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11/01/2013

Capiral da Paraíba espera receber 127 mil turistas em janeiro


O número de turistas em João Pessoa e outras cidades turísticas do litoral paraibano em janeiro deve superar o mesmo período do ano passado. A previsão da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) é que a capital paraibana receba aproximadamente 127 mil turistas neste período, ou seja, um número 7% maior que em 2012. Em janeiro do ano passado foram 118.752 pessoas.

Para todo o Estado, estima-se que mais de 180 mil turistas aportem no Conde, Cabedelo e demais roteiros turísticos para este mês de alta estação. No ano passado o total do fluxo turístico foi de 168 mil visitantes, revelando um aumento de 6,68%. Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, a procura pelo ‘Destino Paraíba’ vem se consolidando ano após ano.

“Trabalhamos todo o ano de 2012 com esta perspectiva: atrair o maior número de turistas para o nosso Estado. Realizamos capacitações de agentes de viagens e operadores das principais capitais do país, além da nossa presença em todas as feiras de turismo. O resultado está aí. Basta circular por João Pessoa, Conde e Cabedelo para ver que o fluxo de turistas é intenso. Os hotéis estão trabalhando com sua capacidade máxima”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba, José Inácio, declarou no início do ano que a rede hoteleira paraibana previa uma ocupação próxima dos 90% para o primeiro mês do ano. Na passagem do fim de ano, hotéis como o Tambaú chegou a atingir a 100% de sua ocupação.

“O que estamos presenciando é o resultado de um trabalho árduo na divulgação do destino, no comprometimento de todos os segmentos da cadeia produtiva do turismo. Esperamos que esses índices permaneçam positivos ao longo de todo o ano”, disse José Inácio.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/estados/49089-capiral-da-paraiba-espera-receber-127-mil-turistas-em-janeiro

Líbano lança ação promocional de turismo no Brasil


O Ministério de Turismo do Líbano lançou esta semana uma ação mundial para promover o país no mercado de turismo. No Brasil, um pacote especial foi desenvolvido em parceria com a operadora Soft Travel para incentivar que mais brasileiros visitem o Líbano.

O pequeno país do Oriente Médio vem desenvolvendo um plano de investimentos para o setor brasileiro desde o último semestre, sendo que em curto prazo acontecerão várias atividades voltadas aos profissionais de turismo e ao consumidor final.

Nesta promoção, o público brasileiro terá uma oportunidade única de ir para o Líbano pagando apenas a metade do valor do pacote e ainda poderão parcelar o valor em 10 vezes. A viagem tem a duração de 6 dias e inclui aéreo, acomodação com café da manhã, traslado e seguro viagem. O público poderá adquirir este pacote com 50% durante os próximos 50 dias, até o dia 28 de fevereiro.

Esta facilitação foi pensada para atrair o maior número de viajantes para o Líbano, país que cada vez mais desenvolve uma infraestrutura turística de alto nível. "O Brasil é um local muito especial para o Líbano, não só pela ligação com os milhares de descendentes libaneses que aqui vivem, mas também pelo estilo alegre e vibrante do povo. Temos muitas características em comum e queremos incentivar os brasileiros a irem connhecer pessoalmente as riquezas do Líbano. Temos opções excelentes de atrações: pontos históricos, programação cultural vasta, praias lindas, alta gastronomia, pistas de esqui e muito mais", afirma Kabalan Frangieh, cônsul-Geral libanês.

CM

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=7247&noticia=libano-lanca-acao-promocional-de-turismo-no-brasil

Pesquisa traça novo perfil dos hóspedes em São Paulo


O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos, ligada à Prefeitura de São Paulo, acaba de divulgar o estudo "Perfil dos Hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos do segundo semestre de 2012". Os dados do levantamento demonstram que 14,7% dos visitantes que ficam em hotéis são estrangeiros, vindos principalmente da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. Os outros 85,3% dos turistas são brasileiros, predominantemente de outras cidades paulistas (27,3%) e de municípios dos estados do Rio de Janeiro (17,1%) e Minas Gerais (11,3%). 

De acordo com o estudo, 76% dos turistas hospedados apontaram negócios ou eventos como as principais motivações para visitar a capital paulista. O terceiro motivo mais citado, por 9,9%, foi lazer e entretenimento. Os hóspedes permanecem em média três pernoites, com gastos de R$ 1.403,93, destinados, em maior medida, à hospedagem (52,9%), alimentação (22%), compras (9%), transporte (8,6%) e lazer (5,6%). O maior número de check-ins geralmente ocorre na segunda-feira (25,5%) e o de check-outs na quinta-feira (20,8%).

Outro destaque da pesquisa é a característica apresentada por hóspedes em hostels (albergues). A proporção de estrangeiros é ainda mais expressiva que nos outros meios de hospedagem (40,8%) e lazer desponta como principal motivação da viagem (34,9%), seguida de eventos (22,9%), estudos (19%) e negócios (8,8%). A média é de 5,9 pernoites, com gastos de R$ 935 no período.

"Esse estudo é muito útil para pautar novas ações de promoção e planejamento turístico e também para informar aos empresários da cadeia produtiva do turismo da cidade, que podem conhecer melhor o turista com quem estão lidando e ainda trabalhar para atrair novos perfis de visitantes", afirma o presidente da São Paulo Turismo, Marcelo Rehder.

Post: Luís Adorno.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_49_36_5_,pesquisa-traca-novo-perfil-dos-hospedes-em-sao-paulo.html

17º SALÃO DE ARTESANATO EM JOÃO PESSOA ULTRAPASSA R$540 MIL EM VENDAS

Programa indispensável para turistas e famílias paraibanas que estão curtindo o verão de João Pessoa, o 17º Salão de Artesanato sobe nas vendas e na repercussão positiva do público. O Salão já faturou mais de R$ 540 mil em vendas em menos de 15 dias de evento. A tipologia campeã em negócios é fios, contabilizando R$ 130 mil, de acordo com o relatório periódico do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). Em segundo lugar, os artesãos que trabalham com madeira lucraram R$ 92.970 até agora.

Não é só no volume de negócios que as peças de fios se destacam. A beleza das peças encanta os visitantes, principalmente turistas. Os trabalhos em batique, técnica utilizada pelos artesãos da Cooperativa Artesanal Mista de Catolé do Rocha, estão rendendo boas vendas. A artesã Rita Alves de Oliveira explica que a técnica diferenciada, que usa cera de abelha no processo de fabricação das peças, é passada de geração em geração há mais de 40 anos na cidade. “Essa arte está na veia da gente. Fazemos tudo com amor e as peças ficam bonitas e chamam a atenção das pessoas que visitam o nosso estande”, conta.

Outra tipologia preferida do público é a madeira. A genialidade das esculturas do artesão Sales Barros deixa o seu estande no Salão de Artesanato lotado de visitantes que param para admirar seu trabalho. Nas mãos de Sales, troncos de madeira são transformados em cidades, casas e diversos cenários que decoram qualquer ambiente com arte e sofisticação. Apesar de confirmar as ótimas vendas e a popularidade do seu estande, o artesão acredita que os lucros só devem aumentar daqui para frente. “Pela experiência que temos com o Salão de Artesanato, as vendas devem decolar nos meados de janeiro. A expectativa é alta, ainda bem”, comenta, confiante.

Funcionamento

O 17º Salão de Artesanato funciona no Jangada Clube, na praia de Cabo Branco. Fica aberto ao público até o dia 27 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 15h as 22h, e nos sábados e domingos das 15h as 23h. A entrada é franca.

O evento é uma realização do Programa de Artesanato da Paraíba, coordenado pela primeira-dama Pâmela Bório, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde).

Fonte: Jornal de Turismo.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5651

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