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10/12/2012

Alagoas tem aumento de 26% no fluxo de passageiros em novembro


De acordo com os dados cedidos pela Infraero à Secretaria de Estado do Turismo de Alagos, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresceu 26,8% em novembro, comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram mais de 150 mil pessoas aquecendo a movimentação.

O acumulado ‘janeiro-novembro’ também apresentou crescimento (9%). Passaram pelo aeroporto 1 milhão e 544 mil pessoas, praticamente a mesma quantidade que movimentou o ano de 2011 (1.549.882). O mês de novembro vem apresentando crescimento há quatro anos seguidos. Em 2008, o fluxo foi de 79.158 pessoas; em 2009 de 97.476; em 2010 de 115.708; e em 2011 de 123.178.

O motivo desse crescimento, segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, é resultado do bom posicionamento do destino Alagoas no cenário nacional. “Trabalhamos com a promoção de Alagoas durante o ano inteiro. Mesmo com o acréscimo de leitos da rede hoteleira mais nova e moderna da região Nordeste e os novos voos diários regulares, continuamos com a ocupação hoteleira acima da média nacional. Esses são fatores que compravam a procura pelo destino”, declarou.

A expectativa para a alta temporada é de grande circulação de turistas no Estado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a expectativa de ocupação nos hotéis associados é de 85% no período do Natal e de 98% no Réveillon. Nesses períodos muitos hotéis estão com 100%. Os voos charter, nacionais e internacionais, vão acrescentar movimentação á malha aérea regular. São voos extras da Argentina e de mais de 14 cidades brasileiras.

Filipe Cerolim

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/91162

Agências com melhor performance são premiadas em Trancoso


 Todos os vencedores do Top 10 ganharam uma viagem a Belek, Turquia
Entre alguns shows musicais realizados pela equipe do Club Med, houve a premiação da 11ª Convenção Club Med Expert com o tema Club Med uma emoção “unique”, na noite do dia 8 deste mês, no Village Trancoso, na Bahia, além do Top 10, que premiou as agências de viagem que mais venderam Club Med neste ano. 

A cerimônia, conduzida pela supervisora de Vendas, Mariana Paludo, e pelo gerente de Vendas Business, Tiago Viralli, foi dividida em dois blocos, com performances interativas realizadas entre os intervalos. Na primeira parte, o reconhecimento das agências que tiveram bons desempenhos em vendas dos villages, foi feito por regiões: interior de São Paulo; região Sul; São Paulo e operadoras; Rio de Janeiro e Bahia; categoria Espaço Club Med; Minas Gerais, Centro Oeste e Distrito Federal; São Paulo; e a categoria business – que em forma de agradecimento, receberam um troféu. 

No segundo bloco, os mestres de cerimônia deram início a premiação Top 10, das agências que mais venderam Club Med durante todo o ano. Na categoria Vendas Nacionais os vencedores foram as operadoras: Barroso Turismo, Eventho Turismo, Firenze Turismo, Greentours, Litoral Verde, Poltrona Vip, Sobral Turismo, Turnet, Viagens Master e Visual Turismo; Já na segunda categoria de Venda Internacional e Business, os ganhadores foram Case Viagens, Escapetur, Flaptur, Forma Turismo, Funtour, GG Turismo, Maktour, One Comunicação, Via Conexão e Excalipur. Todos estes premiados ganharam além de um troféu, uma viagem para Belek, na Turquia, onde está situado uma das unidades do Club Med. 

A premiação ainda contou com um show de Black Carlos, parceria entre Tony Garrido e George Israel, para encerrar o Expert 2012, no village que no próximo ano ocmpleta 10 anos. 

Camila Oliveira

Retirado: http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=6658&noticia=agencias-com-melhor-performance-sao-premiadas-em-t

Museu TAM: ‘Uma noção clara da evolução tecnológica através do tempo’


Na segunda parte do depoimento, o presidente do Museu TAM, João FranciscoAmaro, fala do papel de formação que o museu tem prestado não só à classe estudantil de São Carlos e região, mas aos próprios adultos que o visitam; comenta sobre seu sonho em trazer para o museu uma aeronave da extinta e saudosa Vasp e reconhece a dimensão histórica do museu que, segundo as suas próprias palavras “mostra a evolução da tecnologia e o esforço que a humanidade teve que fazer para chegar aos dias de hoje onde se pode voar a quase a 1000 km/h com a maior segurança possível. Aqui tem-se a noção da evolução tecnológica através do tempo”, disse ao DT. Acompanhe:

Lei Rouanet
A Lei Rouanet auxilia sim, temos um projeto cultural que foi executado este ano. Através desse projeto, as próprias empresas do grupo costumam fazer os aportes de capital necessário para fazer o custeio do museu. Funciona da seguinte maneira: quando a personalidade jurídica tem que pagar o imposto de renda, ela pode separar 3% do valor devido e fazer aplicações em projetos culturais, não só aqui do museu como peças teatrais, filmes, outros museus, enfim, tudo que trabalha com cultura, que é administrado pelo Ministério da Cultura. O museu está debaixo de uma instituição chamada Eductam.


Um acervo de 109 aviões, 80 expostos, sendo que 38 ainda voam
Aeronave que falta
Um acervo de 109 aviões, 80 expostos,
sendo que 38 ainda voam
Tem muita coisa para o museu buscar ainda. O que eu sou muito cobrado aqui é pra gente ter um avião da Vasp que está apodrecendo no aeroporto de Confins em Belo Horizonte. Eu costumo dizer que esses aviões são o mesmo brinquedo, só o preço que mudou, agora quando você trata de um Boeing do tamanho do Boeing-737 que está em Confins e traz esse avião para cá, na realidade dos dias de hoje, com a TAM dando um prejuízo maluco que tem dado, fica difícil trazer, porque tem que mandar uma equipe em Belo Horizonte. Primeiramente tem que conseguir a autorização da massa falida ou através de um decreto judicial que esse avião vai ser preservado, porque não vale absolutamente nada. O alumínio em que é confeccionado o avião, não é nobre igual uma lata de cerveja. É um alumínio que tem muitas ligas e não serve para este tipo de reciclagem. Partes de um avião só podem ser reciclados para ser de novo um outro avião, então é por isso que não tem muito valor. Mas teríamos que ir à BH, desmontar o avião, transportá-lo e trazê-lo aqui. É um negócio meio caro que passa fácil de R$ 100 mil.

O avião (da Vasp) não vai poder entrar aqui, a nossa porta não permite e se eu colocar ele aqui dentro eu tenho que tirar pelo menos uns cinco aviões para fora. Além disso, eu sou muito cobrado para ter aqui na exposição esses aviões de guerra, esses aviões que participaram de conflitos da Segunda Guerra Mundial, mas são todos aviões muito caros e raros. Estamos registrando a história do dia a dia.



Legado
O museu conta também com uma mostra da história da aviação
Nos Estados Unidos tem mais de 800 museus aeronáuticos, é verdade que é o país onde mais se utiliza aviões. A aviação agrícola dos EUA é maior que toda aviação do Brasil. Museus aeronáuticos na América Latina também são raros e bem modestos. No Brasil não foge muito à regra. Nós temos apenas três museus: o da Força Aérea que é muito grande, tem algumas figurinhas carimbadas e fica em (Campo dos) Afonsos, onde foi o primeiro aeroporto da FAB. Tem também o museu de Bebedouro, onde os aviões estão a céu aberto, precisa de alguns cuidados, mas tem alguns aviões de grande porte lá e tem o nosso museu que é mais moderno, mais elaborado, mais atual. Eu penso que o Brasil precisava muito de uma instituição como essa, porque as pessoas que chegam aqui e entram quase que num parque temático. Imaginem o que uma criança que está na escola deve pensar. Quando vê um Airbus ou um Boeing voando, ela imagina que aquela coisa sempre existiu e, quando vem aqui não, muda a cabeça dela porque ela entra aqui no museu e entra na década de 10, os primeiros experimentos de Santos Dumont, os primeiros aviões, os pioneiros da aviação estão aqui representados. Depois passa para década de 20 onde tem alguns aviões raríssimos. Tem o mais velho, de 1928, do Brasil e talvez da América do Sul em condição de voo. E tem a evolução da década de 30. Enfim, aqui as pessoas, não só crianças, mas os adolescentes, os amantes da aviação podem conhecer muito bem o que foi a evolução tecnológica dos aviões. Quando chega ao final ele vê uma parede que separou o nosso museu das nossas oficinas de manutenção, então através dos vidros as pessoas podem ver os Airbus em trabalho de manutenção. Por isso que eu acho que o museu é interessante porque dá uma dimensão histórica e mostra bem a evolução da tecnologia, o esforço que a humanidade teve que fazer para chegar aos dias de hoje onde você pode voar quase a 1000 km/h com a maior segurança possível.


Escolas
O Supermarine Spitfire Mk9 é um dos
aviões utilizados na 2ª Guerra Mundial
Para nós é uma grande alegria, porque recebemos em torno de 400 crianças por dia aqui. Hoje já tivemos umas 100 ou 200 escolas públicas, escolas particulares. Às quartas-feiras nós oferecemos gratuidade para quem quiser vir aqui – nós já tínhamos essa gratuidade para instituição de caridade, instituição social, hospitais – e resolvemos trazer a gratuidade para quem conseguir chegar aqui, pois nós estamos um pouco afastados dos grandes centros. Desde a concepção, nós entendíamos que o museu tinha que ficar ao lado da manutenção pesada dos aviões, entendemos que os Airbus fazem parte do show, agora imagina se isso fosse feito dentro de São Paulo.

Grande acervo
E o trabalho não para. Nós temos uma oficina de restauração onde são restaurados todos os aviões. Nós temos lá hoje três aviões em processo de restauração, inclusive um avião de guerra, transporte militar, utilizado pela Alemanha nazista e foi cedido pelo governo de Portugal. Nós mandamos um avião para ele e ele mandou esse em troca para nós. E assim o museu vai crescendo. O museu tem 109 aviões no seu acervo, tem em torno de 80 aviões expostos e, destes, 38 podem voar – não estão voando no momento porque nossa prioridade era realmente inaugurar o museu e somente agora que nós montamos o nosso corpo de engenheiros e até mesmo aproveitando o corpo de engenheiros da TAM para poder dotar os aviões de documentos e facilidades para serem inscritos na ANAC, obterem matrícula e assim poderem voar, porque eles deverão voar em dias festivos, em datas comemorativas e afins.

João Amaro e Paulo Atzingen, ao lado do Cessna 195B, a primeira a ser restaurada pelos irmãos Amaro e a que os inspirou a iniciar a coleção do Museu

Mais informações: www.museutam.com.br

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_21_42_25_,museu-tam-uma-nocao-clara-da-evolucao-tecnologica-atraves-do-tempo.html

Roteiros de turismo religioso na Europa atrai milhares de turistas


Viajar não é só descansar em um hotel, ou conhecer museus. Hoje em dia há vários tipos de roteiros, como rural, de bicicleta, de praia, serra, de aventura, ecoturismo e até turismo religioso. Há quem vai atrás de suas crenças para alimentar a alma e a fé. Na Europa é muito comum casos de peregrinação e devoção a igrejas ou lugares sagrados.  A diferença de um turismo religioso é o seu calendário que é baseado nas festividades religiosas. Milhões de pessoas realizam esse tipo de turismo por ano. Mesmo os não crentes vão atrás de conhecimento cultural que envolve túmulos, santuários e celebrações religiosas.




Um dos lugares mais visitado é Fátima, em Portugal, que movimenta cerca de cinco milhões de visitantes por ano. Segundo a crença, no início do século XX, Nossa Senhora de Fátima teria aparecido para três “pastorinhos” que ali habitavam. Na Cova da Iria, Lúcia, Francisco e Jacinta foram testemunhas das aparições durante cinco meses seguidos. Foram revelados três segredos que Lúcia contaria ao mundo muitos anos mais tarde. Construída uma igreja e uma capela em homenagem a santa, que ficou conhecida como Nossa Senhora de Fátima, devido ao nome do local, atualmente, o santuário atrai um grande número de fiéis, sobretudo nos dias 13 de maio (data da primeira aparição) e 13 de outubro (última aparição).

Imagine cruzar a Espanha de leste a oeste a pé. Embora pareça cansativo, o Caminho de Santiago, na Espanha, é uma das peregrinações que reúne mais pessoas anualmente, cerca de 20 mil viajantes percorrem o trajeto a pé, de bicicleta ou a cavalo. Ancestral na rota de peregrinação - que se estende por toda a Península Ibérica até onde foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na qual hoje é conhecida a cidade de Santiago de Compostela – o caminho reúne andarilhos desde o século IX, quando homens e mulheres partiam de suas cidades tendo como destino o lugar sagrado.  O movimento teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de caminhantes. Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e fazem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.


De acordo com a tradição, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago foi pregar as boas novas no extremo oeste da Espanha, passando um tempo em Galiza. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo foi jogado para fora das muralhas de Jerusalém. Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón.

Esquecido por oito séculos, o corpo foi redescoberto pelo ermitão, Pelágio, que afirmava que toda noite uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, que emanava uma luminosidade intensa. Avisado do fenômeno, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local e encontrou uma arca de mármore com os ossos do santo. A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro, originando o Caminho de Santiago de Compostela.

De modo geral os caminhos hoje se encontram sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade.


Embora não haja um ponto de partida definido (muitos europeus saem da porta de sua casa, seja ela onde for), a maioria dos modernos andarilhos acabam escolhendo um dos pontos que cercam à fronteira francesa, no caso, Saint-Jean-Pied-de-Port, entrando na Espanha por Roncesvalles, no sopé de Pirenéus e seguem por 750 km até Santiago de Compostela. Estima-se que um andarilho saudável e em forma física, conclua o trajeto, partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port, entre 29 e 33 dias ininterruptos.

Para a população evangélica, um destino quase “obrigatório” é o Estado da cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica. É uma cidade-Estado soberana sem costas marítimas, o território é murado, dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com 44 hectares e com uma população de cerca de 800 habitantes, o Vaticano é o menor país do mundo, tanto por população quanto por área.

Após a assinatura dos Pactos Lateranenses, isto é, entre o Estado Italiano e a Santa Sé (entidade que coordena e organiza o funcionamento da igreja Católica), a cidade-Estado do Vaticano foi fundada em 11 de fevereiro de 1929.

Dois pontos turísticos de importância são o Museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro. Gratuita, a basílica pode abrigar mais de 60 mil turistas. Ela é adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos e sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da humanidade, como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini. Sob o altar da basílica encontra-se o túmulo de São Pedro (de onde provém o nome do local), um dos apóstolos de Jesus, e do primeiro Papa na linha de sucessão.


São Pedro foi responsável pela evangelização de grande parte da população romana. Executado no ano 64 d.C. durante o reinado do Imperador Romano Nero, o santo foi crucificado de cabeça para baixo. Entre as diversas estátuas que se encontram na Basílica, pode-se dar destaque à estátua de São Pedro, cujos pés já estão gastos e lisos, devido a tradição de se passar a mão ou beijar os membros como forma de homenagear o santo e pedir-lhe proteção. É possível assistir às missas, que são ministradas em italiano, todos os dias da semana inclusive feriados. Todo domingo pela manhã, o Papa faz uma aparição pública no balcão dos apartamentos papais, e uma audiência geral, nas manhãs de quarta-feira, aos peregrinos e fiéis.

A cúpula da Basílica também é um passeio que vale ser feito. Com uma escadaria que totaliza 551 degraus - é possível fazer parte do trajeto de elevador, e subir apenas 231 degraus -, o domo da igreja tem uma vista da cidade de Roma que recompensa o fôlego gasto na subida. Da base até sua cruz, o domo tem 136,5 metros de altura.

Dentre os locais do Vaticano, o Museu do Vaticano é o mais visto e procurado pelos turistas. São mais de 20 atrações oferecidas pelo museu que armazenam a história da igreja e da humanidade, como um jardim, a Capela Sistina - com a famosa obra de Michelangelo, O Dedo de Deus -, museu egípcio, aposentos do artista Rafael, galeria dos candelabros, museu histórico, galeria de cartas geográficas, galeria das tapeçarias entre outros.

Uma cidade que surgiu por causa de um mistério religioso, esse é o caso de Lourdes, no sul da França, que cresceu no entorno de uma gruta onde Nossa Senhora, que apareceu para uma menininha chamada Bernadette Soubirous, no século XX. A cidade vive do turismo e da peregrinação de mais de seis milhões de fiéis que visitam o santuário durante o ano. De proporção gigantesca, o santuário compreende várias capelas, igrejas e locais de recolhimento e oração.

A capela principal foi construída a pedido de Nossa Senhora, exatamente em cima da Gruta Massabielle onde ela apareceu 18 vezes para a pequena Bernadette. As aparições aconteceram entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858. A imagem de Nossa Senhora na Gruta (com seus 2,5 metros de altura) representa a aparição à escolhida pela Virgem Maria, no mesmo lugar e atitude.

Na época, a Virgem falou repetidas vezes no dialeto local, identificando-se como sendo a “Imaculada Conceição”. No fundo da Gruta existe a “Fonte Milagrosa”, que brotou no dia 25 de fevereiro de 1858, durante a nona aparição, quando Bernadette cavava a terra com as mãos, seguindo as orientações de Nossa Senhora que lhe dizia: “Vá beber da fonte e lavar-se nela”.


Hoje, a água desta fonte é recolhida em reservatórios que alimentam 17 piscinas e nove fontes, onde se pode tomar banho e beber a água tida como milagrosa. Por causa disso, o número de pessoas doentes que fazem tratamentos em Lourdes é enorme. Existem vários hospitais na região. É possível encher garrafas com a água e levá-la para casa. Há quem encha até galões.

A Cripta, que fica embaixo da Basílica Superior, foi a primeira capela aberta ao público. A primeira missa, celebrada no dia 19 de maio de 1866, teve a presença de Bernadette. O corredor principal foi cavado no próprio rochedo por 25 homens que trabalharam dia e noite durante três meses, entre eles o pai de Bernadette, François Soubirous.

Além do santuário, é possível conhecer outros pontos de peregrinação ligados à vida de Bernadette, como o “calabouço”, onde a garota morou com a família na pobreza, a “pia batismal, em que foi batizada na igreja paroquial, construída em 1858. O “Hospício Santa Bernadette”, onde fez a primeira comunhão e durante oito anos foi educada pelas Irmãs da Caridade de Neveres, e por fim “Batrès”, uma aldeia a quatro quilômetros de Lourdes, onde Bernadette foi criada, na sua primeira infância.

De 23 a 28 de julho, a Jornada Mundial da Juventude irá ocorrer no Rio de Janeiro, para quem não puder participar do evento no Brasil, são convidados a viver essa peregrinação em outros locais sacros, e um destes é Lourdes.

Por fim, outro local que tem destaque em turismo religioso é Paris. A cidade das luzes também presenciou uma aparição da virgem, em 27 de novembro de 1930, quando Nossa Senhora revelou a sua medalha, conhecida como “Medalhinha Milagrosa” à Santa Catarina Labouré, uma noviça das Filhas da Caridade. O nome da medalha se deu em fevereiro de 1932, quando mais de 20 mil morreram em uma epidemia de cólera, na mesma época em que as Filhas da Caridade começaram a distribuir as primeiras medalhas. Misteriosamente as curas para a doença começaram a se multiplicar, assim como sinais de proteção e conversão.

Atualmente há uma capela em homenagem a virgem em Paris, uma portinha que passa despercebida na Rue du Bac, que atrai fiéis de todos os cantos. Diariamente acontecem missas, além de benção da medalhinha milagrosa, que pode ser comprada na loja ao lado da igreja. Além da igreja da Medalhinha Milagrosa, Paris ainda conta com um grande arsenal de tesouros religiosos. É possível visitar a Notre Dame, onde estão guardados um prego, a coroa de espinhos e um pedaço da cruz, onde Jesus foi crucificado, a sainte-chapelle, com seus vitrais encantadores, a Basílica Sacre Coer e a Basílica Saint Denis, em que o padroeiro da França, São Denis, foi (talvez o primeiro) Bispo de Paris.

São Denis foi condenado a morte em 250 d.C., e decapitado pelos sacerdotes pagãos, no topo do morro mais alto de paris (Montmartre, onde se encontra a Basílica de Sacre Coer).  De acordo com a lenda, São Denis, após ter tido sua cabeça cortada, pegou a mesma, e andou por mais de três quilômetros pregando o evangelho ao longo de todo o caminho. No lugar onde parou e, de fato, morreu, foi erguido um pequeno santuário que, mais tarde, virou a Basílica de Saint Denis, que acabou se tornando o lugar onde estão sepultados os reis da França.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/48479-roteiros-de-turismo-religioso-na-europa-atrai-milhares-de-turistas?showall=1&limitstart=

PESQUISA TRAÇA PANORAMA DOS HÁBITOS DOS TURISTAS DIGITAIS


Um panorama sobre como os turistas digitais planejam e reservam suas viagens é o mote da mais recente pesquisa da Travelport, divulgada ontem (quinta-feira, dia 6). Assuntos como uso da tecnologia e mídia social e como os agentes de viagens podem atender o desafio das necessidades em evolução em todas as viagens também fazem parte do estudo.

A Travelport conduziu estudos paralelos com mais de 2,5 mil viajantes a lazer e mil agências de viagem em oito países: Alemanha, Austrália, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Índia e Reino Unido. A pesquisa foi conduzida em meados de 2012. Participaram das entrevistas dois perfis de viajantes: os nativos digitais, com menos de 35 anos, e imigrantes digitais, entre 36 e 45 anos.

De acordo com os resultados, apesar de usarem a sabedoria em tecnologia para pesquisarem e reservarem viagens eles próprios, os dois grupos de turistas disseram que estão ficando cada vez mais confusos com a quantidade de informações na internet, assumindo a probabilidade de contratarem um agente de viagens para viagens complexas.

A pesquisa revelou um interesse cada vez maior dos usuários de celulares no recebimento de ofertas promocionais de outros hotéis, jantares, informações de aeroportos e recomendações enquanto estão na viagem. 

Fonte: Panrotas.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5406

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