativos da invasão estrangeira ao País durante três eventos: a Copa das Confederações, no próximo ano, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

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A campanha terá ênfase em Estados menos desenvolvidos e mais suscetíveis à exploração sexual, em especial de menores de idade. O tema preocupa as ONGs, a União Europeia e o governo brasileiro. Reunidos ontem, em uma conferência intitulada Turismo Sexual Implicando Crianças e Grandes Eventos Esportivos, as organizações da França e do Brasil advertiram para o risco de explosão dos casos de exploração, caso nada seja feito para preveni-los.

Associadas, as ONGs End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purposes (Ecpat France) e Fondation Selles lançarão no próximo ano a campanha "Não desvie o olhar", que será divulgada em dez países da Europa e em quatro da África. Realizada em parceria com redes hoteleiras e companhias aéreas, a iniciativa não terá apenas foco na conscientização, mas também no combate ao crime. "O aspecto da repressão e da denúncia é novo para nós, mas é muito importante", reconheceu Philippe Galland, coordenador de programas da Ecpat France.

Julgamento. Organizadores da campanha ponderam que não há elementos científicos suficientes para estabelecer o vínculo entre grandes eventos esportivos e o aumento da prostituição infantil e do turismo sexual. Mas investigações de polícia realizadas durante a Eurocopa 2012, com sede na Polônia e na Ucrânia, identificaram o aumento da atividade de redes criminosas que exploram o sexo.

Com base nessa constatação, as ONGs vão advertir os turistas sobre o fato de que podem ser julgados em seus países de origem, uma vez que crimes sexuais se enquadram em acordos internacionais. "Um turista flagrado poderá ser julgado na França por um crime cometido no Brasil", diz o jurista Yves Charpenel.

Retirado: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,campanha-combatera-turismo-sexual-na-copa-de-2014-no-brasil,949970,0.htm

MSC antecipa temporada 2013-2014 de cruzeiros


A MSC Cruzeiros reforça a temporada 2012/2013 de saídas de navios da armadora para o público, divulgando promoções e ofertas para o trade turístico presente na Feira da Abav de 2012. Outra novidade da empresa é a antecipação dos roteiros para cruzeiros para a temporada 2013/2014, disponível para venda a partir de 1º de dezembro de 2012, e conta com ofertas na Europa e pela América do Sul. 


De acordo com Adrian Usilli, diretor comercial da MSC, a empresa pretende crescer 100% em relação ao total de hospedes no mesmo período de 2011, e aponta novo navio como atrativo para a próxima temporada. “Para 2013 teremos o MSC Preciosa, que chega em novembro do próximo ano ao Brasil, com 100 cabines a mais que o seu navio gêmeo, o MSC Fantasia”, explicou Ursilli ao DIÁRIO. 

O diretor afirmou que o Preciosa terá oito meses de uso quando chegar ao país, sendo que a América do Sul possui 260 mil cientes e destes 210 mil são do Brasil, apresentando a expectativa de demanda 12% superior em 2012 e classificou os mercados do sudeste e sul como principais consumidores da MSC no Brasil. 

Retirado:http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_49_6_35_,msc-antecipa-temporada-20132014-de-cruzeiros.html

Turismo LGBTS conquista espaço na Abav 2012


A ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo para gays e lésbicas) está presente na ABAV 2012. Esta é a primeira vez que o evento abre um espaço para o Turismo LGBTS onde os associados podem participar divulgando suas empresas pagando um valor especial firmado entre a ABAV e a ABRAT GLS. Não associados à entidade que atuam no setor terão também desconto diferenciado.

“Este ano, o Turismo LGBTS deverá movimentar no mundo US$ 156 BI. Não há dúvidas que é um mercado promissor, tanto que agora passará a ter um espaço na maior feira do gênero da América latina, que é o encontro anual da ABAV”, diz Oswaldo Luiz, presidente da ABRAT GLS. “Firmar esse acordo com os dirigentes do evento permitindo aos associados à entidade condições especiais de pagamento é uma forma de incentivar e fortalecer o mercado, sempre atentos às possibilidades de gerar negócios para as empresas mantenedoras”, complementa.

O diretor de comunicação e eventos da ABRAT GLS, Thiago Falcão, chama a atenção para o que considera um mercado em estágio intermediário. “Este segmento no Brasil hoje encontra-se em fase de desenvolvimento, juntamente com países como a Argentina, Israel, Uruguai, entre outros. A participação em eventos como esse possibilita, além de grande divulgação, um trabalho contínuo e consistente, que permitirá a consolidação do segmento no Brasil. Destaco que estamos falando de um visitante que viaja em média 20 dias e tem um gasto diário superior ao do turista tradicional, chegando a patamares de US$ 156,00”.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/47630-turismo-lgbts-conquista-espaco-na-abav-2012

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