Grande público de telespectadores marca a transmissão dos
jogos do Mundial e ajuda a construir imagem positiva do país, avalia o ministro
do turismo. Norte-americanos e brasileiros se destacam na primeira fase do
torneio
A audiência da primeira fase de jogos da Copa do Mundo, que
está sendo realizada no Brasil, bateu recordes em vários países, conforme dados
da Fifa. O Ministério do Turismo já estimava um aumento de 12,5% no número de
telespectadores, em relação a última Copa, na África do Sul, vista por 3,2
bilhões de pessoas. Nos números estimados pelo MTur, cerca de 3,6 bilhões de
pessoas devem assistir aos jogos em todo o mundo, quase metade da população da
Terra.
A audiência recorde em alguns países, nos primeiros dias da
Copa, revela o interesse do público pelo esporte e pelo país. Para o ministro
do Turismo, Vinicius Lages, a oportunidade de exposição ajuda a construir uma
imagem positiva do Brasil. “Países como a África do Sul e Alemanha, que já
realizaram a competição, se beneficiaram da exposição na mídia. Assim como
eles, a expectativa é um aumento de até 10% no número de turistas estrangeiros
nos próximos anos no país”, diz.
Na partida entre Estados Unidos e Portugal, no último
domingo, alcançou um recorde histórico de espectadores para a ESPN
norte-americana, com média de 18,2 milhões de pessoas e picos de audiência
chegou de até 22,9 milhões. Na estreia americana contra Gana, dia 16, houve
11,1 milhões de telespectadores número que já tinha sido recorde da emissora em
uma partida de Copa. Outros 4,8 milhões de telespectadores dos EUA viram pela
Univision, em espanhol, número superior a qualquer outro esporte em 2014.
Já no jogo entre Chile e Austrália, por exemplo, cerca de
2,3 milhões de telespectadores assistiram à SBS na Austrália, terceira maior
audiência esportiva da televisão em 2014, mais do que a final do Aberto de
Tênis da Austrália, o primeiro dos torneios de tênis do Grand Slam.
Segundo a Fifa, os torcedores e telespectadores de Brasil,
Japão, Alemanha, Reino Unido, Argentina, França, Holanda, Croácia e Itália
foram responsáveis pelas principais audiências das emissoras que transmitiram
os jogos nos respectivos países. O número recorde é dos brasileiros, na partida
de estreia da Seleção, dia 12, contra a Croácia. Foram 42,9 milhões de pessoas
que assistiram ao jogo pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão no
país e que marcou a maior audiência de um evento esportivo no Brasil, em 2014.
Na Croácia, 1,5 milhão de telespectadores assistiram à HTV2, também maior
audiência televisiva em 2014.
A projeção de audiência de cerca de 3,6 bilhões de
espectadores feita pelo Ministério do Turismo está baseada no alcance que o
país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013. Segundo um estudo do MTur
sobre o impacto econômico e social do evento, a audiência média das partidas da
Copa das Confederações Fifa Brasil 2013 subiu 50% em relação à última edição da
competição, também sediada na África do Sul - e muito disso se deve à
capacidade e infraestrutura do Brasil de geração e difusão das imagens.
Segundo a Fifa a Copa do Mundo do Brasil terá 73 mil horas
de transmissão de TV para mais de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV
ligado por oito anos. Além disso, cerca de 19 mil profissionais estão
trabalhando na cobertura do evento o que garante a propagação das informações
do país para milhares de pessoas em todo o mundo.
Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140624_2.html