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16/01/2013

BRASIL DEVE APROVEITAR OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 PARA IMPULSIONAR O TURISMO


Os jogos de Londres nos permitiram conhecer um pouco mais da cidade e do Reino Unido. Quem não tinha interesse no país, com certeza teve a curiosidade estimulada pelas belas imagens que mostravam a capital e seus arredores em matérias realizadas pelas mais diferentes mídias do mundo. Presenciamos um evento de alta qualidade, superorganizado, sem problemas ou polêmicas. Não há dúvida de que os observadores do Brasil trouxeram muitas ideias e exemplos para seguirmos por aqui. Profissionalismo, dedicação, trabalho em equipe, disciplina, transparência, valores e transformação devem estar na mente dos que lideram a preparação dos Jogos Rio 2016.

E nesse processo, deve-se destacar a importância da oportunidade de alavancar a indústria turística. Os bons resultados dependem de como são administrados o planejamento e a execução de eventos como esse. Para atender às demandas, o destino-sede deve adequar seus equipamentos e serviços turísticos aos altos padrões internacionais. A troca de experiências e o desenvolvimento de novas tecnologias alavancam os mais distintos mercados e melhoram a competitividade do setor de turismo.

Portanto, é crucial planejar agora o que virá depois de 2014 e, principalmente, depois de 2016. Isso exige aproveitar as oportunidades atuais e traçar as estratégias de médio e longo prazos para o turismo brasileiro.

Rio 2016 e o turismo
No caso do Brasil, o legado esportivo terá importante poder de transformação e de envolvimento da população, especialmente dos jovens, que serão incentivados a praticar esportes, trabalhar em equipe e valorizar o patrimônio das cidades. Nesse contexto, o legado deixado pelos eventos esportivos pode ser usado como uma forma de combater as diferenças sociais e a violência, assim como de melhorar a qualidade de vida da população em geral. 
"É crucial planejar agora o que virá depois de 2014 e, principalmente, depois de 2016. Isso exige aproveitar as oportunidades atuais e traçar as estratégias de médio e longo prazos para o turismo brasileiro."

Sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos logo depois da Copa do Mundo será uma oportunidade ímpar para o Brasil. Mas precisamos avançar rápido, pois os desafios serão maiores do que se imagina. Precisamos usar o exemplo de Londres e acelerar as distintas etapas de preparação. Itens como transporte, mobilidade, serviços, telecomunicações, segurança, programa de voluntários, sustentabilidade, entre outros, devem estar alinhados, pois garantem o sucesso de qualquer evento.
Pensar no legado que as olimpíadas vão deixar para o País é fundamental para o desenvolvimento da indústria turística. Projetos devem incluir a realização de pesquisas, para detectar o perfil dos visitantes, assim como o que o destino precisa fazer para incrementar o fluxo de turistas depois do evento. De acordo com um levantamento do Euromonitor International, os Jogos Olímpicos de Londres ajudarão a aumentar a conscientização sobre o Reino Unido, incentivando as viagens de novos e antigos visitantes. 

Esse é um dos motivos que nos levam a concluir que, tratando-se de turismo, a proposta não deve ser apenas encher os estádios durante os jogos, mas aproveitar a oportunidade para tornar o destino mais conhecido e atraente não só para viagens de lazer, mas também para a realização de outros eventos.

É crucial planejar agora o que virá depois de 2014 e, principalmente, depois de 2016. Isso exige aproveitar as oportunidades atuais e traçar as estratégias de médio e longo prazos para o turismo brasileiro.

Confira a segunda parte deste artigo na próxima semana no Diário do Turismo.

Fonte: Diario do Turismo 

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=5698

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