Translate

09/08/2012

SECRETÁRIA APRESENTA PROPOSTA PARA O RECEPTIVO DO TURISTA QUE CHEGA PELA FRONTEIRA DO RS


A secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, reuniu-se, na tarde de terça-feira (7/08), com o secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, para apresentar a proposta de um programa que visa melhorar o receptivo de quem chega ao Rio Grande do Sul pelas cidades de fronteira com a Argentina e o Uruguai - Uruguaiana, Porto Mauá, Porto Xavier, Santana do Livramento, Quaraí, São Borja, Chuí, Aceguá e Jaguarão. 

Denominado Parada Tri Legal, o projeto pretende qualificar os estabelecimentos comerciais às margens da BR-116, em um primeiro momento, para que ofereçam um serviço de qualidade aos visitantes. "Queremos que os turistas queiram voltar ao Rio Grande do Sul. Mas para isso eles precisam ser bem recebidos. Ao passarem pelos Centros de Atenção ao Turista (CATs), que serão construídos nas cidades fronteiriças, eles já receberão informações completas sobre o Estado", adianta Abgail. Além disso, ela destacou que a intenção é que seja oferecido um atendimento de qualidade durante todo o trajeto que os levará à Serra gaúcha ou ao litoral. 

São fundamentais que os empreendimentos disponibilizem banheiros limpos e bem equipados e ofereçam, entre outros benefícios, água quente para o chimarrão. "Nossa ideia é criarmos um selo que identifique esses estabelecimentos como os mais adequados para que os viajantes parem para descansar e fazer um lanche", revelou. 

Abgail propôs à Sesampe que seja oferecido o programa de microcrédito aos proprietários desses locais para que eles façam reformas ou comprem equipamentos necessários para conquistarem esse selo de qualificação. "Quanto mais serviços, maior será a sua classificação". 

Segundo Dziedricki, o projeto é viável. "Temos de eleger uma rota e oferecer o benefício aos empreendedores. O microcrédito já está acontecendo em todo o Estado e basta, agora, voltá-lo para o roteiro turístico", ressaltou. 

A partir de agora, será elaborado um projeto piloto em conjunto entre as duas secretarias para que, em breve, o programa possa ser lançado pelo Governo do Estado e colocado em prática.

Fonte: Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul

retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4338

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...