Translate

10/08/2012

MUNICÍPIOS SE REÚNEM PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO


A programação do verão 2012/2013 já está sendo preparada. Em reunião na tarde desta quinta-feira (9), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), o Fórum da Região Turística da Costa Doce e a AD Costa Doce traçaram estratégias para o turismo da região. Alguns bancos também foram convidados para esclarecer a questão do crédito ao empreendedor da área. Existem muitos recursos com taxas baratas que não são utilizados por falta de conhecimento. Também foram abordadas questões sobre a qualificação e capacidade da atividade turística de verão, infraestrutura básica e turística para empreendedores e visitantes no verão, promoção e comercialização do turismo na mesma estação.

Todos os municípios integrantes dos quadros da AD Costa Doce foram convidados. Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Jaguarão, Pedras Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Guaíba, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Turuçu. De acordo com Abgail Pereira, secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul, a região Costa Doce tem paisagens belas e histórias que fazem a porta de entrada para muitos turistas de fronteira. Por isso é importante que se planeje com antecedência a temporada de verão.

Carlos Gonçalves, delegado titular do Fórum de Turismo da Costa Doce, explica que é preciso educar para que se planeje o turismo da região. “Com antecipação, existe uma gama de fatores que podem motivar as pessoas antes delas decidirem os seus destinos. Assim poderemos disputar o público com outras rotas e lugares”, diz. Ele considera a região Sul como um bom destino em relação a segurança, se comparado a outros destinos. E isso é relevante destacar. Também ressalta que não pretendem ter turistas como passageiros apenas, mas como pessoas que virão até a Costa Doce para desfrutar o que eles oferecem. O turismo e o turista são vistos como um importante ramo na geração de oportunidades, em todas as áreas. “O turismo não deixa ninguém de fora”, diz.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Turismo, Aline dos Santos, o turismo precisa ser trabalhado enquanto grupo, região. Assim, quanto mais municípios se engajarem, mais força e organização o turismo regional irá ter. “Até porque o próprio Estado nos enxerga como região e não como municípios individuais”, explica.

Fonte: Diário Popular.

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4357

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...