Translate

09/08/2012

JORNADA DA JUVENTUDE JÁ CONTA COM 45 MIL VOLUNTÁRIOS


Um dos mais importantes eventos do calendário internacional do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está mobilizando católicos do Brasil e do mundo. A menos de um ano do encontro, mais de 45 mil peregrinos já se inscreveram para atuar como voluntários entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. A expectativa é de que 60 mil pessoas participem da JMJ como colaboradores.

Os grupos serão capacitados para atender aos mais de 2,5 milhões de peregrinos e às 195 delegações estrangeiras que devem estar na Jornada. Eles vão organizar o público, participar de liturgias e atuar nos bastidores dos seis dias do encontro, que reunirá católicos em Copacabana e Santa Cruz. Os voluntários também ficarão nos principais pontos da cidade, como os aeroportos.

Os amigos Camila Bertine, Patrícia Moraes, Juliana Frazão, Rafael Fritz e Pedro Fonseca já se cadastraram para ajudar na organização do evento.
Eles participarão de toda a programação da JMJ, que inclui catequese, palestras, shows e a visita do Papa Bento XVI.

– Me inscrevi para ser voluntária na área de hospedagem e já estou trabalhando para que todos os peregrinos tenham um lugar para pernoitar – afirmou a estudante Camila.

No último fim de semana de julho, os jovens passaram por um teste ao lado de outros 7 mil voluntários durante o evento Preparai o Caminho, o primeiro que antecedeu à 28ª JMJ, no Maracanãzinho. Agora, se preparam para outro encontro: o lançamento do hino oficial, previsto para o dia 14 de setembro.

– A responsabilidade é grande e temos que estar bem preparados – disse Rafael.

Estrangeiros também se mobilizam Católicos de diversas partes do mundo também aderiram ao voluntariado do JMJ do Rio nos últimos dois meses. De acordo com o presidente da Comissão Especial Governamental da Jornada, Luiz Carlos de Souza Pugialli, 60% dos inscritos são da Região Metropolitana do Rio, 20% dos demais estados do Brasil e 20% de outros países.

– Os pré-requisitos dependem das funções que eles irão cumprir. Por exemplo, para atender às autoridades é preciso ser bilíngue. Depois que os voluntários se inscrevem no site da JMJ (www.rio2013. com), eles passam por uma seleção. No ano que vem, serão capacitados. Queremos um Maracanã de voluntários – afirmou Pugialli.

Fonte: diariodoturismo.com.br

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4325

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...