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25/06/2014

Copa: recordes de audiências revelam o Brasil no exterior



Grande público de telespectadores marca a transmissão dos jogos do Mundial e ajuda a construir imagem positiva do país, avalia o ministro do turismo. Norte-americanos e brasileiros se destacam na primeira fase do torneio


A audiência da primeira fase de jogos da Copa do Mundo, que está sendo realizada no Brasil, bateu recordes em vários países, conforme dados da Fifa. O Ministério do Turismo já estimava um aumento de 12,5% no número de telespectadores, em relação a última Copa, na África do Sul, vista por 3,2 bilhões de pessoas. Nos números estimados pelo MTur, cerca de 3,6 bilhões de pessoas devem assistir aos jogos em todo o mundo, quase metade da população da Terra.

A audiência recorde em alguns países, nos primeiros dias da Copa, revela o interesse do público pelo esporte e pelo país. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a oportunidade de exposição ajuda a construir uma imagem positiva do Brasil. “Países como a África do Sul e Alemanha, que já realizaram a competição, se beneficiaram da exposição na mídia. Assim como eles, a expectativa é um aumento de até 10% no número de turistas estrangeiros nos próximos anos no país”, diz.

Na partida entre Estados Unidos e Portugal, no último domingo, alcançou um recorde histórico de espectadores para a ESPN norte-americana, com média de 18,2 milhões de pessoas e picos de audiência chegou de até 22,9 milhões. Na estreia americana contra Gana, dia 16, houve 11,1 milhões de telespectadores número que já tinha sido recorde da emissora em uma partida de Copa. Outros 4,8 milhões de telespectadores dos EUA viram pela Univision, em espanhol, número superior a qualquer outro esporte em 2014.

Já no jogo entre Chile e Austrália, por exemplo, cerca de 2,3 milhões de telespectadores assistiram à SBS na Austrália, terceira maior audiência esportiva da televisão em 2014, mais do que a final do Aberto de Tênis da Austrália, o primeiro dos torneios de tênis do Grand Slam.

Segundo a Fifa, os torcedores e telespectadores de Brasil, Japão, Alemanha, Reino Unido, Argentina, França, Holanda, Croácia e Itália foram responsáveis pelas principais audiências das emissoras que transmitiram os jogos nos respectivos países. O número recorde é dos brasileiros, na partida de estreia da Seleção, dia 12, contra a Croácia. Foram 42,9 milhões de pessoas que assistiram ao jogo pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão no país e que marcou a maior audiência de um evento esportivo no Brasil, em 2014. Na Croácia, 1,5 milhão de telespectadores assistiram à HTV2, também maior audiência televisiva em 2014.

A projeção de audiência de cerca de 3,6 bilhões de espectadores feita pelo Ministério do Turismo está baseada no alcance que o país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013. Segundo um estudo do MTur sobre o impacto econômico e social do evento, a audiência média das partidas da Copa das Confederações Fifa Brasil 2013 subiu 50% em relação à última edição da competição, também sediada na África do Sul - e muito disso se deve à capacidade e infraestrutura do Brasil de geração e difusão das imagens.

Segundo a Fifa a Copa do Mundo do Brasil terá 73 mil horas de transmissão de TV para mais de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV ligado por oito anos. Além disso, cerca de 19 mil profissionais estão trabalhando na cobertura do evento o que garante a propagação das informações do país para milhares de pessoas em todo o mundo.


Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140624_2.html

Turismo rural leva visitantes a uma expedição na Amazônia


Roteiro oferece ao turista a experiência de vivenciar o modo de vida dos moradores locais, percorrer trilhas na mata e até participar de rituais indígenas



Imagine-se no Brasil antes da chegada dos portugueses, em 1.500.  É mais ou menos assim que o turista se sente ao visitar o roteiro de Tucorin, no coração da Amazônia, e caminhar por aldeias, acompanhar rituais indígenas, percorrer trilhas e se banhar em cachoeiras, guiados pelos donos da casa e habitantes nativos da região: os índios.

O roteiro Tucorin: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro é um dos 23 trabalhados pelo projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar à oferta turística brasileira. O roteiro é mais uma opção de visita aos turistas que estiverem em Manaus para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Tucorin é composto por grupos de agricultura familiar que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais. 

O roteiro começa com uma travessia de lancha de cerca de uma hora, partindo de Ponta Negra, em Manaus (AM). Os roteiros de dois, três ou quatro dias oferecem visitas às comunidades São João do Tupé, Colônia Central, Julião, Bela Vista do Jaraqui, São Sebastião e Nova Esperança, todas inseridas no mosaico de unidades de conservação do baixo Rio Negro. Tudo isso cercado por um cenário de selva deslumbrante, em um dos ecossistemas mais ricos do planeta.

Em São João do Tupé, por exemplo, o turista pode entrar na maloca dos índios Dessana, Tukana e Tuyuca e acompanhar seus rituais indígenas. Na comunidade Colônia Central é possível hospedar-se na casa de moradores locais, dormir em redes, caminhar pela trilha em meio à floresta e tomar banho de cachoeiras.
Além disso, os turistas poderão aprender a produzir alimentos caseiros com receitas locais, como doces e compotas, técnicas de pesca, além de fazer artesanatos com sementes nativas, resíduos de madeira, fibras da planta arumã e cipós tingidos.

A professora universitária Mariana Lacerda, 38, contratou um pacote de três dias e recomenda a viagem. “A experiência foi gratificante e deixou belas lembranças. Foi possível perceber o cuidado para que o turismo gere benefícios coletivos por meio da da contribuição dos visitantes às associações comunitárias e às atividades agrícolas”, disse.

TALENTOS DO BRASIL RURAL - Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto, que é uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os roteiros, que foram escolhidos por meio de chamada pública, foram mapeados, apresentados ao mercado turístico, receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.


Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140625_2.html

Estrangeiros gastam 24% a mais no mês da Copa

Balanço parcial do Banco Central revela aumento na despesa de estrangeiros e redução nos gastos do brasileiro fora do país nos 18 primeiros dias de junho


A Copa do mundo já causa impacto positivo no resultado das contas de viagens do Brasil. Um levantamento do Banco Central revela que nos 18 primeiros dias de junho os estrangeiros deixaram US$ 365 milhões no país. O montante é 24% superior ao mesmo período do ano anterior. O estudo revela ainda que as despesas de brasileiros no exterior (US$ 1,1 bilhão), até 18 de junho, caíram em 11% em relação a 2013. A informação foi divulgada pelo chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o impacto do Mundial na conta de viagens é representativo e, a longo prazo, os benefícios serão potencializados. “A projeção da imagem dos destinos nacionais com a superexposição proporcionada pelo evento de maior audiência no mundo é o principal ganho que teremos. 

O mundo passou a enxergar o Brasil e perceberam que a experiência de turismo no nosso país é extremamente positiva”, comentou Vinicius Lages. Cerca de 3,6 bilhões de pessoas devem assistir à Copa do Mundo em algum momento ao longo dos 30 dias da competição. 

De acordo com informações da autoridade monetária, o cartão de crédito representa a principal forma de gasto dos estrangeiros e, consequentemente, o montante tende a aumentar também em julho, quando as despesas serão pagas pelos consumidores e ingressarão nas estatísticas oficiais.


Retirado: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140625_3.html

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