Translate

09/10/2012

MINISTÉRIO ESPERA RENOVAR REGISTRO NO CADASTUR DE 6 MIL HOTELEIROS


O Ministério do Turismo iniciou neste mês de outubro uma campanha online e offline para sensibilizar empresários brasileiros do setor a efetivarem ou renovarem o cadastro no Cadastur. O sistema reúne empresas turísticas regularizadas no mercado e em dia com obrigações legais. O Cadastur é uma ferramenta prática para internautas que usam a internet para planejar a própria viagem.

O MTur iniciou o contato com 6 mil empreendimentos hoteleiros participantes do Cadastur. Os empresários serão comunicados sobre o prazo de validade do cadastro e poderão atualizar o registro, garantindo a manutenção do nome da empresa no mapa formal do turismo brasileiro.

Impacto da internet
Segundo o último Estudo da Demanda Internacional no Brasil, a internet é a principal fonte de informações sobre turismo para um em cada três dos viajantes pesquisados (30,9%). Nas mídias sociais, turistas consultam outros turistas e é assim que a troca de informações sobre meios de hospedagem, passeios e atrações dos destinos se transformam em serviço de “utilidade pública” na web.

Legislação
O cadastro dos prestadores de serviços que atuam no mercado turístico nacional é regulamentado pela Lei 11.771/2008, decreto 7.381/2010 e Portaria 130/2011. As empresas que atuam como agência de turismo, meio de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, parque temático, acampamento turístico e guias de turismo têm a obrigação legal de se cadastrar e renovar o cadastro de dois em dois anos.

Para regularizar o cadastro, o empresário deve entrar em contato diretamente com o órgão oficial de turismo em seu estado, apresentando a documentação atualizada do estabelecimento e o formulário de oferta de serviços. Se preferir, entre em contato com o Ministério do Turismo pelo telefone 0800 606 8484 ou pelo email atendimento.cgst@turismo.gov.br. 

Fonte: diario do turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4878

Senac abre inscrições para curso Guia de Turismo


Visando a preparar profissionais de turismo para a Copa, o Senac realiza, até o dia 25, inscrições para o processo seletivo do curso de Guia de Turismo. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova objetiva, que será aplicada no dia 27 de outubro, às 8h, no Senac Aquidabã. 

O resultado será divulgado no dia 31, quando já começa o período de matrícula, que segue até o dia 14 de novembro. A inscrição para participar da seleção custa R$ 35,00 e deve ser feita na própria unidade do Aquidabã, mediante apresentação de RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha mais de 18 anos e ensino médio completo.

O curso de Guia de Turismo tem início no dia 19 de novembro, com duração de dez meses e aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Aqueles que concluírem estarão aptos a acompanhar e orientar turistas em roteiros originais, articular e coordenar os diversos serviços de apoio ao turismo e prestar informações sobre os atrativos turísticos da cidade, podendo atuar como autônomos ou em agências de turismo. O investimento para fazer o curso é de oito parcelas de R$ 198,00.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/area-academica/47355-senac-abre-inscricoes-para-curso-guia-de-turismo

Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de um hotel fazenda


O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é um passo importante para o avanço do turismo nacional. Você sabe que requisitos um hotel deve atender para solicitar as estrelas?

Brasília (DF) – Chegou a hora de arrumar as malas e partir para aquele lugar aconchegante – sem muito barulho, perto da natureza, um verdadeiro convite para o descanso. A categoria Hotel Fazenda é uma das listadas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) com condições para solicitar a simbologia de estrelas nos empreendimentos. Localizado no meio rural, dotado de exploração agropecuária e com entretenimento, o meio de hospedagem pode ter de uma a cinco estrelas.

Com uma estrela, o hotel fazenda deve ter serviço de recepção aberto por 12h e acessível durante 24h. Área de estacionamento, restaurante, troca de roupas de cama e banho também são necessários. A cultura do campo está presente: instalações para animais, pomar, horta e flores devem fazer parte da estadia do turista, além de geração de trabalho e renda para a comunidade local. Medidas sustentáveis são requisitos imprescindíveis, como redução do consumo de energia elétrica e de água; gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem.

Um empreendimento com duas estrelas deve ter um serviço de alimentação completo, com disponibilidade para café da manhã, almoço e jantar. Pagamento com cartão de crédito ou débito também podem ser cobrados pelo visitante. Com três estrelas, é necessário que o hotel fazenda conte com bar e serviço de guarda dos valores dos hóspedes. Facilidades para bebês – como cadeirinhas e aquecedor de mamadeira e comida – e berço a pedido também são itens obrigatórios. A troca de roupa passa a ser diária.

Uma estrela a mais significa manter todos estes requisitos e oferecer um serviço de recepção 24h. Lavanderia e room service são obrigatórios por 12h. Nos quartos, itens devem observados, como televisão e minirrefrigeradores e, nas áreas sociais, acesso à internet. O meio de hospedagem deve contar com piscina, salão de jogos e estrutura esportiva, além de trilhas para caminhas ou observação de pássaros. Pelo menos um dos seguintes entretenimentos deve ser oferecido: cavalgada, passeios de carroça, ciclismo, observação da fauna e flora, participação em colheitas, ordenhas, trato de animais.

A quinta estrela será estampada pelo hotel fazenda que oferecer facilidades como serviço à la carte no restaurante; sala de estar com televisão; espaço para leitura; preparação de comidas especiais (dietas, vegetarianas, etc). As camas devem conter colchões com dimensões superiores ao padrão nacional, e secador de cabelo à disposição. É necessário salão e serviço para eventos, além de instalações para recreação de crianças.

O SBClass

O SBClass é uma parceria do Ministério do Turismo com o Inmetro e autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade. Confira aqui mais informações. 


ASCOM

Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20121008-1.html

Amazonas integra workshops de turismo nos EUA a partir desta segunda-feira (8)


A partir desta segunda-feira (8), o Amazonas é destaque no projeto Roteiro Integrado BRA, que vai passar por Miami, Dallas e Nova York, nos Estados Unidos. A ação é coordenada pelos Governos do Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro e conta com o apoio da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). No Estado, a coordenação é feita por meio da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur).

Oreni Braga, presidente da AmazonasTur: 'projeto que representa orinalmente o Brasil'

A iniciativa pretende divulgar os atrativos dos três Estados, destinos turísticos de destaque no Brasil. A primeira parada acontece no Sheraton Miami Hotel & Executive Meeting Center, em Miami.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a ação fortalece ainda mais a promoção do Amazonas como destino turístico. “Neste projeto estão reunidos os atrativos que representam originalmente o Brasil, por isso que por onde o Roteiro BRA passa chama atenção, pois mostra o Brasil de sol, praia, festas e floresta”, disse.

Segundo Oreni Braga, os eventos que ocorrerão em Miami, Dallas e Nova York terão formato de workshop, com foco na promoção dos três Estados junto a operadores e agentes de viagens, tendo a culinária amazonense, como o tambaqui, em destaque. “Além do tambaqui, os participantes do evento vão provar também sobremesas de frutas regionais do Amazonas”, disse Oreni.

A titular da Amazonastur informou, ainda, os eventos acontecem no período das 16h às 21h, começando com a apresentação do roteiro integrado, um workshop (rodada de negócios), em seguida um coquetel e, por fim, um jantar com apresentações culturais (capoeira com samba de roda, samba carioca e ritmo de boi-bumbá).

Após a apresentação em Miami, haverá programação em Dallas, no dia 10 de outubro, no Sheraton Dallas Hotel By The GALLERIA. Em Nova York, o Roteiro BRA vai ser apresentado no Sofitel New York no dia 12. 

A primeira ação do Roteiro Integrado BRA nos Estados Unidos ocorreu em novembro do ano passado durante um Festival Gastronômico em Miami, que durou três dias.]

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_28_54_0_,amazonas-integra-workshops-de-turismo-nos-eua-a-partir-desta-segundafeira-8.html


Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...