Translate

26/05/2014

Caribe quer se transformar na primeira região de turismo sustentável do mundo

Os países que integram a Associação de Estados do Caribe (AEC) buscam se transformar no primeiro bloco de turismo sustentável do mundo, com foco na proteção do meio ambiente e o aumento dos voos diretos à região, informou nesta sexta-feira o secretário da AEC, Alfonso Munera.


Esse foi um dos temas analisados durante a XXV reunião do Comitê Especial de Turismo Sustentável na cidade de Antígua Guatemala, que contou com a participação de representantes de 17 países.
No encontro o principal tema discutido foi transformar o bloco de países que integram a AEC "na primeira região de turismo sustentável do mundo com proteção ecológica".
Segundo Munera, como parte desta estratégia, cada nação deverá se comprometer a desenvolver alguns indicadores para que a região seja um destino turístico de desenvolvimento que beneficie diretamente as comunidades locais, ao tempo em que oferece segurança coletiva ao turista e ao meio ambiente.
Já o diretor do Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat), Pedro Duchez, explicou que se estabeleceu um "roteiro" para conseguir que a AEC se transforme em uma zona turística sustentável, acompanhando os passos da tendência mundial.
"Todas as agências de cooperação veem com bons olhos a região que se preocupa com que o impacto econômico do turismo chegue às comunidades", disse o funcionário.
Durante o encontro, que começou ontem com uma oficina técnica, Duchez disse que a Guatemala pediu a elaboração de um "plano de ação específico para que a conectividade aérea e marítima entre os membros da AEC aumente".
"Na receita do turista a conectividade é o ingrediente mais importante e será mais viável se nos unimos em bloco", manifestou.
Munera ficou "de acordo com a colocação da Guatemala" e anunciou que existem planos para expandir o número de voos diretos dos estados do Caribe para a América Central.




Retirado: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/caribe-quer-se-transformar-na-primeira-regiao-de-turismo-sustentavel-do-mundo,45aeefd903726410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

As oportunidades para o turismo catarinense em ano de Copa do Mundo

Cresce SC realiza segundo evento da série na quarta-feira, em Florianópolis

As oportunidades para o turismo catarinense em ano de Copa do Mundo Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Nem se quisesse, Santa Catarina poderia fugir da sua vocação para o turismo. O Estado, por si só, é um equipamento turístico, com opções para todos os gostos, da praia à neve. Como seria impossível excluir o setor do debate sobre o desenvolvimento catarinense, o segundo encontro do Cresce SC, nessa quarta-feira (28 de maio) falará dos desafios atuais do turismo no Estado.
As inscrições podem ser feitas com email informando nome, email e telefone enviando um email para rsvp@diario.com.br, pelo telefone (48) 3216- 3474 ou direto no site clicando aqui.

De acordo com pesquisas da Santur, a alta temporada vem perdendo visitantes. Em 2013, nos meses de janeiro e fevereiro, Santa Catarina recebeu 3,8 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, 21,2% menos que em 2012. Enquanto isso, os hotéis da Serra têm registrado lotação máxima nos feriados e meses frios e investido em qualificação da estrutura.

Segundo Valdir Walendowsky, presidente da Santur, as cidades catarinenses precisam investir em planejamento turístico, respeitando suas peculiaridades. Nesse conceito, não importa se o município é pequeno. Ao contrário, o que se quer é fugir de equipamentos iguais aos outros, que se transformem em commodities turísticas.
Walendowsky ressaltou ainda que o Litoral, um destino turístico consolidado no Estado, precisa se reinventar, criando equipamentos mais atraentes. Entre eles, estaria o transporte marítimo, que ao mesmo tempo ajudaria a preencher gargalos de mobilidade urbana nas cidades.

Turismo: qualificação para o crescimentoDia 28 de maio — quarta-feira
Horário: 14h
Local: Fiesc —  Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-001
Palestrante-chave: Anita Pires, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) e considerada uma das 25 personalidades brasileiras mais influentes do turismo pela revista especializada Panrotas
DebatedoresJoão Eduardo Amaral Moritz, presidente do conselho deliberativo da ABIH-SCMarco Aurélio M. Floriani, presidente do Convention and Visitors Bureau de Florianópolis
Valdir Walendowsky, presidente da Santur
Mediação: Moacir Pereira, colunista do Diário Catarinense
Retirado: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/05/as-oportunidades-para-o-turismo-catarinense-em-ano-de-copa-do-mundo-4509289.html

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...