Translate

01/11/2012

Turismo rural ganha cada vez mais espaço no país


No dia 26 de outubro, o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) participou da 40ª edição da Abav, com a palestra “Turismo Rural - um jeito diferente e charmoso de conhecer o Brasil”. O treinamento, conduzido por Andreia Roque, Presidente do IDESTUR, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no complexo de eventos Riocentro, e apontou que o Turismo Rural não é mais uma tendência de futuro; contrariamente, trata-se de uma realidade presente e que, apesar do caráter rústico, é altamente profissional. Agentes de viagem, imprensa e demais interessados de Estados como São Paulo, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro e Espírito Santo estiverem presentes na palestra.

Andreia, que também é CEO da Brasil Rural Turismo de Experiência, considera que o turismo rural pode ser a cereja do bolo dos pacotes turísticos nacionais porque adiciona às regulares ofertas – normalmente voltadas ao sol e praia - “o um dia a mais”. Contudo, aponta que o turista estrangeiro, quando procura pelo turismo rural, opta por roteiros mais longos e completamente focados nas atividades naturais, sendo este um objetivo que o mercado nacional poderá buscar 

Em sua exposição, Andreia Roque exaltou algumas ilhas de excelência, como as tradicionais regiões sul e sudeste do Brasil. Neste caso, alguns dos exemplos são o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Rota do Café, no Paraná, o agroturismo capixaba e os roteiros de experiência de Minas Gerais - das montanhas do Sul de Minas até a Estrada Real. “Além disso, pode-se desbravar o Brejo, Cariri e Sertão Paraibano, os Quintais de Goiás do Centro-Oeste e as Sensações Rurais do Pará, chegando ao Seridó do Rio Grande do Norte”, disse Andreia.

A presidente do IDESTUR ressaltou também em sua palestra que o agente de viagem tem papel preponderante na apresentação desta vertente do turismo como uma possibilidade de fato atrativa, tanto quanto acredita que a ABAV permite a construção do relacionamento entre a atividade, o mercado e um dos seus atores mais fundamentais, o agente, de maneira efetiva.

Finalmente, Andreia lembrou que no último evento promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o 38º Encontro Comercial BRAZTOA, com o apoio da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), o IDESTUR e o SEBRAE Nacional promoveram a 4º Rodada Nacional de Turismo Rural, com a presença de produtos rurais brasileiros representando 15 estados da federação e que, em contato com 18 das mais importantes operadoras de turismo no país, garantiu a realização de negócios que somaram mais R$ 6,5 milhões, um incremento da ordem de 90% comparado à rodada de negócios de 2011.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/eventos/47712-turismo-rural-ganha-cada-vez-mais-espaco-no-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...