Translate

01/11/2012

Guia de Estilo sobre Madrid e Barcelona é lançado em SP


O Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha – em parceria com a revista Harper´s Bazaar do Brasil – lançaram na noite de hoje (31/10) o seu novo projeto Guia Estilo, Moda, Cultura, Gastronomia – Madri e Barcelona. O lançamento aconteceu no restaurante Eñe e contou com a presença do diretor geral do Turismo de Barcelona, Pere Durán, a Cônsul de Turismo da Espanha, Elvira Marcos Salazar e Elvira Viedma, do Escritório de Turismo da Espanha. Clientes e agentes de viagens do mercado de luxo também marcaram presença no evento. 

Patricia Carta, da Harper's Bazaar, Elvira Salazar, cônsul de Turismo,
 Pere Duran, do Turismo de Barcelona e Deusa Rodrigues, da Designer


O guia tem formato de bolso e em suas 100 páginas mostra novos roteiros das duas cidades espanholas, com fotos de Bico Stupakoff. Segundo Elvira Viedma, os destinos foram divididos em áreas e cada uma delas apresentam especificidades e características próprias. “A ideia do guia é permitir ao turista descobrir os principais bairros de Madri e Barcelona e dar dicas do que fazer em cada um deles, como compras, restaurantes, pontos culturais e outros”, disse Elvira. De acordo com ela, todos os lugares foram testados e aprovados pela Harper´s Bazaar do Brasil. “Além disso, o guia apresenta um olhar diferenciado voltado ao Turismo de luxo”, contou. 

Segundo Elvira, a ideia do guia veio da Cônsul que percebeu que a Espanha não era um destino de compras conhecido pelos brasileiros. “A Espanha é o melhor destino de compras da Europa, com grandes marcas e estilistas famosos, além claro das famosas lojas de departamentos. E o Brasil não conhece ainda esse potencial”, contou. O guia tem tiragem de 27 mil exemplares, sendo 17 mil distribuídos junto com a revista Harper’s Bazaar, em São Paulo; e mais 10 mil junto com a revista Iguatemi, em Brasília. A princípio este é um projeto único, mas Elvira admite a ideia de criar outros guias com diferentes segmentos.

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/90072

Estúdios Disney compram LucasFilm


Os estúdios Walt Disney agora são donos de algumas das maiores propriedades intelectuais de Hollywood depois de terem adquirido a Marvel, em 2009, e da Pixar, 2006. A Disney acaba de comprar a Lucasfilm, produtora dos filmes de George Lucas, e no embalo anunciou Star Wars - Episódio VII, que provavelmente deve chegar aos cinemas em 2015.

A venda corria em segredo nos bastidores de Holywood e o valor final da compra foi de US$ 4,05 bilhões. Kathleen Kennedy, ex-conselho do estúdio de George Lucas, será a presidente da Lucasfilm e já anunciou que muitos outros filmes virão por ai.

"É hora de eu passar Star Wars para uma nova geração de cineastas. Sempre achei que Star Wars viveria além de mim, e eu penso que é importante montar a transição enquanto eu estou vivo”, disse o diretor George Lucas anúncio oficial.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/internacional/47710-estudios-disney-compram-lucasfilm 

Caçadores e suas águias estrelam festival na Mongólia

Participante do festival anual de águias de Olgii,
no noroeste da Mongólia


Todo mês de outubro, a cidade de Olgii sedia um dos eventos mais celebrados da Mongólia, o Festival da Águia. Com dois dias de duração, reúne dezenas de caçadores, que viajam até 180 km a cavalo com a enorme ave equilibrada no braço para participar da competição.

Parque abriga belezas em região isolada da Mongólia,
Culinária centrada na carne desanima os vegetarianos
FOTOS

O trio formado por águia, cavalo e homem disputa duas provas. Na primeira, a ave é solta no alto de uma montanha e tem de pousar no braço do seu dono.

O segundo desafio, mais difícil, simula uma caçada: novamente, a águia é solta, mas dessa vez tem de agarrar uma pele de raposa arrastada pelo cavalo do seu dono. Em ambas as provas, ganha quem for mais rápido.

Os caçadores chamam tanto ou mais atenção do que as águias. Neste ano, havia 47 inscritos, com idades variando entre 20 e 80 anos. Imponentes, cavalgam em marcha acelerada e trajam roupas ricamente adornadas.


Homem durante competição de águias em Olgii
Homem durante competição de águias em Olgii

Vários usam vistosos casacos feitos com peles de raposa, principal vítima das águias caçadoras. Para viajar com a ave, apoiam o braço num pedaço de pau encaixado na sela do cavalo e cobrem os olhos dela com um capuz.

O uso dessas aves para caça é uma tradição de séculos entre os cazaques e está mais preservada na Mongólia do que no próprio Cazaquistão. A espécie usada é a águia dourada, cuja envergadura da asa pode chegar a 2,2 m. Sua principal arma são as garras, que matam a presa instantaneamente.

Há também outras competições envolvendo cavalos, de igual beleza plástica. Numa delas, o cavaleiro tem de se inclinar e agarrar um pedaço de pano vermelho no chão enquanto se equilibra no animal a galope.


Paralelamente às provas, também é possível alugar cavalos e camelos para passear e comprar o belo artesanato cazaque.

O festival, que tem data móvel entre as primeiras semanas de outubro, é realizado a 8 km do centro, num descampado próximo a uma cordilheira. A organização, amadora, se resume a um caminhão de som para juízes e narradores e a pedras alinhadas no chão, demarcando o local das provas.

O prêmio ao vencedor, de apenas 200 mil tugriks (R$ 290), foi uma doação da embaixada turca.

Apesar de famoso, o festival, realizado neste ano sob um frio próximo de 0° C, atrai poucos turistas -havia apenas algumas dezenas, principalmente europeus.
(FABIANO MAISONNAVE)

Retirado: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1178309-cacadores-e-suas-aguias-estrelam-festival-na-mongolia.shtml

Turismo rural ganha cada vez mais espaço no país


No dia 26 de outubro, o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) participou da 40ª edição da Abav, com a palestra “Turismo Rural - um jeito diferente e charmoso de conhecer o Brasil”. O treinamento, conduzido por Andreia Roque, Presidente do IDESTUR, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no complexo de eventos Riocentro, e apontou que o Turismo Rural não é mais uma tendência de futuro; contrariamente, trata-se de uma realidade presente e que, apesar do caráter rústico, é altamente profissional. Agentes de viagem, imprensa e demais interessados de Estados como São Paulo, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro e Espírito Santo estiverem presentes na palestra.

Andreia, que também é CEO da Brasil Rural Turismo de Experiência, considera que o turismo rural pode ser a cereja do bolo dos pacotes turísticos nacionais porque adiciona às regulares ofertas – normalmente voltadas ao sol e praia - “o um dia a mais”. Contudo, aponta que o turista estrangeiro, quando procura pelo turismo rural, opta por roteiros mais longos e completamente focados nas atividades naturais, sendo este um objetivo que o mercado nacional poderá buscar 

Em sua exposição, Andreia Roque exaltou algumas ilhas de excelência, como as tradicionais regiões sul e sudeste do Brasil. Neste caso, alguns dos exemplos são o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Rota do Café, no Paraná, o agroturismo capixaba e os roteiros de experiência de Minas Gerais - das montanhas do Sul de Minas até a Estrada Real. “Além disso, pode-se desbravar o Brejo, Cariri e Sertão Paraibano, os Quintais de Goiás do Centro-Oeste e as Sensações Rurais do Pará, chegando ao Seridó do Rio Grande do Norte”, disse Andreia.

A presidente do IDESTUR ressaltou também em sua palestra que o agente de viagem tem papel preponderante na apresentação desta vertente do turismo como uma possibilidade de fato atrativa, tanto quanto acredita que a ABAV permite a construção do relacionamento entre a atividade, o mercado e um dos seus atores mais fundamentais, o agente, de maneira efetiva.

Finalmente, Andreia lembrou que no último evento promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o 38º Encontro Comercial BRAZTOA, com o apoio da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), o IDESTUR e o SEBRAE Nacional promoveram a 4º Rodada Nacional de Turismo Rural, com a presença de produtos rurais brasileiros representando 15 estados da federação e que, em contato com 18 das mais importantes operadoras de turismo no país, garantiu a realização de negócios que somaram mais R$ 6,5 milhões, um incremento da ordem de 90% comparado à rodada de negócios de 2011.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/eventos/47712-turismo-rural-ganha-cada-vez-mais-espaco-no-pais

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...