Translate

30/10/2012

ABAV 2012 aborda tecnologia, vendas e viagens corporativas


Palestras sobre megaeventos esportivos para os próximos anos tiveram destaque na Vila do Saber

Os agentes de viagens que estiveram presentes no primeiro dia de realização
da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, no Rio de Janeiro, desfrutaram
das capacitações empreendidas na Vila do Saber e que integram o 40º
Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Iniciada às 14h, a primeira
palestra foi ministrada por Luiz Carlos Barbosa, executivo da LCB
Consultoria, e foi norteada pelo tema “Competitividade: fatores
determinantes no turismo”.

Além de abordar o conceito de competitividade, o executivo fez referência
ao discurso de Gastão Vieira, ministro de Turismo, que definiu que o maior
desafio dos profissionais do trade é o aumento da competitividade das
atividades turísticas. Barbosa também mencionou o preço elevado de
determinados serviços e produtos e apontou os diversos modos que uma
empresa pode se comportar para despertar o interesse de fornecedores e
clientes.

“Copa 2014 – A Copa do Mundo é nossa. Você ainda não conhece as
oportunidades?” foi o tema da capacitação liderada por Luís Fernandes,
Secretário Geral da Copa 2014. O objetivo da ação foi mostrar aos agentes
as inúmeras vantagens que os megaeventos esportivos trarão ao país,
sobretudo ao setor de turismo, que se beneficiará com a chegada dos milhões
de pessoas interessadas em acompanhar os jogos do Mundial.

A palestra “Distribuição: megaeventos e impacto nos preços dos produtos
turísticos”, ministrada por Gustavo Syllos, conceituado especialista de
Marketing, e Cássio Oliveira, diretor da Rextur Viagens e Turismo, teve
como foco os distribuidores e fornecedores de países que frequentemente
recebem grandes eventos e o modo como eles devem se preparar para tais
acontecimentos. “Há impactos na distribuição nas duas pontas: no fornecedor
e distribuidor de serviços turísticos. O cliente vai pagar as contas dos
dois?”, indaga Syllos. “Além do efeito de vitrine para o país como destino
e a entrada de divisas para o comércio e serviços locais, existe a
renovação de produtos turísticos, preparação de mão de obra e melhorias nos
processos de distribuição”, complementou.

Luís Paulo LUPPA, presidente da Trend Operadora, à frente da capacitação
“12 mandamentos do agente de viagens de sucesso”, abordou a importância do
conhecimento e o avanço das ferramentas digitais disponíveis no mercado.
LUPPA, que aproveitou a oportunidade para lançar seu livro, cujo nome é o
mesmo da palestra, já treinou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.
“Viagens são subjetivas. O turista compra o prazer e não liga muito para o
preço”, finaliza.

O treinamento intitulado “Como fazer a mídia social de sua empresa bombar”
foi ministrado por Mauro Segura, da IBM, Luis Vabo, vice-presidente
Executivo do Reserve, e Farouk Azanki, executivo do Google Brasil
especialista de Travel. Durante a palestra, foi ressaltada a importância
crescente dos blogs e as diferentes maneiras que a internet ajuda na
divulgação de determinada empresa, apontando, ainda, que 62% dos turistas
visualizam o site da agência de viagens antes de fechar o pacote.

Ana Maria Donato, diretora da empresa Imaginadora, boutique estratégica de
Marketing e conceituadora de eventos, também foi uma das palestrantes do
primeiro dia. A executiva trouxe à tona o tema “Criação e produção de
eventos – recomendações fundamentais para quem quer realizar eventos
criativos e eficientes”. Segundo ela, o evento constitui uma poderosa
ferramenta de marketing, eficiente para ações com o cliente em
relacionamento presencial, renovação da marca da empresa e ampliação de
negócio. A instrutora deu uma série de dicas para quem quer construir um
evento criativo ao público e empresas que se interessarem em como produzir
essa ação.

O segmento de viagens corporativas foi uma das questões levantadas durante
o Congresso. Sob o tema “Como ampliei minha atuação no mercado
corporativo?”, Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agências
de Viagens Corporativas (Abracorp) e da Copastur, e Gilmar Pinto Caldeira,
presidente do Núcleo da Copa 2014 do Grupo Águia e vice-presidente da Top
Service, fizeram uma análise geral do setor e apresentaram cases de sucesso
de empresas que investiram e se destacaram no ramo.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/47660-abav-2012-aborda-tecnologia-vendas-e-viagens-corporativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...