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08/10/2012

México tem em 2011 melhor ano de todos os tempos no Turismo


A secretária de Turismo do México, Gloria Guevara, divulgou o Sexto Relatório Governamental do Turismo nesta semana. O relatório registra um período de forte crescimento no fluxo de turistas – tanto de origem doméstica quanto internacional – em acréscimo aos investimentos dos setores público e privado no Turismo, nos últimos seis anos. O Turismo, que representa mais que 9% do produto interno bruto do México, é uma prioridade nacional.

Os investimentos do setor privado no Turismo mexicano tiveram um aumento de 53,7%, de $ 12.833 bilhões de pesos, em 2001, para $ 20.200 bilhões de pesos, em 2012. Isso foi um fator essencial para o México ter tido o melhor ano de todos os tempos na área de Turismo, em 2011, com 23,4 milhões de pessoas [vindas em voos internacionais].

O relatório explica as cinco prioridades essenciais: crescimento do Turismo doméstico, crescimento do Turismo internacional, investimentos públicos em Turismo, investimentos privados em Turismo e diversificação de mercados. 

Entre 2006 e 2011, o número de turistas mexicanos e estrangeiros aumentou de 162 milhões para 191,5 milhões (aumento de 18,2 por cento), um recorde histórico. 

No que se refere especificamente aos turistas norte-americanos, o fluxo de turistas no México aumentou de 6.157.505 pessoas em 2006 para 7.291.136 pessoas em 2011, um aumento de 18,4% no período. Com relação a outras nacionalidades, o México recebeu 1.948.612 turistas em 2006 e 2.852.084 em 2011, um aumento significativo de 46,4%.

A secretária Gloria Guevara disse que o Turismo, uma pedra fundamental para a economia do México, é realmente uma prioridade nacional. O governo alinhavou uma aliança estratégica entre legisladores, burocratas, empresas, sindicatos e instituições acadêmicas, estabelecendo, com isso, uma base sólida para assegurar o futuro desenvolvimento do setor.

O México persegue agressivamente uma estratégia de diversificação de mercado, para reduzir a dependência do mercado dos Estados Unidos, atraindo turistas de uma grande variedade de países, como Brasil, China, Rússia, Canadá e Coreia.

A secretária Gloria Guevara disse “Hoje, mais do que nunca, o México é visto como um líder mundial no setor de Turismo e está a caminho de se posicionar entre os cinco principais destinos, em 2018”.
Filipe Cerolim


Hotéis são obrigados a registrar turistas no Sicoserv


A partir desta semana os meios de hospedagem devem encaminhar para o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior o registro de operações com hóspedes estrangeiros. A medida faz parte da implantação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). É a primeira etapa para a inclusão do setor de turismo como atividade de exportação brasileira, com o adequado tratamento tributário.

A obrigatoriedade do envio da informação consta na Lei 12.546, de 14 de dezembro de 2011 (Plano Brasil Maior - PBM). Estão dispensados da declaração os optantes do Empreendedor Individual e do Simples Nacional, desde que não sejam beneficiados por mecanismos de apoio ao comércio exterior.

Os serviços que passaram a ter o registro obrigatório a partir de 1º de outubro encontram–se nos capítulos 3, 13, 14, 21 e 26 da Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS): fornecimento de alimentação e bebidas e serviços de hospedagem, serviços jurídicos e contábeis, outros serviços profissionais, serviços de publicação, impressão e reprodução e serviços pessoais. “Com o Siscoserv, o governo poderá contabilizar o que o Brasil está importando e exportando de serviços no geral e ter informações específicas dos empreendimentos relacionados à cadeia produtiva do turismo”, explicou o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão.

O Siscoserv é um sistema informatizado do governo federal. A ferramenta serve para aprimorar as ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis. Tem o objetivo também de orientar as estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis. Em operação desde 1º de agosto de 2012, o sistema tem gestão conjunta da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC e Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/governo/47350-hoteis-sao-obrigados-a-registrar-turistas-no-sicoserv

MTur faz campanha por renovação do Cadastur


Com o objetivo oferecer ao turista uma fonte de consulta digital de serviços, o Ministério do Turismo realiza para sensibilizar empresários brasileiros do setor a efetivarem ou renovarem o cadastro no Cadastur. O sistema reúne empresas turísticas regularizadas no mercado e em dia com obrigações legais. 

Nesta semana, o MTur iniciou o contato com 6 mil empreendimentos hoteleiros participantes do Cadastur. Os empresários serão comunicados sobre o prazo de validade do cadastro e poderão atualizar o registro, garantindo a manutenção do nome da empresa no mapa formal do turismo brasileiro.

Como renovar - Para regularizar o cadastro, o empresário deve entrar em contato diretamente com o órgão oficial de turismo em seu Estado, apresentando a documentação atualizada do estabelecimento e o formulário de oferta de serviços. Para mais informações, ligue: 0800 606 8484, ou mande e-mail para: atendimento.cgst@turismo.gov.br.

Post: Luís Adorno.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_56_28_48_0_,mtur-faz-campanha-por-renovacao-do-cadastur.html

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