Translate

26/10/2012

América Latina diversifica oferta de turismo para combater crise econômica

A diversificação da oferta turística é a solução que a América Latina encontrou para combater a crise econômica mundial que afeta, especialmente, vários países europeus, lugar de origem de muitos turistas que visitam a região, afirmaram especialistas no assunto.
Igreja Companhia de Jesus, em Quito (Equador); América Latina deve diversificar oferta de turismo diante da crise
igreja Companhia de Jesus, em Quito (Equador); América Latina deve diversificar oferta de turismo diante da crise

"Obviamente que é uma preocupação para nós", disse Antônio Azevedo, presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), organizadora da Feira de Turismo das Américas, que se encerra hoje no Rio.

A abertura do mercado para o turismo empresarial também foi destacada por Edmar Bull, presidente da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), que lembrou que "com a crise na Europa e nos Estados Unidos, as empresas clientes do turismo corporativo fazem mais eventos".

Segundo José Eduardo Vallejo, diretor de Campanhas do Ministério do Turismo do Equador, apesar da crise econômica, a Espanha é "um mercado importante", já que sua presença no país sul-americano cresceu em 8%.

Os dados recolhidos pelo Ministério do país indicam que os turistas espanhóis que viajam para o Equador têm, em média, idade entre 25 e 55 anos e um perfil executivo, de classe média alta, que escolhe estabelecimentos de elite.

Outro tipo de turismo é o oferecido pelo México, que, como detalhou Diana Pomar, diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, buscou diferentes "nichos de mercado".

"Além do turismo de sol e praia, mostramos outras formas de vivenciar o México, por meio de sua cultura, arquitetura, religião e gastronomia", afirmou Diana.

O Chile também está ampliando seus esforços promocionais na região para compensar a possível perda de clientes europeus, embora, segundo a subgerente de Mercado Latino-americano de Turismo do Chile, Debbie Feldman, o número de turistas oriundos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha "se mantêm igual".

Já o vice-presidente de Turismo da Colômbia, Enrique Stellabatti, informou que a Espanha continua sendo "o país que mais manda turistas" para o país, embora em ritmo menor.

O início das negociações de paz na Colômbia entre o governo de Juan Manuel Santos e a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi destacado por Stellabatti como um fator que vai ajudar a incrementar o turismo em seu país, embora "dentro de uma tendência que já existe".

"Triplicamos o número de turistas internacionais entre 2004 e 2011, o que significa que o fator segurança já mudou", afirmou.

Retirado: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1175233-america-latina-diversifica-oferta-de-turismo-para-combater-crise-economica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...