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23/11/2012

Trem de Alta Velocidade vai ligar Rio e SP até no máximo 2020


Trem de Alta Velocidade vai ligar Rio e SP até no máximo 2020  A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), através de seu presidente Bernardo Figueiredo, divulgou que o Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará o Rio de Janeiro à São Paulo, ficará pronto e funcionando até no máximo 2020. Com custo de R$ 35 bilhões, o edital do projeto vai ser lançado na próxima segunda-feira (26/11), de acordo com Hélio Mauro França, diretor da EPL.

O processo de licitação do TAV foi dividido em duas partes: a primeira definirá os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema (incluindo o fornecimento de tecnologia do veículo) através de um leilão, que será realizado em julho ou agosto de 2013, como vai constar no edital; e outra selecionará a empresa responsável pela construção do projeto.

A empresa ou consórcio vencedor será o que apresentar a melhor oferta, levando em consideração a relação entre o valor de outorga e a estimativa de custo e investimentos para construção de túneis, pontes, viadutos e do próprio trem, além da transferência de tecnologia, manutenção e operação do veículo.

Sócia do projeto, a Empresa de Planejamento e Logística vai ter 10% de participação no empreendimento e será responsável pela apresentação do projeto executivo do trem e pela escolha da empresa encarregada da construção, em etapa posterior, da infraestrutura necessária para a entrada em operação do trem-bala.

Movido a energia elétrica, o TAV vai percorrer 518 quilômetros e realizar o percurso em cerca de uma hora e meia. O trem-bala é uma variação sofisticada dos trens comuns que já circulam no país. O que o ajuda a ser mais veloz é principalmente o traçado especial (mais reto, com curvas mais abertas) e o menor número de paradas.

Ainda não se sabe qual será exatamente a velocidade do trem. Estudos de modelos de trem-bala de vários países vêm sendo realizados. O japonês N700, um dos mais modernos em operação, tem média de velocidade de 270 km/h. A expectativa é que o trem brasileiro ande a 285 km/h.

A quantidade de passageiros é outro fator que ainda não foi decidido, uma vez que isso dependerá do modelo escolhido. O N700 possui capacidade para 546 passageiros, três vezes o número do avião mais usado no país.

Muito importantes na história do mundo moderno, como meio de transporte de carga e passageiros, o uso dos trens decaiu pela expansão da aeronáutica comercial. Ainda bastante usados em lugares como a Europa, os trens tem um "quê" de transporte antigo, e alguns deles preservam o estilo de época de glória, com acomodações luxuosas, nas quais não só o trajeto por belas paisagens, mas também os vagões e as cabines em si fazem parte do atrativo da viagem.

Trem de Alta Velocidade vai ligar Rio e SP até no máximo 2020  Ligando Paris a Istambul, o trem Orient Express foi imortalizado pela escritora Agatha Christie e virou o trem mais famoso do mundo. A linha original funcionou entre 1883 e 2009, quando foi substituída pela Venice Simplon Orient Express, que realiza o trajeto original, além de outros, que incluem cidades como Londres, Veneza, Paris, Budapeste e Praga. Um jeito luxuoso e diferente de viajar pela Europa, com cabines confortáveis, refeições gastronômicas e o charme único de um trem mítico, restaurado em cada detalhe.

Outro trem de destaque é o luxuoso  Transcantábrico, inaugurado em 1983, que percorre o litoral da Espanha  entre as cidades de León e San Sebastián, num percurso de 700 km que dura 7 dias e 8 noites. O trem tem capacidade para 52 passageiros em suas 26 suítes, todas elas equipadas de maneira luxuosa, incluindo banheiras de hidromassagem e sauna. A particularidade do trem é que ele não viaja de noite, ficando parado em diferentes estações para que seus tripulantes possam dormir tranquilamente, sem serem incomodados pelo barulho e pelo movimento.

 Herança de seu passado como colônia inglesa, a Índia tem uma vasta rede ferroviária que liga as diferentes regiões do imenso país. O The Golden Chariot percorre as belas paisagens do sul do país, nos estados de Karnataka e Goa com muito luxo para seus passageiros. Cabines dignas de marajás, com camas de casal, internet sem fio e televisão de tela plana recebem os viajantes durante o trajeto de uma semana, saindo e voltando para Bangalore, com direto a visitar muitas das belezas da Índia. O The Golden Chariot conta com dois vagões-restaurante, um vagão-bar, e até um vagão que funciona como academia e SPA.

Com um imenso território cheio de maravilhas naturais, o Canadá é outro local que investe no meio de transporte. O oeste do país pode ser percorrido de maneira muito especial, no luxuoso Royal Canadian Pacific. Entre as viagens, a mais destacada dura sete dias e visita alguns dos mais belos pontos das Montanhas Rochosas canadenses, em pontos como o parque nacional de Banff, e o lago Louise. O trem recebe os passageiros em cabines confortáveis e elegantes, com um serviço digno de um hotel cinco estrelas. Entre os outros trajetos oferecidos, encontra-se o que une Calgary e Vancouver, numa viagem de quatro dias.

Conhecido como "Orgulho da África", o trem Rovos Rails oferece diferentes rotas na África, desde trajetos curtos como Pretoria até a Cidade do Cabo, até sua viagem estrela, a partir de 2014, que ligará a Cidade do Cabo com o Cairo, no Egito, em 28 dias, e passando por atrações de Botsuana, Tanzânia, Zimbábue, Uganda, Zâmbia e Sudão. As cabines contam com ar condicionado, chuveiro, e serviço a bordo 24 horas em trens extremamente elegantes.

Para chegar até Machu Picchu, muitos turistas fazem a extensa trilha inca de quatro dias e três noites. Para quem não quer se aventurar na longa e rarefeita subida, a opção é pegar um dos trens que partem de Poroy, perto de Cusco, para chegar até a cidade de Águas Calientes, de onde parte um ônibus que os leva até a entrada da cidadela. A empresa Perurail, que opera o meio de transporte, conta com trens normais para efetuar o trajeto de cerca de três horas, mas também com o trem de luxo Hiram Bingham, que oferece a seus passageiros o melhor do conforto em vagões elegantes e refeições gastronômicas na ida e na volta, com a beleza dos Andes como pano de fundo. O nome faz homenagem ao explorador americano que divulgou a existência da cidadela, até então só conhecida para moradores locais.

Por fim, inaugurado em 1998, o Desert Express percorre as paisagens da Namíbia, com nove vagões confortáveis que efetuam o trajeto entre Windhoek, capital do país, e Swakopmund, no litoral. O trem passa em meio às dunas do deserto do Namibe, parando para excursões e safáris em reservas naturais. A viagem dura dois dias, geralmente em finais de semana.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/48089-trem-de-alta-velocidade-vai-ligar-rio-e-sp-ate-no-maximo-2020?showall=1&limitstart=

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